Fungos nas unhas – Como prevenir e tratar

Fungo nas unhas. Esse é um problema que afeta grande parte das pessoas tanto homens quanto mulheres. Muitas passam anos escondendo as unhas dos pés por causa dos fungos que deixam a aparência horrível. Existem inúmeros tratamentos para fungos, inclusive caseiros, mas é preciso ter persistência para poder combater de forma que não voltem mais.

Os fungos gostam de ambientes úmidos por isso as unhas dos pés são as mais afetadas por eles. Existem tratamentos tópicos e com antifúngicos orais, mas é preciso que o dermatologista faça uma avaliação do problema para poder ministrar a medicação.

Fungo de verão

Os fungos de verão são muito comuns por causa das altas temperaturas, como os pés geralmente estão calçados acaba ficando abafados promovendo o ambiente propício para proliferação de fungos e bactérias. As unhas dos pés são as que mais se contaminam por fungo e vão passando de uma para a outra, até mesmo nas unhas das mãos eles podem se manifestar. Outro fator preocupante que também auxilia no aparecimento de fungos é a manicure quando os instrumentos não são devidamente esterilizados em uma autoclave. Depois que o fungo se instala nas unhas fica difícil fazer com que desapareça.

As unhas assim como os cabelos são compostas de queratina, por esse motivo, sofrem com as agressões externas. O excesso de esmalte nas unhas pode fazer com que elas enfraqueçam e acabem escamando, principalmente os que contem em sua formula produtos como benzeno, tolueno ou formaldeído. A dica é usar esmaltes que são livres desses componentes, os chamados hipoalergênicos ou então passar alguns dias sem pintar as unhas. Os fungos necessitam de calor e umidade para se desenvolverem, o tipo mais comum que ataca as unhas é o onicomicose, que é conhecido popularmente como micose.

fungos

Como evitar os fungos de unhas

A prevenção contra o fungo é simples, basta um pouco mais de cuidado com os hábitos do dia a dia, evitar andar descalço em lugares públicos, evitar calçados muito abafados, lavar as mãos sempre que necessário entre outros. Caso as unhas já tenham sido infectadas pelo fungo procure um dermatologista para que ele possa diagnosticar o tipo de tratamento adequado para o seu caso.

Os fungos podem passar de pessoa para pessoa através do uso dos calçados, de banhos em piscinas, toalhas de banho que são usadas por várias pessoas , pela genética, entre outros. Mas existem vários cuidados que podem ser observados para que os fungos não sejam contraídos. Confira:

– Procure manter os pés sempre secos, principalmente as unhas, pois os fungos adoram ambientes úmidos;

– Mantenha os pés arejados o máximo de tempo possível;

– Usar talco antisséptico ajuda a manter os pés secos e evita que os fungos se instalem nas unhas.

fungos 1

Tratamento para fungos

O tratamento varia de acordo com cada caso e a sua gravidade e pode ser por via oral ou com a aplicação direta de medicamentos sobre a unha como esmaltes, cremes e loções. O tratamento é contínuo e pode levar até um ano, caso seja interrompido deve voltar ao começo para que de certo e obtenha sucesso.

Existem inúmeros tratamentos para fungos, inclusive caseiros a base de vinagre, pinho sol, entre outros que são apenas fungistáticos e precisam de um tratamento longo para combater os fungos. Um produto que está na moda e se revela como eficaz é a caneta “Nail Repair” com o potencial de matar os fungos sem que haja necessidade de ingestão de medicamentos. Mas o problema é o preço, pois como é um produto importado o preço é mais elevado e sai por média de 20 Euros em Portugal, sendo que cada caneta dura 3 meses e para o tratamento completo é necessário 4 canetas. Mas antes de fazer qualquer tratamento é importante procurar um dermatologista e um Podólogo para uma avaliação e depois fazer o tratamento de forma adequada.

O tratamento deve ser feito com antifúngicos ou antimicóticos de acordo com orientação médica. Vale lembrar que tratamentos caseiros como é o caso do suco do limão, não ajudam em nada, pelo contrário, faz com que o fungo se prolifere mais ainda com a demora do tratamento adequado. Portanto fica a dica, caso você tenha fungo nas unhas procure o dermatologista e faça o tratamento adequado para ter unhas saudáveis e bonitas.

Faça um Comentário