Para emagrecer, comer ou não comer café da manhã?

A maioria das mulheres deseja perder aqueles quilinhos indesejáveis, por isso ficam períodos prolongados em jejum, achando que emagrecerão mais rápido. Elas estão enganadas, além de desacelerar esse processo, não realizar todas as refeições causa danos a saúde.

Devemos sempre nos alimentar de 3 em 3 horas, para o organismo não acumular gordura e não reduzirmos nosso índice de massa magra.

A primeira refeição do dia, ou seja, o café da manhã é a mais importante, é a responsável por nos fornecer a energia que precisamos para estarmos dispostos ao longo do dia. Se não tomarmos o café da manhã por não estarmos com fome, por acordarmos atrasado ou mesmo por não termos o hábito, na hora do almoço estaremos com muita fome e comeremos tudo que encontrarmos pela frente e rápido demais. Engordaremos e, o organismo não absorverá todos os nutrientes que podem ser importantes para a saúde. Mastigar devagar estimula a células do intestino a produzir hormônios da saciedade, evitando a gula. E também pode ocorrer que, mesmo antes do horário do almoço, sintamos  fome, e a alternativa mais prática é ir comprar um lanchinho (doces, salgados, pães branco). Isso é ruim, pois isso ocasionará um descontrole glicêmico: sobrecarregamos o organismo de insulina, que tenta se livrar desse excesso empurrando o açúcar do sangue para dentro das células.

Para-Emagrecer-Comer-Ou-Não-Comer-Café-Da-Manhã-02

Ao ficarmos com um nível de insulina reduzido, sentiremos fome e, o processo começará novamente. Esse descontrole ocasionará resistência a insulina, e estaremos mais propensos a diabetes. Precisamos regular nosso metabolismo, enquanto dormimos o cérebro envia sinais para nosso organismo, desacelerar o metabolismo para economizar energia, e o café da manhã “acordará” o metabolismo porque forneceremos energia.

Então sim o café da manhã é importantíssimo, não somente para quem quer emagrecer mas também para o bom funcionamento do organismo. Se você não tem o hábito de tomar o café da manha, confira algumas dicas para introduzir esse hábito tão saudável em sua rotina.

Já no dia anterior prepare seu organismo, você precisará estar com fome, para isso evite comidas pesadas como, carnes vermelhas, pães, lasanhas e bebidas alcoólicas e não coma muito tarde. Discipline-se a sempre comer no mesmo horário.

Como seu organismo não esta acostumado a receber comida pela manhã, comece aos poucos, primeiro introduza um iogurte ou uma fruta, depois de 3 horas coma uma barrinha de cereal, depois você poderá acrescentar ao seu café da manhã 2 fatias de pão integral, café com leite.  Para quem pratica exercícios físicos pela manhã é importante consumir carboidratos, são nossa fonte de energia. Se você gosta de rechear o sanduíche com frios, cuidado, escolha sempre os que tem menos quantidade de gordura, como peito de peru, queijos tipo ricota ou cottage. Mas o consumo deve ser feito no máximo 3 vezes na semana, pois são ricos em corantes, conservantes e sódio.

Tome o café logo que levantar, para poder absorvê-lo e mastiga-lo lentamente, porque devido a correria pode não sobrar tempo . Faça do café da manhã sua prioridade.

Não precisa perder aquele tempão para preparar seu café da manhã, escolha alimentos práticos como frutas, faça uma vitamina com leite, tenha sempre em casa biscoitos integrais. Um sanduíche com pão fatias de pão integral e queijo é uma ótima opção.

Outra ótima dica é dormir mais cedo, se você dormir 30 minutos antes do habitual, poderá acordar 30 minutos mais cedo.

Para-Emagrecer-Comer-Ou-Não-Comer-Café-Da-Manhã-01

Se ocorrer um imprevisto como, por exemplo, o relógio não despertou ou despertou e você colocou na função soneca, consequentemente você se atrasará e não terá tempo de tomar seu precioso café da manhã. Então esteja sempre preparado para alguma eventualidade. Tenha sempre na geladeira salada de frutas, iogurte light de garrafinha(não pode ficar mais de 3 horas fora da geladeira), pacotes individuais de biscoitos integrais, castanhas e barra de cereais, assim você poderá ir digerindo no caminho para o trabalho.

É importante associar a dieta a pratica regular de exercícios. Claro que não basta somente adicionar o café da manhã para emagrecermos. Ele auxiliará a não comermos em excesso na hora do almoço. Períodos prolongados em jejum reduzem nossa massa magra, pois o organismo busca nos músculos a energia necessária para realizar tarefas vitais. Quanto maior for o índice de massa magra em nossa constituição, mas gastaremos energia, os músculos utilizam muita energia para sua manutenção, ou seja, gastaremos energia mesmo estando em repouso.

Faça um Comentário

Leia também esse artigo: