Passos para deixar quarto bem limpo

O quarto é a divisão mais privada que nós temos na nossa casa. Por não estar logo à vista numa casa e por você poder optar por não mostrar esta divisão aos seus convidados, ela pode facilmente ser deixada para segundo plano. Você, certamente que já andou mais cansada que o habitual e deixou o quarto para segundo plano, deixando-o numa confusão.

Ter o quarto mal limpo e desarrumado é, mais que tudo, prejudicial para a sua saúde  e não tem qualquer ponto positivo em termos de estética. Se você dorme num lugar onde está tudo no chão como livros e roupa suja, de certeza que você não se vai sentir bem, sente a necessidade de arrumar o seu quarto. Para não falar que se tiver crianças, os quartos delas muito facilmente ficam um caos, com brinquedos espalhados e material escolar, por exemplo.

Você tem que ter muito cuidado ao fazer no mínimo uma limpeza geral no seu quarto e pode aproveitar esta limpeza e arrumação do seu quarto para limpar as outras divisões. Neste texto, vamos ajudá-la a limpar e arrumar os quartos de sua casa, em 5 passos, porém, antes de começar você precisa analisar bem a confusão do seu quarto, se for muita não queira fazer tudo de uma só vez, tenha calma e faça passo a passo, fazendo até pausas se for necessário. Veja, agora os passos que você deve seguir na limpeza e arrumação do seu quarto.

quarto

 

Tire os lençóis da cama

É essencial retirar os lençóis de sua cama e colocá-los para lavar, no mínimo de quinze em quinze dias. Você tem que dormir numa cama confortável e com lençóis limpos, se não o pó e a sujidade vão começar a acumular-se e você pode ganhar, por exemplo, alergias. Após tirar os lençóis de sua cama, e de os colocar para lavar, passe ao seguinte passo.

Arrume os materiais e a roupa

Se você tiver muita roupa suja espalhada no chão, você deve pegar nela e colocá-la, ou em no cesto de roupa suja ou já na máquina de lavar, a escolha é sua. Depois veja se tem mais algum material no chão e coloque-os num sítio em que não vão atrapalhar a limpeza e a arrumação do seu quarto. Por vezes, são acumulados livros e acessórios pelo chão ou em cima dos móveis, quanto mais peças tiver fora do sítio certo, mais dificuldades vai ter na hora de fazer a limpeza.

Limpe o chão e os móveis

A limpeza do chão e dos móveis deve começar pela sua cama. Primeiro que tudo você deve retirar o colchão da sua cama e colocá-lo apoiado, numa parede, por exemplo.  Se você tem o colchão manchado com alguma coisa, deve utilizar um sabão neutro e um pano húmido. De seguida deve colocar o seu colchão a apanhar um pouco de sol, de ambos os lados, por exemplo deixe uma hora um lado ao sol e quando acabar essa tempo vire-o e deixe ficá-lo por outra hora. Você deve colocar o colchão ao sol porque é um excelente método para matar micróbios. Agora você deve lavar o chão e aqui você tem de o lavar consoante o seu piso. Se for de madeira você deve aspirar o pó, utilizar um pano húmido e poucas gotas de detergente neutro e no final deve passar a cera limpadora. Se for de azulejo você deve aspirar e passar a esfregona com um produto de limpeza apropriado. Se você tiver o chão forrado por tapete, deve aspirar e passar um pano molhado, bem torcido. De seguida passe para os móveis, tudo o que seja de madeira você pode utilizar um pano húmido, depois secar com um pano totalmente seco e passar por um produto que dê brilho à madeira, Tudo o resto, como despertadores e retratos, devem ser limpos com um pano e um produto líquido multi-usos.

Organize o material que tem dentro do quarto

Depois de limpo, você deve pegar no material que colocou de parte, para não atrapalhar a sua limpeza e colocá-lo no devido lugar. Os livros devem de ir para a mesa de cabeceira ou para um suporte próprio, por exemplo, os brinquedos das crianças devem ser guardados num baú e a roupa que você considerou que não estava suja deve ser guardada toda no guarda-roupa.

E você, deixa o seu quarto chegar ao caos? De quanto em quanto tempo costuma limpar e arrumar o seu quarto?

Faça um Comentário

Leia também esse artigo: