Os benefícios da dança de salão

Você sabe dançar? Responda para si mesma. Muitas não sabem nada, outras mesmo não sabendo adoram dançar. Imagine se eu te disser que a dança de salão emagrece, não é o máximo?

Muitas pessoas nunca se imaginaram em um salão dançando, ficam vermelhas só de pensar em dançar, ainda que tenha centenas de pessoas no salão. A timidez tem sido o maior inimigo da maioria das pessoas que lá no fundo gostariam de encarar um salão de dança, mas acabam não tendo coragem.

A dança de salão é uma excelente atividade física e social que deixa as pessoas muito mais felizes além de também deixar o corpo em forma com as curvas mais acentuadas. As academias do país estão cada vez mais cheias, a procura esta ainda maior depois que foi comprovado que a dança de salão emagrece e ajuda no convívio social entre as pessoas. A dança de salão também atua diretamente nas emoções deixando as pessoas mais felizes.

Mudança de comportamento

As mudanças de comportamento que a dança de salão exerce sobre as pessoas é bastante significativa. A partir do momento em que começam a atividade passam a ser mais comunicativas, extrovertidas, sentem vontade de estar entre amigos e ainda participar mais de atividades públicas como baladas e barzinhos.

danças de salão1

Equilíbrio emocional

O equilíbrio emocional também é um fator de muita importância que passa a ser trabalhado de maneira mais intensa com a dança de salão, pois com o corpo em forma a pessoa passa automaticamente a melhorar sua autoestima tanto nos homens quanto nas mulheres. A dança de salão também mexe com outros fatores muito importantes como o aumento da frequência cardíaca, estímulo da circulação do sangue, melhoria da capacidade de respiração, proporciona maior flexibilidade aos membros, entre outros.

Convívio social

As experiências entre as pessoas na dança de salão são trocadas durante o convívio e faz com que se sintam bem como parte integrante na sociedade e ainda passam a se sentir confiantes pela sensação de bem estar psicológico que ela proporciona. O equilíbrio do corpo e da mente pode facilmente ser encontrado na dança, por isso tanto homens quanto mulheres a praticam com maior frequência, principalmente aqueles que atingiram idade avançada entre cinquenta e sessenta anos.

Atividades que estimulam

O prazer e o entusiasmo passam a fazer parte da vida das pessoas que praticam a dança de salão, principalmente no relacionamento amoro, uma vez que a sensualidade está presente no corpo e a dança gera energia que estimula por si só o contato com o parceiro. Muitos casais passam a se relacionar melhor depois que começam na dança de salão, se tornam mais parceiros e cumplices no dia a dia descobrindo a importância da vida a dois. E você já pratica dança de salão? Ainda não? O que esta esperando para começar e ser muito mais feliz?

danças de salão2

O ritmo da dança de salão

Se o ritmo que você se agrada é o dance music a notícia é ainda melhor, pois o dance music faz a pessoa gastar 260 calorias por hora. Quando uma pessoa faz dança na academia ou que seja no salão ou na balada ela se diverte, se distrai e ainda por cima emagrece; é uma atividade física que traz benefícios para o corpo, para a mente e para a alma.

Outro ritmo que encanta muitos no Brasil inteiro é o axé, a música baiana de uma forma geral faz a pessoa que a dança perder por hora 600 calorias. A resposta é fácil, pois ninguém consegue ouvir a música baiana e ficar parado, vai logo mexendo os braços, as pernas e quando se dá conta já está ensopado de tanto suor, pois sem perceber, numa festa de axé de três horas e meia queimamos mais de mil calorias.

Benefícios da dança de salão

Os benefícios da dança de salão são muitos. Os médicos dizem que um desses benefícios é que o nosso organismo produz serotonina, substância que diminui a sensação de fome, quando a produzimos deixamos de fazer aquelas refeições fora de hora e calóricas, o que acaba nos ajudando a emagrecer.

Os outros benefícios, não menos importantes são ligados a emoção. Uma pessoa que sofre com a timidez pode usar a dança como terapia, pois através dela é possível desenvolver a habilidade de sorrir mais, conversar com o parceiro sobre vários assuntos enquanto dança, enfim, deixar  de ser travada. Além desses benefícios, a prática da dança melhora a circulação sanguínea, estimula os batimentos cardíacos e melhora a respiração, sem contar os efeitos psicológicos que ajudam os dançarinos a superar as próprias limitações.

Pensando nisso, as academias do Brasil inteiro tem aderido a dança, pois já está mais que comprovado que dançar emagrece e que a dança traz inúmeros benefícios para a saúde. Um dos segredos preciosos para emagrecer é praticar atividades físicas que lhe agradem, quem sabe no passado você foi boa na dança, mas com o passar do tempo ficou enferrujada, é hora de tirar a poeira, chacoalhar o esqueleto.

Só para se ter uma idéia de como a dança emagrece, uma hora de dança de salão como o bolero e o tango chegam a gastar 180 calorias. Imagine só: uma hora de passinhos pra lá e pra cá podem te fazer perder 180 calorias. E não venha me dizer que dança de salão é coisa de velho por que qualquer pessoa pode aprender a dançar e pegar gosto pela coisa.

danças de salão3

Faça um Comentário