Vacina do Sapo

A procura pela cura de doenças faz com que desperte nas pessoas um incrível desejo pelo que é novo, mesmo não conhecendo direito os seus efeitos colaterais as pessoas se arriscam em busca da longevidade.

A “vacina do sapo” nome dado a aplicação de secreção retirada da pele de uma rã denominada “Kambô” (Phyllomedusa bicolor) em pequenos ferimentos que são produzidos intencionalmente para penetração da secreção no organismo. Essa rã pode ser encontrada em países amazônicos, como as Guianas, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia e Brasil. Principalmente no período das chuvas, sob árvores próximas aos igarapés.

Vacina do Sapo1

Uso tradicional

A vacina do sapo é muito usada pelos povos indígenas, principalmente no Brasil e no Peru, com finalidades medicinais e para tirar a “panema”, ou seja, afastar a má sorte dos índios com a caça e as mulheres. A aplicação da vacina em homens é feita nos braços e nas mulheres é feita nas pernas. Os efeitos colaterais da vacina são mal estar associados com vômitos, dizem os usuários que após da uma sensação de bem estar e energia. Vele destacar que o uso das chamadas “medicinas da floresta” exigem cuidados, pois há uma enorme diferença entre os remédios naturais e os fitoterápicos. Uma vez que os fitoterápicos tem seu efeito comprovado e são liberados pela Anvisa e tem registro no Ministério da Saúde. No caso do Kambô seu uso ainda não está legalizado e é difundido em práticas ilegais com fins exotéricos e na medicina alternativa.

Vacina do Sapo

Cuidados a serem observados

Como é uma substância tóxica, vale lembrar que o seu uso pode trazer consequências sérias e em alguns casos isolados ou não pode levar até a morte. Segundo pesquisador Denizar Missawa, da Universidade Guarulhos e do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (Neip) pode ser perigoso, segundo o pesquisador a substância tem uma ação no sistema cardio vascular que merece atenção, afinal é um coquetel de substâncias bioativas que isoladas agem em diferentes sistemas fisiológicos. Cuidar da saúde é fundamental, mas é preciso evitar os exageros e os modismos, pois você pode estar sendo intoxicado e não se dar por conta.

Faça um Comentário

Leia também esse artigo: