Sintomas da menopausa

Os sintomas da menopausa causam muita angustia e ansiedade nas mulheres, principalmente por não saberem como lidar com a situação. Perceber que há uma alteração no corpo da mulher, nem sempre é fácil de aceitar. A vida tanto do homem como da mulher é dividida em estágios: infância, adolescência, juventude, idade adulta. Cada uma dessas fases trazem características muito peculiares e a vida da mulher vai mudando de acordo com a  fase que ela está vivendo.

Quando se é jovem aquela euforia, disposição, etc., mas com o passar dos anos, o estresse do dia a dia faz com que a vida fique um pouco diferente de como era antes. Essas mudanças ocorrem tanto na mente como no corpo a principal delas é a menopausa, vamos falar neste artigo sobre essa fase da vida da mulher.

O que é a Menopausa?

A palavra menopausa tem origem grega: men (mês) e pausis (pausa) fazendo referência ao encerramento do ciclo menstrual feminino. Na prática, menopausa é a última menstruação da mulher, durante esse período os ovários deixam de produzir gradativamente os hormônios estrogênio e progestógeno e quando param definitivamente a mulher deixa de reproduzir. A idade mais comum em que isso acontece é entre 45 e 60 anos, período chamado também de climatério que envolve antes e depois da última menstruação.

Quando a mulher de meia idade começa a perceber um irregularidade na sua menstruação isso já é uma indicação de que a menopausa está chegando, além disso, existem outros sintomas da menopausa, dos quais falaremos a seguir.

sintomas da menopausa

Sintomas da menopausa (Foto: Divulgação)

É sabido que grande parte das mulheres acabam por serem acometidas pelos sintomas e transtornos que a menopausa tem a oferecer. É sabido também que muitas mulheres não sofrem com simplesmente nada e/ou seus sintomas e transtornos são relativamente fracos ou quase insignificantes, porem, essa não é uma realidade vivida por grande parte das mulheres.

Vale destacar que existem certos hábitos de vida que fazem com que você, além de ter uma vida mais saudável e equilibrada, também conseguirá se ver livre de grande parte dos sintomas ou até mesmo extingui-los por completo quando falamos da menopausa. Estudos comprovaram que mulheres que praticam exercícios ao menos 3 vezes por semana, em um período de 40 minutos por dia e tem uma alimentação mais regrada e com alimentos saudáveis e variados durante o dia tendem a diminuir a chance de uma série de doenças se aproveitarem daquelas mulheres que não tem uma vida regrada. Além disso, acabam por beneficiar e evitar o surgimento de outros sintomas e transtornos que a menopausa pode vir a acometer.

Portanto, mais vale tentar se prevenir com simples hábitos alimentares e com uma boa dose de atividade física do que acabar por deixar a sua vida ao desleixo e tentar contar com a sorte para que nem os sintomas da menopausa, nem eventuais doenças que se beneficiariam daquelas mulheres que vivem uma vida sedentária venham por assolar a sua vida e transforma-la em um rio de estresse e de incômodos.

Sintomas da menopausa

Sintomas da menopausa (Foto: Divulgação)

Sintomas da menopausa e tratamento

Muitas mulheres sofrem com as consequências da menopausa, porem, não tem a mínima ideia do por que que ela surge e por qual motivo.

A menopausa nada mais é do que a ultima menstruação da mulher, remetendo à interrupção da ovulação e da liberação do estrogênio, tendo como principais fatores que influenciam na menopausa o fator genético(dando aí uma peculiaridade de que nem toda a mulher entra na menopausa na mesma idade que a outra), a origem étnica( menopausa costuma a ocorrer mais cedo em mulheres latinas e mais tarde em mulheres asiáticas), histórico de vícios de

dependências(como por exemplo cigarro)- vale destacar aqui que mulheres que já fumaram, tendem a ter menopausa 2 anos mais cedo do que aquelas que não fumaram na vida-, e historia produtiva(ou seja, mulheres que nunca engravidaram tendem a ter o surgimento da menopausa mais cedo do que as que já tiveram filhos).

Quais são os sintomas da menopausa?

