Pão Light, Integral ou com Grãos?

Quem resiste a uma fatia de pão no café da manhã ou no lanche? É quase impossível viver sem essa delícia, não é mesmo? Mas nem sempre é possível consumir pão com frequência, uma vez que se consumido em excesso pode causar o acúmulo de gorduras localizadas.

Para não ficar longe dele hoje o mercado oferece inumeras opções de pães de forma Integral, centeio, preto, light, com linhaça, quinoa, aveia, 7 grãos e até 12 grãos, o dificil é saber qual o melhor para sua dieta. O pão é um alimento muito importante na dieta e deve fazer parte da rotina das pessoas, mesmo aquelas que fazem dietas. Ele é fonte de carboidrato proteína sendo que alguns, também são fonte de fibras e com propriedades antioxidantes, que podem prevenir doenças.

Saiba a diferença entre os vários pães:

Pão Light – esse é um tipo de pão que se restringe a diminuição de 25% das calorias em relação à versão normal e pode ser encontrado na forma tradicional ou integral. É muito saboroso, mas deve ser consumido com moderação;

Pão-Light-integral-ou-com-grãos-Como-funciona-03

Pão Integral – o pão integral possui maior quantidade de farinha integral do que branca, embora já exista no mercado algumas versões que aparecem com farinha integral 100 %. Para saber distinguir a diferença é só observar o rótulo da embalagem se estiver escrito primeiro farinha de trigo é sinal que possui maior quantidade da mesma o que não é válido.

Pão com Grãos – esse pão possui muito mais nutrientes e fibras do que os outros pães, por trazer na sua composição inumeros grãos. Porém ele é um alimento mais calórico e deve ser consumido com cautela.

O número de calorias pode variar entre as diferentes opções de pães, segundo nutricionistas a porção ideal para ser consumida é uma fatia de no máximo 70 calorias no café da manhã. Se o pão for integral pode ser consumido até duas fatias por dia.

Qual é o melhor pão integral?

O mais importante é que o pão integral é rico em fibras promove maior saciedade por ser de difícil digestão. E para as mulheres que estão de dieta ele é perfeito! Mas é importante conhecer bem o tipo de pão integral que vai consumir, visto que o mercado oferece inúmeras marcas, pois alguns apresentam mais farinha branca do que integral

Qual-é-o-melhor-pão-integral-01

Como escolher o pão

Para escolher o pão você não deve se preocupar apenas com o valor calórico, mas avaliar os nutrientes que ele traz e comparar com o que diz no rótulo da embalagem. Em primeiro lugar o pão integral deve ser rico em fibras, pois segundo a ANVISA  a farinha integral deve ser em maior quantidade. Outro item importante que deve ser analisado é a quantidade de sódio e as gorduras trans, quanto menor for a quantidade melhor para sua saúde. Mas uma observação deve ser feita, pois nem todas as gorduras contidas no alimento são ruins, é preciso averiguar o que diz na embalagem, no entanto pode haver gorduras indispensáveis ao organismo que são provenientes de oleaginosas como as castanhas e de várias sementes entre as de chia e linhaça.

Atenção redobrada

Depois de todas essas informações você já tem capacidade de fazer a escolha certa do pão integral, basta fazer uma blitz nos alimentos e verificar os rótulos prestando atenção aos itens indispensáveis. O mais importante é a quantidade de farinha integral que deve ser maior do que qualquer outra. Tendo a discrição necessária você pode comprar seu pãozinho com segurança, mas atenção, mesmo sendo integral deve ser consumido com moderação para evitar excesso de peso.

Faça um Comentário

Leia também esse artigo: