Qual a maneira perfeita para uma boa depilação?

A depilação faz parte da vida de todas as mulheres. Arrancar os pelos é um processo que começa desde a adolescência para deixar o corpo mais lisinho e bonito. Os lugares onde mais são depilados são: pernas, axilas, buço, sobrancelha e virilha, pois ela ajuda na higiene do corpo além de proporcionar visual mais bonito esteticamente.

Mas é importante lembrar que retirar os pelos, seja qual for o processo, é sempre traumático para a pele, pois podem ocorrer manchas, pelos encravados, irritação, em fim os problemas podem ser vários.

Está-se tornando cada vez mais famoso a remoção do pelinho, seja em homens ou em mulheres. Por uma questão de estética e bem-estar, as mulheres fazem a depilação em quase toda a parte do corpo que tenha pêlos. Muitas fazem com lâmina, outras com cera e ainda algumas com a novidade do momento, o laser. Não há uma maneira perfeita, todos os métodos têm aspetos positivos e negativos. A cera é muito criticada pelas mulheres que têm um corpo muito sensível à dor, a lâmina e os cremes são criticados porque não removem o pêlo da raiz, apenas aqueles que estão à superfície da pele.

depilação

O que fazer para evitar problemas na depilação

  • Antes de fazer a depilação é importante observar alguns cuidados fundamentais como:
  • Limpe a pele para evitar infecções;
  • A melhor maneira de fazer depilação é após o banho quando os pelos estão macios e os poros abertos;
  • Após a depilação evite exposição ao sol, banhos de mar e piscina e o uso de desodorantes 24 horas para evitar irritações;
  • Não depile sobre feridas, verrugas, áreas irritadas nem veias varicosas;
  • Evite fazer depilação após tratamento de pele com ácidos, pois a pele fica muito fina e pode sofrer lesões sérias;
  • Após a depilação aplique hidratante e filtro soar nas áreas que ficam expostas ao sol;
  • Para depilações feitas em salões de beleza é preciso que seja feita com aparelhos descartáveis, seja com cera, fio ou com qualquer que seja.

Tomado esses cuidados com certeza você vai ter uma pele limpa sem pelos e sem problemas de manchas e irritações após a depilação. Até o fator psicológico muda, pois a autoestima fica elevada ao ver a pele tão bonita. É importante procurar sempre fazer a depilação com um profissional qualificado, pois ele vai saber o tipo de depilação que é melhor para sua pele e o tipo de produto que pode ser usado.

Umas mulheres têm mais pêlos que outras, o que é perfeitamente normal. Para cada região do corpo e para cada mulher existe um método que será muito mais eficaz que outro, por exemplo é mais adequado a quem tenha mais pêlo que não faça a depilação com creme ou com lâmina porque eles vão aumentar o seu crescimento e engrossar o pêlo. Esta dúvida está presente em muitas mulheres: “Qual será o método de depilação mais favorável?” e aqui, vamos dar-lhe algumas dicas sobre a remoção do pêlo. Os aspetos positivos e os negativos de cada produto e onde cada um deve ser utilizado.

Lâmina

Este método é completamente indolor e tornou-se bastante famoso por ser a maneira de depilação mais económica e mais rápida. Porém o seu pêlo vai crescer nos três a quatro dias seguintes e podem transmitir a sensação que estão mais grossos.

Não é indicado para o tipo de pele que se irrita muito facilmente, porque a lâmina pode causar alguns cortes e se você não tiver o devido cuidado de colocar um creme hidratante após a epilação, a sua pele corre o risco de ficar muito seca.

A lâmina é indicada para as pernas e para as axilas.

depilação

Cera

Você tem à escolha a cera quente e a cera fria.

A primeira faz com que a dor seja menor e a sua pele vai permanecer lisinha mais ou menos por vinte dias. No entanto, esse método ajuda a que os pêlos encravem e não é o ideal para um emergência se o seu pêlo tiver com menos de 0,5 cm.

A segunda, é bastante prática, o pêlo só aparece, também, mais ou menos por vinte dias após e como o nome indica, não provoca qualquer sensação de calor. É mais doloroso que a cera quente.

Esse método pode ainda custar algum dinheiro, porém, é ideal para todas as áreas do corpo.

Laser 

Este método, é o mais recente e tem tido muita adesão.

No que toca à sensação provocada, você sente uma espécie de queimadura, nada insuportável, apenas desconfortável.

O laser não retira logos os pêlos, como acontece com a cera. Ele é feito em várias sessões e ao longo delas o pêlo vai ser removido. A pele fica muito frágil e você deve evitar o contato com o sol, na área em que foi depilada.

O laser é ótimo porque remove o pêlo, não definitivamente (por uma razão hormonal ele pode voltar a nascer e segundo o dermatologista Agnaldo Mirandez, o pêlo só é removido em 80% os restantes nascem muitos mais fracos e espaçados). Esse método é um tratamento que bloqueia o pêlo e esse bloqueio pode durar entre dois a cinco anos, mas claro depende muito de pessoa para pessoa.

É ideal, para todas as áreas do corpo, porém muito mais eficaz nas zonas em que o pêlo é mais grosso e escuro, por exemplo, nas virilhas.

depilação

Creme depilatório

Tal como a gilette, esse método é indolor.

Existem vários cremes depilatórios e existem uns que até fazem efeito esfoliante.

Esse creme atua de forma que o pêlo à superfície seja queimado e através dos seus químicos pode durar mais tempo que a lâmina. Porém, ele pode causar algumas reações alérgicas e causar mais pêlos encravados. Esses cremes têm um odor forte, o que pode ser desagradável.

Não utilize esse produto no rosto e não é recomendável utilizar nas virilhas.

Pinça

Os únicos contras que esse método pode ter, é o fato de ser um pouco doloroso (sensação de esticão) e ser restrito a áreas pequenas. A partir daqui, a pinça retira os pêlos da raiz, até os mais curtos e provoca que o pêlo cresça mais fino e em menor quantidade.

É ideal no buço, nas sobrancelhas e num pelinho que seja mais pequeno que os outros, em qualquer zona do corpo.

Depilador elétrico

Temido por várias mulheres, o depilador elétrico é conhecido por ser bastante doloroso. Porém traz muitas vantagens com ele. É portátil e está pronto a utilizar, a duração da depilação é mais ou menos igual à da cera e é bastante mais rápido de se fazer.

É ideal para todas as áreas do corpo, tirando o rosto. No entanto, fica mais doloroso nas áreas em que o pêlo é mais forte.

Descolorante

É bastante rápido de utilizar, demora em média 20 minutos e é o ideal para esconder o pêlo mais escuro, esse método não retira o pêlo de maneira nenhuma, apenas o descolora e torna loiro. É ideal para utilizar no buço.

E você, de que forma costuma fazer a sua depilação?

Faça um Comentário