Os sintomas da menopausa variam entre uma mulher e outra, mas o que todos tem em comum é o estresse que eles causam. O principal de todos os sintomas são as ondas de calor, a impressão que se têm é que seu corpo está pegando fogo, não interessa qual seja a temperatura ambiente; outro sintoma muito comum é o suor noturno o que torna indispensável um bom banho pela manhã; algumas mulheres ficam atormentadas com a falta de sono, outras perdem um pouco do apetite sexual, algumas quando conseguem ir para a cama sofrem com o ressecamento na região íntima e dor durante o ato sexual. Se você acha que isso é tudo ainda falta falar dos sintomas psicológicos: Depressão; talvez seja o pior de todos, o que mais causa estresse, é minha gente, essa idade não é fácil você achava que havia passado por tudo na vida, mas aí vem a menopausa e muda tudo!

Outro sintoma psicológico muito frequente é a irritabilidade, o alto nível de estresse, algumas mulheres nesta idade da menopausa ficam simplesmente insuportáveis, não porque querem, mas devido aos hormônios que estão faltando em seu corpo. E para fechar o défice de atenção atrapalham algumas mulheres, principalmente aquelas que tem uma vida profissional ativa.

Sintomas da menopausa

Sintomas da menopausa (Foto: Divulgação)

Fogachos

Esse nome no mínimo esquisito é muito conhecido para aquelas mulheres que estão se aproximando do período da menopausa. Os famosos calorões são um dos sintomas mais comuns da menopausa e tem em média uma duração de pelo menos 5 anos, porem, em algumas mulheres esse sintoma pode estender-se até os 70 anos.

Esse tipo de sintoma se caracteriza por ser uma sensação que tem o seu começo na região do tórax e se estende até o rosto com uma duração de 2 à 4 minutos, ocasionando transpiração e até mesmo palpitações.

Sintomas urogenitais

É uma camada de tecido que cobre a vagina e que tem o seu nome denominado epitélio vaginal. Essa camada é muito sensível ao estrogênio (hormônio da mulher) e com a falta desse hormônio a sua camada se torna muito mais sensível e fina causando secura vaginal, coceira e dor durante o ato sexual.

Tratamento da menopausa

Tratamento da menopausa (Foto: Divulgação)

Qual é o tratamento para menopausa?

Gente, temos que deixar claro que menopausa não é doença, trata-se de uma fase que a mulher passa quando atinge a idade de 45 a 55 anos, por isso não necessariamente precisa de tratamento médico. Causa um pouquinho de estresse no começo mas depois passa  e fica tudo bem. O importante é que durante o climatério a mulher faça um acompanhamento frequente com o seu ginecologista para desfrutar de sua vida com saúde.

Para cada nova fase da sua vida, toda mulher acaba por sofrer determinadas transformações que afetam tanto o seu lado físico, quanto o seu lado emocional. Diante desse tipo de transformação, alguns avisos prévios começam a ser emitidos pelo seu corpo e muitas vezes o que mais é afetado é o lado emocional e suas alterações fisiológicas.

Portanto, pensando nessas alterações que as novas fases da vida das mulheres emanam desenfreadamente foi que criamos esse artigo para mostrar à você mulher madura que já está chegando na fase da menopausa, que o seu corpo desencadeia uma serie de avisos e sintomas prévios, bem como possíveis tratamentos que podem ser feitos.

Reposição hormonal

A reposição do estrogênio é uma das formas mais eficazes de tratamento da menopausa e tem como consequência a diminuição dos fogachos, a insônia, irritação, dores articulares e até mesmo a perda da massa óssea. Em casos mais extremos, acaba por diminuir também o risco de AVC, doenças cardíacas, trombose e câncer de mama.

Estrogênio vaginal

Esse tratamento é usado na forma de comprimido vaginal, anel ou creme que é usado internamente na vagina para aliviar os sintomas de secura e desconforto com a relação vaginal. A menopausa é o início de uma nova fase da vida da mulher, há que entendê-la, aceitá-la e vivê-la da melhor forma possível. Afinal, todas passaremos por essa situação.

Faça um Comentário