Exposição ao sol – Como bronzear sem perigo

Quem não gosta de em um dia lindo de sol ir à praia ou piscina e se expor para pegar aquele bronzeado de causar inveja? Com certeza a maioria das mulheres adora fazer esse tipo de programa, mas é preciso ficar atenta, pois assim como o sol é benéfico ao organismo ele também pode fazer muito mal se a exposição a ele for de maneira inadequada.

Para aproveitar o sol de maneira adequada sem causar danos à saúde é preciso respeitar algumas regras importantes que fazem toda a diferença. A exposição ao sol é muito importante, principalmente se for todos os dias por dez minutos em horários estratégicos. Durante o verão é importante tomar sol apenas nos horários permitidos e evitar o sol entre 10h e 16h.

Com o calor do verão e as altas temperaturas o que as mulheres mais querem é praia e muito sol, ainda mais que as férias coincidem na mesma época. Para ter o corpo bronzeado é comum ver as pessoas abusando de praticas nada recomendáveis, se expondo ao sol sem a devida proteção. E o pior, em horários perigosos quando os raios UVB e UVA estão mais fortes podendo causar sérias queimaduras e ainda desenvolver câncer de pele. O índice de câncer de pele tem aumentado muito nos últimos anos por causa da exposição excessiva ao sol e a falta de cuidados.

sol

Absorção de vitamina D

Para maior absorção da vitamina D, apenas quinze minutos de exposição ao sol são suficientes, pois esse é o principal beneficio que o sol proporciona ao organismo humano. A vitamina D esta ligada na formação do cálcio responsável pela estrutura óssea. A absorção de maneira adequada também favorece na diminuição de alguns tipos de câncer no organismo como, por exemplo, pâncreas, próstata, colo e mamas.  Para usufruir dos benefícios do sol não é preciso passar horas na praia ou piscina. Tomar sol por cinco ou quinze minutos de incidência direta no rosto, mãos ou braços, três vezes por semana, são suficientes.

Alimentação ajuda no bronzeado

Para potencializar os efeitos do sol na pele é importante ter uma alimentação adequada com antioxidantes e betacaroteno que ajudam a fixar o bronzeado, ingerir uma porção por dia já é o suficiente. O indicado é consumir esses alimentos quinze dias antes de tomar sol. Esse tipo de alimento pode causar um tom amarelado na palma das mãos e sola dos pés, portanto não é necessário consumir mais do que quinze dias.

Importância do filtro solar

O filtro solar é indispensável para a saúde da pele e evitar manchas e o temido câncer de pele. Outro efeito maléfico provocado pela exposição demasiada e em horários inoportunos ao sol é o envelhecimento precoce. Portanto usar filtro solar de boa qualidade é de extrema importância para manter a saúde da pele e cultivar aparência jovem e bonita. Seguindo as dicas acima você poderá tomar sol de maneira adequada e conquistar um bronzeado incrível sem prejudicar a sua pele.

sol1

Exposição excessiva ao sol e seus perigos

Sintomas de queimadura excessiva do sol

Uma pessoa que se expõe ao sol em horários não recomendados e não usa proteção adequada pode sofrer queimaduras graves na pele que podem ocasionar febre, dores em geral, desconforto, entre outros sintomas. O organismo humano tem  sistemas de defesa contra o calor, que é o suor, mas quando se torna algo muito intenso só esse mecanismo natural não adianta e onde surgem as queimaduras em casos mais severos. A pele fica manchada, pode criar bolhas e deixar o aspecto horrível. A queimadura de sol se assemelha a outra queimadura, como a com água quente, por exemplo. Por isso é importante tomar cuidado.

O que fazer quando tiver insolação

Quando a pessoa tem uma insolação é importante que hidrate o corpo por via oral, ficar na sombra, fazer compressas frias, de preferência com chá de camomila. Essas compressas ajudam a aliviar a reação inflamatória da pele como a queimadura do sol. Loções como calamina e se necessário até cremes com corticoide ajudam a diminuir os efeitos das queimaduras provocadas pelo sol. Mas em alguns casos mais graves é necessário procurar um médico para que ele possa averiguar o caso e fazer o tratamento necessário. Para evitar esse tipo de problema é recomendado usar filtro solar conforme o tipo de pele, não se expor ao sol nos horários não recomendados e ingerir muita água. Respeitando as regrinhas básicas você poderá ir à praia no verão sem qualquer problema.

Faça um Comentário