Perder peso ou emagrecer?

Ouve-se constantemente as pessoas lamentarem-se da sua forma física e dizerem que precisam perder peso ou que precisam fazer dieta para emagrecer.

Muitas vezes sinto que não chegam a reflectir na diferença entre perder peso e emagrecer. Pode parecer estranho, mas não é, realmente perder peso pode não significar exatamente emagrecer e emagrecer pode não significar perder peso. Quando o objectivo é definir a silhueta e perder além dos quilinhos a mais, a gordura localizada não estamos a falar de só perder peso ou só de emagrecer. Podemos perder peso e mantermos a gordura acumulada, assim como podemos perder a gordura acumulada e praticamente manter o peso. Antes de se pensar em fazer dieta devemos ter noção das diferenças, ora vejamos:

Perder peso

A perda de peso pode significar perda de massa magra, músculo e líquidos. Dietas muito radicais podem fazer perder massa magra e líquidos em excesso, o que efectivamente reduz o peso, mas que é pouco saudável. A perda de músculo leva ainda à flacidez da pele, o que é esteticamente contrário ao resultado pretendido. Leva ainda à redução do metabolismo e prejudica inclusivé a redução de massa gorda, assim como pode levar a uma redução exagerada de energia e consequentemente a um cansaço extremo. Ser magra ou ter pouco peso, pode não ser sinal de saúde, assim como ter pouco peso não significa ter pouca gordura ou corpo delineado e tonificado.

diet

 

Emagrecer

Emagrecer significa reduzir gordura corporal o que nem sempre está associado à perda de peso. Para emagrecer é preciso reduzir o consumo de calorias e consumir a gordura acumulada. Portanto, fazendo uma dieta equilibrada, pobre em calorias e praticar exercício por forma ao organismo consumir os excessos acumulados, perderá gordura, ou seja emagrecerá.

Beber muita água também ajuda a eliminar a gordura localizada, bem como a retenção de líquidos, ajudando a acabar com a barriga inchada, por exemplo. Pode sempre acelerar este processo, bebendo chá verde, um grande aliado na retenção líquidos e na aceleração do metabolismo. O facto de praticar exercício físico pode acontecer conseguir emagrecer e não perder peso.

Apesar de exercício físico ser saudável para o organismo, independentemente da modalidade, quando queremos definir silhueta ou emagrecer, devemos escolher exercícios mais localizados e focados nas zonas que queremos melhorar. A corrida, o ciclismo são actividades bastante acessíveis e excelentes para perder massa gorda e para ajudar a manter o corpo tonificado.

Faça um Comentário