Unhas frágeis como cuidar

Unhas frágeis como cuidar

Unhas frágeis como cuidar – Foto | Divulgação

As suas unhas estão frágeis, finas, não crescem, lascam, dobram e ainda apresentam manchinhas brancas ou alguma descamação? Pois é, uma das queixas mais recorrentes na manicure estão relacionadas com as unhas frágeis. Você sabia que através das suas unhas o seu corpo pode te mostrar uma série de doenças e problemas? As nossas unhas refletem a nossa saúde no geral. Por exemplo, doenças como anemia, deficiências de vitaminas, hipotiroidismo entre outras. Portanto, caso sinta uma fragilidade prolongada o ideal é procurar um dermatologista para saber se está tudo bem.

Cuide das suas unhas…cuide da sua saúde

Cutículas

As nossas unhas além de embelezar as nossas mãos têm a função de defesa assim como as nossas cutículas. Então, por esse e outros motivos não é saudável tirá-las. O hábito de tirar as cutículas já está enraizado na nossa cultura. Para muitas mulheres elas têm de ser tiradas bem a fundo porque só assim é que estão bem feitas. Contudo, quanto mais tiramos mais estimulamos o seu crescimento. Se eventualmente, as suas estiverem grossas, você deve retirar apenas o excesso pois elas são uma barreira contra fungos e bactérias. Por isso, se for arranjar as suas, passe um emoliente e empurre com um palito ou espátula e com o tempo elas vão regredindo. No início é difícil ver e aceitar as nossas unhas com cutículas mas sabe um produtinho que devíamos ter sempre conosco? É a cera hidratante para unhas e cutículas da Quem disse, Berenice. Super recomendo! Além de hidratar a cutícula, ajuda a retrair e não muda a cor do verniz. Custa 19.99 R$.

Cera hidratante pra unhas e cutículas | Quem disse, Berenice?

Esmalte

Você é daquelas que fazem as unhas e passam esmalte 365 dias por ano? Que tal deixar as unhas respirar e fazer uma pausa entre essa lindeza toda? Pois é meninas, devemos deixar as nossas unhas respirar pelo menos dois dias por semana retirando todo o esmalte. Elas precisam “descansar” e nesse período é preciso hidratar as unhas e as cutículas de manhã e à noite para mantê-las sempre forte. Desse modo, se você faz parte do grupo daquelas mulheres que não ficam um dia sem esmalte essa atitude é muito prejudicial, uma vez que resseca a queratina tornando-as mais fraca.

Unhas frágeis como cuidar

Unhas frágeis como cuidar – Foto | Divulgação

Esterilização

Ao fazer as unhas, apesar das manicures utilizarem diversos métodos de esterilização devemos sempre levar por segurança o nosso kit manicure. Uma vez que existe a possibilidade de contaminação se o salão ou manicure não cumprir com as regras de segurança. Cuidado, você pode adquirir desde micoses, fungos e até doenças mais graves como a Hepatite C e as IST.  De igual modo, você deve desinfetar o seu kit com álcool 70 antes da sua próxima utilização. Outro cuidado a ter é com a lixa e com o palito. Eles não são instrumentos esterilizáveis e muitas vezes não são descartados pelos profissionais. Por isso, é melhor levar o seu!

Remoção do verniz

Evite os removedores à base de acetona. Apesar de remover o verniz super rapidinho eles agridem as unhas e removem a película protetora das unhas. Procure um removedor sem acetona, eles podem ser encontrados facilmente. A Risqué tem uma linha maravilhosa. E uma novidade, chegou no mercado lenços umedecidos sem acetona que são super práticos. São da Impala e podem ser encontrados em lojas especializadas.

Removedor de esmalte sem acetona | Risqué

A alimentação

Para ter unhas fortes e saudáveis, outro fator a levar em consideração é a alimentação. O ideal é que ela seja adequada e equilibrada. O que muitas vezes não acontece devido a correria do dia-a-dia. Então, tente diversificar e inclua no seu cardápio mais alimentos como: peixe, carne branca, carne vermelha, castanhas, hortaliças verdes, leite de soja, iogurte de soja e você verá gradativamente o fortalecimento das suas unhas. Tente ter uma alimentação com bastante proteína e ferro.

Unhas frágeis como cuidar

Unhas frágeis como cuidar – Foto | Divulgação

Para concluir, não se esqueça de passar uma boa base de proteção antes de aplicar o esmalte para fortalecer as unhas e deixá-las mais forte. Ahhh…e na hora da limpeza é fundamental usar luvas para que a suas mãos não tenham contato com produtos químicos.

Faça um Comentário

Leia também esse artigo: