Namorado ciumento? Doentio? Saiba como lidar com isso

Existem vários tipos de homens. Os românticos, os desligados, os carinhosos demais e por aí fora. No entanto, existe um homem que costuma dar muitos problemas às mulheres: o ciumento.

Quem já teve um namorado que fica o tempo todo implicando com os outros seres do sexo masculino sabe o quanto é chato ter alguém o tempo todo pegando no seu pé. Infelizmente, este género de namoro na maioria dos casos acaba em separação. Então, o que fazer para evitar que o seu namorado seja ciumento? Na verdade, não existe uma fórmula mágica para evitar que ele passe o tempo todo criando confusões com os outros homens. No entanto, existem alguns passos que podem ajudá-la neste género de situações.

Esse é um assunto que tem sido muito comentado atualmente, principalmente depois que a novela global “Em Família” que passa às 21 horas mostrou o que o ciúmes doentio pode fazer com o ser humano. O personagem Laerte  que namora a prima Helena tem várias crises de ciúmes sendo violento, até mesmo com a namorada. Essa cena que se passa na ficção é comum na realidade de pessoas de todas as classes sociais. É possível acompanhar os noticiários onde homens matam mulheres por ciúmes fazem outras atrocidades.

O que é ciúmes?

O ciúmes no relacionamento é o medo que a pessoa tem de perder o outro para uma terceira pessoa. O ciúmes normal é passageiro e baseado em fatos. Qualquer pessoa pode ter ciúmes, depois de esclarecido o fato tudo volta ao normal. A maioria das pessoas encaram o ciúmes como prova de amor, zelo e até mesmo valorização do parceiro. No entanto para outros o ciúmes é uma prova de insegurança e baixo autoestima. Esse é o ciúmes normal.

grau de ciúme

O QUE É CIÚMES DOENTIO?

O ciúmes doentio, ou patológico, há o desejo inconsciente da ameaça de um rival, assim como também o sentimento de posse obsessiva de controle total sobre os sentimentos e comportamentos do outro. Caracteriza-se por ser sempre exagerado, sem ter um motivo aparente que o faça ter esse tipo de atitude ou sentimento cercando o outro de forma controladora tirando a liberdade  não deixando-o ter  vida social a não ser que ele esteja presente. O ciúmes doentio é uma forma controladora e dominadora da vida do outro em muitos casos o ciúmes pode levar até a morte por vingança e até mesmo por medo de perder a pessoa amada para outro. Pessoas com esse tipo de sentimento necessita de ajuda psicológica e até mesmo de medicamentos que possam ajudar a dar mais segurança e se livrar desse sentimento horrível.

Como lidar com um namorado ciumento

– Faça o seu papel

Se você não quer que ele seja ciumento, comece por alterar alguns comportamentos seus. Se estiver o tempo todo falando com outros homens e ficar sempre postando fotos provocantes nas redes sociais, o normal é que ele fique mais ciumento ainda. Como uma boa namorada, deve saber os limites nessas situação. Acredite: por vezes a culpa pode estar sendo sua

– Tome cuidado no início do relacionamento

Depois de você ter as atitudes certas, chegou a hora de evitar os primeiros erros de um relacionamento. Nas primeiras vezes que ele demonstrar ciúme, coloque um freio nas atitudes do seu namorado. Não caia no erro de deixar de fazer alguma coisa só porque ele teve uma atitude ciumenta. De fato, ceder no início do relacionamento para este género de atitudes pode abrir caminho para que situações piores se repitam no futuro. Explique para ele, desde cedo, que os ciúmes exagerados são prejudiciais para o relacionamento e que caso ele continue, os dois poderão sair prejudicados.

– Fale com ele

Também é importante que você tente perceber o porquê de ele estar sendo ciumento. Cada vez que ele tiver uma atitude dessas, fale com ele e tente perceber o seu ponto de vista. Não falar mais e ficar apenas reclamando também não irá ajudar na situação.

ciume

– Saiba colocar os limites 

Na sua relação, existem limites para tudo, até para a aproximação exagerada do seu namorado. Olhar o tempo para o seu celular ou ficar sempre vendo com quem você está falando no Facebook, não são atitudes normais num namorado. Para que um namoro dê certo, é necessário confiança. E é isso que você precisa explicar para ele: a confiança é a base do sucesso de um namoro. Nas primeiras vezes que ele começar pegando o seu celular para ver com quem você está falando, explique para ele que essa atitude não é correta.

Por outro lado, se isso apenas acontecer de vez em quando, considere isso como normal. Em certos momentos, mostrar abertamente a sua vida também pode ser um sinal de que você não tem nada a esconder.

– Encoste ele contra a parede

Se você já tentou todas as técnicas que expliquei acima e nenhuma deu resultado, talvez seja o momento de você encostar ele contra a parede: ou ele pára com esse género de atitudes ou o namoro termina. Grande parte dos relacionamentos mal sucedidos acontecem porque uma das partes não soube por um ponto final num problema. Por vezes, o melhor é você esquecer esse namorado e partir para a outro. Eliminar um problema poderá ser o primeiro passo para outro relacionamento mais feliz.

Além disso, essa pessoa com quem você está se relacionando pode até “abrir os olhos” para o excesso de ciúme e ter uma maior consciência do seu exagero quando você “encostar ele contra a parede”.

Como pôde verificar, existem várias formas de você tentar melhorar o relacionamento com o seu namorado ciumento. Grande parte da solução está no início, mas ela também pode ser encontrada depois.

E você, já teve algum namorado ciumento? Como resolveu a situação?

Faça um Comentário