Hormônios: como eles interferem na dieta

Os hormônios tem a capacidade de comandar o nosso corpo, principalmente nos processos de queima de gorduras e na formação dos músculos.

Mas não para por aí, pois eles também regulam o apetite e controlam o ritmo do metabolismo do corpo de cada pessoa.  Por isso é indispensável que os hormônios sejam mantidos sob controle, para que a dieta obtenha resultados positivos. Para manter o equilíbrio de inúmeras atividades vitais, os hormônios precisam estar em equilíbrio, ou seja, para que o nosso corpo possa responder de forma positiva aos estímulos é necessário que haja controle dos hormônios.

Hormônios desregulados

Quando os hormônios estão desregulados é mais difícil manter o apetite sob controle, como é o caso da TPM. Nesse período a mulher sente muita vontade de comer doces e a maioria acaba cedendo aos desejos e engordando. Para manter o controle desses hormônios a melhor maneira é se exercitando e fazendo atividades que relaxam o corpo.  Quando há muita tensão, ou tensão crônica, o organismo libera quantidade enorme de cortisol na corrente sanguínea aumentando o apetite. Nessa situação a melhor opção é procurar por terapias relaxantes como ioga, meditação, entre outros. Os vegetais com a coloração verde escuro, como a couve, rúcula, mostarda, entre outros. As carnes magras e grãos integrais que são ricos em vitaminas do complexo “B” são aliados fundamentais para controlar os hormônios.

Hormônios-como-eles-interferem-na-dieta-03

Como fazer o controle hormonal

Fazer um check-up, ao menos uma vez por ano, é fundamental para poder verificar como anda a sua taxa hormonal. A glândula tireoide é a responsável pelo funcionamento dos hormônios  e para o equilíbrio do organismo. Caso seja necessário o médico poderá tratar o desequilíbrio com medicação. As dietas restritivas, principalmente com ausência de carboidratos, podem atuar no desequilíbrio dos hormônios prejudicando todo o funcionamento do organismo. A melhor maneira de emagrecer é fazer um controle da alimentação e praticar atividades físicas. Pense nisso!

Faça um Comentário

Leia também esse artigo: