Roda dos alimentos

A roda dos alimentos é uma forma representativa de nos educar no sentido de uma alimentação saudável. Desenhada de forma circular, a roda dos alimentos representa um prato, dividido de forma equilibrada consoante as quantidades de cada tido de alimentos que devem ser ingeridos num regime alimentar diário.

No centro da nova roda dos alimentos foi incluída a representação da água. Sem uma quantidade especificada na imagem quanto ao seu consumo diário, é sabido que a água é um bem essencial ao organismo e como tal deve ser consumida diariamente. As quantidades recomendadas variam, mas aproximam-se sempre de entre 1,5 l e 3 litros diários.

A roda dos alimentos foi até 2005 dividida em 5 parcelas, para cada um dos 5 grupos de alimentos. Na estruturação da nova roda dos alimentos, houve algumas algumas modificações, e além da inclusão da água, houve ainda a subdivisão de alguns grupos. Assim, neste momento, a roda dos alimentos divide-se em 7 parcelas, contendo cada uma delas um grupo de alimentos, representado de forma esquemática pela dimensão da parcela correspondente à quantidade de alimentos que devemos ingerir diariamente de cada grupo.

Grupos de alimentos, porções e percentagens que devemos incluir na alimentação diária:

  • roda_alimentosCereais e derivados, tubérculos – 4 a 11 porções – 28%
  • Hortícolas – 3 a 5 porções – 23%
  • Fruta – 3 a 5 porções – 20%
  • Lacticínios – 2 a 3 porções – 18%
  • Carnes, pescado e ovos – entre 1,5 a 4,5 porções – 5%
  • Leguminosas – 1 a 2 porções – 4%
  • Gorduras e óleos – 1 a 3 porções – 2%

Os alimentos de cada grupo têm propriedades nutricionais especificas, todas elas essenciais a uma alimentação saudável. Em cada grupo são representados alimentos com características nutricionais semelhantes, o que significa que o consumo dos alimentos de cada grupo deve ser feito alternado por forma a variar entre alimentos. A variedade alimentar representada na roda dos alimentos exemplifica uma alimentação saudável e colorida, tal como deve ser o seu prato a cada refeição.

Para uma dieta alimentar saudável e equilibrada, além de seguir as indicações da roda dos alimentos e incluir todos os alimentos na sua ementa de forma racionada, deve ainda restringir o consumo de açucares, sal e gorduras saturadas. E para o bom funcionamento do organismo e para um corpo saudável e bonito deve ainda praticar exercício físico e beber água.

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