Por que engordo mesmo comendo pouco

Com tantas comidas gostosas que existem mundo a fora e com tanta facilidade que se tem nesse mundo globalizado fica muito difícil resistir a tantas tentações.

São fast-foods, restaurantes, lanchonetes e lancherias, sorveterias e os mais variados tipos de pratos que fazem o gosto de qualquer pessoa no mundo. Porém, o excesso de alimentos pode causar aumento de peso e com isso, uma série de consequências altamente prejudiciais para a saúde. Mas e se você não come tanto e mesmo assim engorda? Já parou pra pensar se não está sofrendo de alguma doença ou transtorno? Por esses e outros motivos é que criamos esse artigo para destacar por que isso pode estar acontecendo com você e o que pode ser feito para evitar e/ou tratar.

Tenha sua saúde e bem estar em primeiro lugar, por isso evite métodos radicais

Para os que sofrem com o ganho de peso e procuram desesperadamente uma forma de evitar que isso ocorra, procure não cair em furadas. Existem inúmeros métodos que podem ter em seus discursos promessas de ‘’milagre’’ em pouquíssimo tempo. Como consequência, o preço a ser pago pode ser uma perda de peso de forma não saudável com inúmeras consequências por causa disso. Dores de cabeça, redução na qualidade de filtração dos rins, perda de musculatura corporal e até mesmo problemas cardíacos. Sem falar nas descompensações das taxas do organismo. Aumento da pressão arterial, diabetes e etc.

Por isso que a dica que damos é procurar manter um equilíbrio na sua vida e em sua alimentação para evitar o aumento do peso. Praticar exercícios é uma regra geral para toda a pessoa que almeja uma vida de qualidade e bem estar. O habito de beber líquidos (de preferência a agua) faz com que você tenha uma melhor digestão e um funcionamento metabólico mais eficaz.

Causas mais frequentes para o ganho de peso sem comer muito

Existem causas que não temos como evitar, pois faz parte do estereótipo e genética da pessoa. Porém, existem hábitos e situações que propiciam o aumento do peso com facilidade sem mesmo se alimentar muito.

– Dormir pouco – Se você está tendo problemas de sono e não consegue ter uma boa qualidade de descanso na hora de dormir, saiba que é um dos motivos mais comuns para ter aumento de peso. Com isso, seu organismo não consegue exercer as devidas funções metabólicas e, sendo assim não conseguem produzir e aproveitar as substâncias necessárias para que o seu corpo execute as tarefas de forma correta.

Por-que-engordo-mesmo-comendo-pouco-02

– Alimentar-se em horários espaçados demais – Se você não consegue manter uma alimentação de boa qualidade e de forma regrada, com certeza terá problemas com relação ao ganho de peso. Isso ocorre pelo fato de não dar ao organismo a energia e compostos necessários para a manutenção do seu funcionamento pleno. Espaçando os horários da alimentação, você terá também uma grande chance de comer a mais ou a menos na refeição seguinte. Procure alimentar-se sempre de 3 em 3 horas para manter o equilíbrio funcional.

– Estresse e situações de tensão – Caso você viva ou conviva com pessoas ou situações estressantes e de tensão, poderá ter ganho de peso. Muitas pessoas comem mais quando estão diante de situações estressante ou passando por momento difíceis. Não necessariamente precisa comer para engordar, pois quando estamos em estado de estresse uma substancia é liberada no organismo que se chama Cortizol. Essa substancia não consegue ser controlada pelo organismo e dissolvida e por consequência acaba se instalando na região do abdome promovendo a retenção de liquido.

– Ingestão de bebidas alcoólicas – Se você não se alimenta muito e ingere bebidas alcoólicas poderá estar engordando por consequência disso. Além da bebida fazer o corpo inchar, pode também ocorrer uma disfunção do organismo, podendo assim descontrolar taxas e por consequência ter aumento de peso.

Uma dica importante e que vale para todos os casos citados acima é a de saber o quão grave está a sua situação. Se você sente que não consegue controlar de forma apropriada esse problema, procure um médico responsável e qualificado para que você possa receber instruções de quais exames fazer e como prevenir esse ganho de peso.

Faça um Comentário

Leia também esse artigo: