Manjericão alivia problemas intestinais

Após as grandes festas que o fim de ano proporciona, festas de formatura, entre outras sempre vem aqueles exageros na alimentação.

Não somente no fim de ano, mas também em outros eventos que ocorrem no decorrer dos dias fazem com que nos sintamos mal e desconfortáveis. E isso fica ainda mais desagradável quando já temos problemas intestinais. Pensando nisso foi que criamos esse artigo pra destacar uma planta que é excelência quando o assunto é auxiliar a nossa saúde. Iremos mostrar os benefícios do manjericão, principalmente para aquelas pessoas que sofrem de problemas intestinais.

O que é manjericão

Essa planta, com as suas folhas redondas e por muitas vezes até pontiagudas de cor verde, são usadas para tempero de diversos tipos de comida. Essa erva tornou-se reconhecida após combina-la com pinhões, queijo parmesão e manjericão dando o resultado do prato chamado pesto. Com uma variedade gigantesca com mais de 60 ervas, suas propriedades são as mais diversas possíveis também. Seu sabor é caracterizado por ser doce e picante, porém, conforme a sua espécie, pode variar de sabores nos quais você não sentirá em outra espécie dessa erva. Por exemplo, podemos destacar o manjericão de limão, manjericão de anis e manjericão de canela. Os nomes foram dados pelo fato de seus sabores se assemelharem ao nome dado.

Manjericão-alivia-problemas-intestinais-02

Composição do manjericão

O manjericão por ter uma cor verde já por si só é benéfico, afinal de contas, plantas e verduras cuja cor seja a mais escura(e verde também) possível, melhor faz para a saúde, tem alta fonte de fibra dietética, proteína e tem um teor bem grande de agua. Dentre as vitaminas que podemos destacar são as Vitaminas A, Vitamina B, Vitamina C, Vitamina E e a Vitamina K podem ser usufruídas ao ingerir essa erva. Além de ter também excelentes fontes de minerais, podendo destacar o zinco, cálcio, manganês, magnésio, fero e potássio.

Como podemos ver, o manjericão tem motivos de sobra pra mostrar que é altamente benéfico pra saúde e para o funcionamento metabólico do nosso organismo.

Benefícios do manjericão para o intestino

Com a sua ação anti-inflamatória, o manjericão é altamente benéfico para as pessoas que sofrem de problemas intestinais, como por exemplo, a síndrome do intestino irritado e demais doenças causadas por bactérias em toda a parte do corpo. Ë difícil na verdade de dizer quais as doenças que o manjericão auxilia no combate, afinal de contas, os estudos continuam em andamento a respeito dessa planta e seus benefícios por parte dos problemas intestinais que assolam as pessoas.

Manjericão-alivia-problemas-intestinais-01

Por si só, o manjericão, por ter ação anti-inflamatória já é motivo de grande ajuda para o intestino.

Além dos benefícios citados logo acima, podemos destacar que o manjericão faz bem para demais partes do corpo, podendo citar, por exemplo:

Os benefícios do manjericão para o coração:

Pelo fato de conter magnésio, o manjericão é um potente aliado para o coração. Com isso, ele ajuda a aumentar a flexibilidade dos vasos sanguíneos e também auxilia no fluxo sanguíneo. Além de conter ação antioxidante , que tem como principal ação diminuir o nível de colesterol LDL(colesterol ruim) e no aumento do colesterol HDL(colesterol bom). O manjericão é fonte de Vitamina A que contem o famoso betacaroteno, cuja propriedade principal é proteger as células epiteliais dos radicais livres que são tão citados por serem um dos maiores vilões quando o assunto é oxidar o sangue. Sem falar que ele impede o acumulo de gordura nas paredes arteriais e com isso, diminui a possibilidade de ocorrer uma trombose(entupimento de uma veia)

Ele também impede a formação de placa e acúmulo de gorduras nas paredes das artérias.

Auxiliam no combate às células cancerosas

Com uma grande competência quando o assunto é o combate a células cancerosas, o manjericão é composto de flavonoides polifenólicos que podemos citar como exemplo os orientin e vicenina que protegem o corpo de radicais livres nocivos. Portanto, com sua ação oxidante, o manjericão evita que células normais sejam danificadas e previne o câncer de mama, por exemplo.

Faça um Comentário