?> Cansaço excessivo - veja o que pode ser

Cansaço excessivo – veja o que pode ser

O cansaço excessivo é um problema cada vez mais comum. Você esta sempre se sentindo cansada, com sono e um desânimo profundo? Preste atenção nesses sintomas, pois pode ser sinônimo de doença. É comum as mulheres sentirem-se cansadas no final do dia, afinal as tarefas rotineiras e o agito do dia a dia podem provocar essa sensação.

Mas existem casos em que o cansaço é contínuo e pode ser representado através de inúmeros sintomas como: moleza, fadiga, falta de energia, estresse, entre outros. No entanto esses sintomas podem ser resultados de uma vida agitada, noites mal dormidas e estresse no trabalho ou trabalho em excesso.

O que é o cansaço?

Segundo os médicos especialistas a sensação de cansaço que ocorre com permanência é provocada pela diminuição de atividades dos neurotransmissores, como a serotonina, dopamina e noradrenalina, sinais do declínio hormonal. Nesses casos eles recomendam a ingestão de alguns alimentos que ajudam na produção de hormônios tireoidianos que são, iodo e selênio. É fácil de encontra-los nos alimentos, basta fazer a escolha certa, como, por exemplo, o selênio pode ser encontrado nas castanhas do Pará, no caju, entre outros alimentos considerados oleoginosos. O iodo é facilmente encontrado em peixes e algas marinhas.

cansaço excessivo

cansaço excessivo (foto: divulgação)

Doenças podem provocar cansaço excessivo

O cansaço também pode ser provocado por doenças como “Anemia Ferropriva” que está associada à queda de energia e disposição física, isso ocorre porque o ferro é um nutriente essencial no nosso organismo, além de ser também responsável pela produção de glóbulos vermelhos e transporte de oxigênio no organismo humano. A doença pode ser detectada através de exames laboratoriais e uma dieta rica em nutrientes que podem ser encontrados na carne vermelha, em verduras verdes escuras, leguminosas e alimentos enriquecidos.

A ausência de vitamina “D” também é uma das causas do cansaço excessivo e a sensação de desânimo. Portanto é necessário que a pessoa se exponha mais ao sol, nos horários indicados, e tenha uma alimentação rica nessa vitamina como a gema do ovo, sardinha, manteiga, fígado de boi, iogurte, leite, entre outros. Cuidar da alimentação não é apenas para manter o corpo em dia, mas ajuda a prevenir doenças e mantém a saúde em dia. Pense nisso.

Faça um Comentário

Leia também esse artigo: