Exames médicos que toda mulher deve fazer

Toda mulher tem que ter consciência de que desde cedo precisam tomar certos cuidados para com a sua saúde e com o seu corpo. São inúmeros os transtornos e eventuais problemas que podem surgir para aquelas mulheres que não se cuidam e não conhecem o seu corpo como deveria.

Pensando nisso foi que criamos esse artigo para destacar a você mulher que deseja ter uma maior atenção com a sua saúde e seu corpo dicas de exames médicos que toda mulher deve fazer desde sempre e para todo sempre, priorizando a prevenção e a precaução de eventuais problemas que podem vir a surgir.

Lembre-se que a sua saúde depende somente de você e mais ninguém

Exames médicos que toda mulher deve fazer (Foto: Divulgação)

Exames médicos que toda mulher deve fazer (Foto: Divulgação)

Vale sempre a pena destacar que os maus hábitos estão aí para serem feitos e as suas consequências não demoram muito para serem apresentadas. Por consequência, aquelas doenças que seriam fáceis de serem evitadas desde que se tenha uma vida no mínimo regrada, acabam por se beneficiar da situação propicia e causam problemas até mesmo irreversíveis. Além dos problemas e transtornos que podem ser acionados por maus hábitos de vida, existem aqueles que a hereditariedade fala mais alto e somente com a devida prevenção é que consegue manter-se afastado dessas intempéries.

Diante desses tipos de circunstâncias, está mais do que na cara que o correto e ideal é procurar manter uma vida, no mínimo, mais controlada e prevenida para que não se acabe por ser surpreendido por alguma intercorrência que poderia ser evitada.

Exames médicos que toda mulher deve fazer

Exames médicos que toda mulher deve fazer (Foto: Divulgação)

Exames médicos que toda mulher deve fazer (Foto: Divulgação)

É de suma importância que toda mulher tenha em mente que a melhor forma de evitar todo e qualquer problema ou eventualidade se dá através da prevenção. E prevenção é sinônimo de atenção, afinal de contas, ninguém mais além da própria mulher sabe dos seus limites de seu corpo e daquelas coisas que acabam por sair do comum.

Por isso que é altamente recomendado que o primeiro exame que deve ser feito é a auto avaliação do seu próprio corpo. Conhecer as áreas do corpo é fundamental para diagnosticar toda e qualquer eventualidade.

Ao mesmo tempo, é também de suma importância que a mulher saiba que somente ela não consegue se auto avaliar e se analisar. Portanto, é de total fundamento que a mulher tenha próxima de si um médico qualificado e capacitado para atende-la e dar as devidas recomendações desde cedo. O medico ginecologista é o maior amigo da mulher quando o assunto é combater eventuais doenças e evitar que as estatísticas e a genética sobressaiam em sua vida.

O recomendado de procurar um médico ginecologista não se deve ser seguido por idade, mas sim pela primeira menstruação e/ ou primeira relação sexual.

Exames que independem da idade

Após procurar um medico ginecologista, é de suma importância que o mesmo instrua a mulher à fazer exames que independem da idade e que já dão ao médico um amplo acervo de informações para que o seu histórico seja criado. Exames laboratoriais de sangue, por exemplo, aumentam o grau de informação do médico- glicemia, colesterol total e suas frações, triglicerídeos, creatina (avaliação da função renal), TGO e TGP (avaliação da função hepática), hemograma e exame de urina.

Somente com esses exames relativamente simples e altamente recomendados à serem feitos, não somente pelas mulheres, mas também por toda e qualquer pessoa, podemos perceber o quão importante é fazer um acompanhamento adequado.

Após a primeira relação sexual

Exames médicos que toda mulher deve fazer (Foto: Divulgação)

Exames médicos que toda mulher deve fazer (Foto: Divulgação)

Fazer exames como o Papanicolau é de suma importância. Avaliar como está o colo uterino é fundamental.

Preparando o terreno para engravidar

Antes de pensar em engravidar os cuidados devem ser redobrados, afinal de contas, além de você ter que estar com uma saúde adequada para a situação, lembre-se que você terá que ter pique e saúde de sobra para suprir as necessidades de uma nova vida que será criada por você.

Portanto, exames laboratoriais já descritos acima devem ser feitos. Além desses, exames como histerossalpingografia, exame de raio-x realizado com contraste, e uma histeroscopia, exame endoscópico, que servem para avaliar mais profundamente sistema reprodutivo. O exame sorológico também é importante, pois é nele que se avalia determinadas doenças, como rubéola, toxoplasmose e citomegalovirose.

Prevenção do câncer de mama

Indicado para ser feito após os 30 anos( se tiver casos na família), o exame do câncer de mama já pode ser feito em casa mesmo, fazendo o exame de toque. Além disso, é importante fazer anualmente o exame juntamente do seu medico.

 

Faça um Comentário

Leia também esse artigo: