Goji Berry a fruta da saúde e felicidade

Você já ouviu falar do Goji Berry? Sim uma frutinha vermelha e pequinininha, mas está fazendo o maior sucesso. O goji berry é o fruto da planta Lycium barbarum, originária das montanhas do Tibet.

O seu sabor é ligeiramente doce e azedo e é considerado um superalimento por possuir uma proteína completa com 18 aminoácidos inclusive os 8 essenciais. Ele se destaca por ser rico em vitamina C, nutriente que melhora o sistema imunológico, o humor e evita problemas oftalmológicos e derrames e ajuda a emagrecer. Também contém mais de vinte minerais, além de ser rica em vitaminas e antioxidantes e anti-inflamatória, equilibra os níveis do colesterol e protege o coração e o cérebro. Depois de inúmeros estudos foi comprovado cientificamente que o suco de goji berry faz bem para o funcionamento dos rins e o fígado e também aumenta a sensação de bem estar das pessoas. A fruta pode ser encontrada na forma desidratada e pode ser consumida pura ou com outras frutas

As frutas Goji Berry podem ser consumidas em receitas como bolos, doces e sucos, se preferir pode também acrescentar em saladas. Uma fruta muito saborosa de origem Chinesa se tornou a queridinha entre os nutricionistas por seus benefícios e por ser grande aliada ao emagrecimento.

Por que a Goji Berry é um superalimento

A Giji Berry é considerada um superalimento  por proporcionar grande quantidade de benefícios à saúde, que correspondem muito além do valor nutritivo. Os superalimentos  geralmente possuem  uma combinação de ácidos graxos essenciais, fitoquímicos, antioxidantes e aminoácidos essenciais. Por possuir grande concentração de nutrientes antioxidantes e aminoácidos essenciais e ainda 18 aminoácidos, elevadas concentrações de vitamina A (beta-caroteno), B1, B2, B6 e vitamina E. É a fruta com maior quantidade de vitamina C (tem muito mais do que a laranja, por exemplo), ricas em ferro, polissacarídeos e fitoquímicos, sendo os destaques a luteína e zeaxantina a Goji Berry torna-se um super alimento.

Goji-Berry-conheça-os-benefícios-dessa-fruta-01

Benefícios comprovados do Goji Berry

Entre os inúmeros benefícios que a Goji Berry oferece ao organismo encontramos:

Auxilia no emagrecimento: reduz a circunferência da cintura e aumentar as taxas metabólicas. Por ser riquíssimo em vitamina C quem o consome diariamente possuem 30% mais eficiência em oxidar gordura durante uma sessão de exercícios moderados. A fruta tem baixíssimo valor calórico, uma colher de sopa do fruto conta com 50 calorias.

Diminui as celulites: O fruto é rico em beta-sisterol, nutriente com ação anti-inflamatória que melhora a celulite, já que ela é caracteriza por uma inflamação. Além disso, o alto teor de fibras da fruta aliado ao beta-sisterol contribui para estabilizar os níveis de colesterol, que em excesso pode aumentar as celulites.

Melhora o sistema imunológico: O goji berry é rico em vitamina C. Este nutriente aumenta a produção de glóbulos brancos, células que fazem parte do sistema imunológico e que tem a função de combater microrganismos e estruturas estranhas ao corpo. A vitamina também aumenta os níveis de anticorpos no organismo. Assim, ela ajuda a fortalecer o sistema imunológico, deixando nosso corpo menos suscetível a doenças. Previne  doenças cardiovasculares e inflamatórias, previne também distúrbios do sistema neurológico

Protege a pele: Os carotenoides presentes no goji berry também irão proporcionar benefícios para a pele. Uma pesquisa da Universidade de Sidney sugere que o goji berry pode oferecer fotoproteção adicional em pessoas mais susceptíveis aos raios ultravioleta.

Ação anticancerígena: Uma pesquisa realizada em 2012 e publicada no Journal of the American College of Agriculture sugere que os polissacarídeos presentes no goji berry podem inibir a proliferação de células HeLa, tipo de células cancerígenas, por indução de morte celular. Os resultados mostraram que o fruto pode agir principalmente no câncer de colón e de colo de útero.

Previne doenças cardiovasculares: Estudos publicados na Nutrition Research em 2009 indicam que o aumento do consumo de goji berry, por conter vitaminas C, E e A faz com que a ação antioxidante aumente e a oxidação do colesterol ruim, LDL, diminua. Consequentemente, o risco de doenças cardiovasculares diminui.

Protege o cérebro: O goji berry conta com ácidos graxos essenciais que são necessários para a síntese de hormônios e regulam o funcionamento do cérebro e sistema nervoso. Além disso, as vitaminas do complexo B e a forte ação antioxidante da fruta também contribuem para evitar problemas neurológicos.

Proporciona bem-estar: A vitamina B6 presente no alimento tem como principal função a produção de alguns neurotransmissores, entre eles a serotonina, que proporciona bem-estar.

Ação antioxidante: O goji berry possui forte ação antioxidante, isto porque ele é a maior fonte conhecida de carotenoides, substância que se destaca por esse benefício. Além disso, a vitamina C presente em grandes quantidades no alimento também tem ação antioxidante.

Ação Energética – consumida diariamente proporciona bem estar e da mais energia e melhora a qualidade do sono.

Ação oftalmológica – protege os olhos.

Esses são apenas alguns dos benefícios que a Goji Berry  oferece ao organismo, o consumo diário promove bem estar geral.

Goji-Berry-e-os-benefícios-para-a-saúde-02

Substâncias e benefícios da goji berry

A frutinha goji berry possui substancias fundamentais para o bom funcionamento do organismo humano. Confira quais são elas e o que elas podem fazer:

– Minerais como zinco e selênio, polifenóis como antocianina e resveratrol que são responsáveis por combater os radicais livres e auxiliam a renovação celular, além de ter propriedades rejuvenescedoras;

– Grande fonte de betacaroteno que age como proteção da pele contra os efeitos nocivos do sol;

– Rica em vitamina “C” que aumenta a imunidade do organismo;

– Também tem vitaminas B1, B2 e B6 que são antiinflamatórias, antibacterianas e antifúngicas.

Com tantos benefícios fica impossível resistir a frutinha que é a sensação do momento, pois quando o assunto é antioxidante e rejuvenescimento as mulheres todas se interessam e correm para saber das novidades.

Quantidade recomendada de goji berry

Para alcançar o efeito medicinal, a dosagem diária recomendada de goji berry é entre 15 e 45 gramas ou 120 ml do seu suco. Dizem os orientais que um punhado da frutinha pela manhã proporciona um dia cheio de felicidade.

Onde encontrar a frutinha goji berry

A frutinha na versão seca pode ser encontrada nas lojas que vendem alimentos alternativos e especializadas em produtos saudáveis para pessoas que gostam de cuidar da saúde e não abrem mão do que é bom. Se você preferir pode consumir em forma de cápsulas.

Pode comprar goji berry aqui!

Faça um Comentário