Manchas na pele: como prevenir e tratar

As manchas no rosto trazem grandes problemas para as mulheres, antes era comum apenas em mulheres mais velhas, mas atualmente mulheres de vinte e trinta anos já começam a mostrar os primeiros sinais. O melasma incomoda muito a ala feminina.

É um tipo de mancha amarronzada que surge em áreas expostas ao sol, principalmente na face. Mas pescoço, colo e braços também podem ser acometidos por elas. Esse é um problema que tira qualquer mulher do sério, pois quando elas aparecem no rosto deixam a aparência feia e envelhecida, é preciso tratar e saber as causas.

O inverno é a estação ideal para quem tem manchas marrom na pele poder tratar, uma vez que a exposição ao sol nessa estação fica restrita, ao contrário do verão quando as mulheres se expõem ao sol por várias horas para obter o bronzeado perfeito e curtir uma praia ou piscina. Outro fator que também deve ser levado em conta é de os raios solares estarem mais amenos possibilitando fazer o tratamento para as manchas de forma segura e eficaz.

Manchas na pele: como prevenir e tratar

Causas mais comuns do melasma

Não existe uma causa exata para o seu aparecimento, mas os principais fatores que podem aumentar o risco de se desenvolverem essas manchas são predisposição genética, exposição solar e estímulo hormonal, também pode acometer as mulheres grávidas. As manchas aparecem porque os melanócitos começam a trabalhar de forma acelerada produzindo melanina em excesso causando as manchas. Geralmente essa pigmentação acontece na parte mais superficial da pele, na epiderme, mas não descarta a possibilidade de acometer a derme que é a camada mais profunda. É a partir dessa classificação que o médico vai definir o tratamento. Ele também pode ser classificado de acordo com a região onde afeta como:

Centro facial: testa, nariz, bochechas, queixo, lábio superior;

Malar: bochechas e nariz;

Mandibular: área ao redor da mandíbula.

Cuidados essenciais

As manchas no rosto tendem a aparecer porque os melanócitos (células responsáveis pela produção de melanina, substância que dá o pigmento da pele) das regiões manchadas começam a trabalhar de forma intensa, produzindo melanina em excesso e causando escurecimento localizado. Elas podem ser superficiais ou mais profundas, de modo que o tratamento vai depender do tipo de lesão detectada pelo Dermatologista. Para evitar que essas manchas apareçam é importante usar filtro solar sempre, no mínimo 4 vezes ao dia para garantir que o efeito seja o esperado. Mas depois que as manchas aparecem é preciso trata-las de forma mais agressiva com o acompanhamento do dermatologista conforme a necessidade.

manchas1

Como prevenir as manchas

Depois de acometerem elas precisam ser tratadas por um dermatologista com cremes específicos e sessões de laser. Mas a prevenção é mais importante uma vez que ela vai evitar que um dia vire câncer de pele. Para prevenir e evitar o aparecimento dos melasmas é preciso:

– Usar filtro solar a cada duas horas

– Evitar exposição ao sol nos horários de pico

– Uma dica para ter a pele bonita o ano inteiro é incluir no café da manhã alimentos ricos em betacaroteno, como suco de laranja com cenoura, que ajudam na hora do bronzeado e ainda protegem. Vale também usar e abusar de acessórios como óculos escuros e chapéus. Tomando os cuidados necessários com certeza a sua pele vai permanecer jovem por muito mais tempo.

Como tratar as manchas na pele

Para tratar as manchas na pele é preciso antes procurar um dermatologista para que ele através de um diagnóstico preciso possa determinar a melhor forma de tratamento. O tratamentos  prevê uso contínuo de filtro solar, cremes e loções despigmentantes, tratamentos realizados em consultórios como peelings e lasers e modulação do uso de hormônios. Vale lembrar que a proteção solar não deve limitar-se apenas ao uso do filtro solar, mas usar chapéus e roupas adequadas que cubram por completo as áreas afetadas. Com as dicas acima você poderá cuidar melhor da pele e mantê-la longe das temíveis manchas.

Faça um Comentário

Leia também esse artigo: