Evite e combata a depressão – dicas importantes

A depressão é uma doença que afeta milhares de pessoas no mundo e cada vez mais serão afetadas. A depressão é considerada a doença do século, estima-se que, na América Latina, 24 milhões de pessoas sofrem com a doença, segundo Ministério da Saúde.

Quando uma pessoa esta depressiva ela apresenta sintomas como fadiga, falta de energia, transtorno de humor, sem interesse até mesmo para desenvolver as tarefas do dia a dia. Também apresenta sintomas físicos como dor de estômago e dor de cabeça, entre outros. É impressionante como a depressão se tornou uma doença mundialmente conhecida em tão pouco tempo. Os motivos são óbvios, a cada dia que se passa a pressão do dia a doa vêm aumentando, cobranças e problemas contribuem com os distúrbios psicológicos que acabam afetando a vida social da pessoa que porta a depressão.

O cérebro humano produz substancias chamadas de neurotransmissores que controlam as funções do cérebro. Entre eles está a serotonina que é responsável por dar ao cérebro a sensação de bem estar que regula o humor e proporciona sensação de bem saciedade. Portanto ter uma boa alimentação é fundamental para proporcionar maior produção de serotonina e aumentar a sensação de bem estar combatendo a depressão. Vale lembrar que a alimentação não substitui o tratamento medicamentoso e a terapia.

Para o organismo produzir a serotonina é preciso consumir alimentos que contenham aminoácidos, minerais como magnésio, cálcio, vitamina B6 e ácido fólico. Portanto ter uma alimentação balanceada é fundamental para ajudar no combate a depressão.

combata a depressão

COMO EVITAR A DEPRESSÃO?

Existem alguns métodos simples, coisas que se adicionarmos ao nosso dia a dia, poderemos sim evitar a depressão. As mulheres geralmente são as maiores vítimas deste mal psicológico. Cerca de 70% dos pacientes portadores de depressão são do sexo feminino e apenas 30% do sexo masculino, por isso acreditamos que este assunto é de muita importância para as nossas amigas que acompanham o Vestir e Maquiar.

Para evitar a depressão, é necessário saber o que está provocando ou antecedendo este mal, afirmamos com muita certeza que o maior sentimento que antecede a depressão é a tristeza. Sim, porque na verdade a depressão se trata de uma tristeza profunda, uma tristeza que faz a pessoa pensar que a sua vida acabou e que nada mais tem graça na vida.

Atividades para acabar com a tristeza

Então já sabemos que o maior ativador da depressão na vida de uma pessoa é a tristeza, então como combate-la? Simples, através da alegria. Faça tudo o que te deixa feliz, faça uma caminhada todas as tardes, converse com amigas, assista filmes de comédia e evite filmes tristes como de romances mal acabados e etc.

Procure ir ao teatro, assista peças de artistas comediantes renomados, leia muitas dicas femininas aqui no Mulheres Online, pratique esporte, vá para academia, enfim, viva!

A tristeza só toma conta do coração que não tem mais nada para fazer, quando você pratica esporte você começa a ter objetivos, quando você começa a praticar academia, automaticamente você fará novas amizades, entrará em novos grupos, enfim, você terá uma vida social agradável.

Comece a frequentar barzinhos, festas tranquilas onde você possa se comunicar com mais pessoas, uma ótima dica é frequentar clubes sociais, pessoas que estejam afim de fazer novas amizades e muito mais.

Evite ficar no computador por muito tempo, evite ficar sozinha, procure sempre estar bem acompanhada com amigos. No seu trabalho procure ser a melhor funcionária, caso você trabalhe como autônoma, ligue para clientes, marque visita para apresentar novos produtos, coloque-se metas e sempre que alcançar estas metas comemore, se gratifique por ter alcançado mais uma vitória.

Estas dicas são para você evitar a depressão, caso você já seja uma pessoa depressiva, procure uma ajuda psicológica, uma ajuda que fará você meditar mais sobre as coisas quem vem acontecendo com você. Confie no psicólogo (a), ele (a) é um (a) profissional qualificado para ouvir e aconselhar, não tenha medo de expor os verdadeiros problemas, faça a consulta ao psicólogo valer a pena.

Falamos isso pelo fato de muitas pessoas não se abrirem verdadeiramente para os psicólogos no ato do atendimento, isso dificulta e muito o profissional de encontrar uma saída para aquela depressão ou sentimentos semelhantes.

Depressão é coisa séria, depressão mata, depressão faz a pessoa viver sem expectativa de vida (que é o mesmo que morrer), então evite a depressão, viva a vida com intensidade e não deixe a tristeza tomar conta do seu coração.

combata a depressão 1

Confira alguns alimentos que melhoram o humor e são fundamentais como auxílio no combate a depressão:

– Castanha do Para, nozes e amêndoas são ricas em selênio que é um antioxidante muito poderoso e auxilia na redução do estresse. O ideal é fazer um mix dessas oleaginosas para consumir diariamente.

– Consumo de leite e iogurte desnatado elimina a tensão e a depressão por serem ótimas fontes minerais e de cálcio. O cálcio ajuda a diminuir e controlar o nervosismo e a irritabilidade. O ideal é consumir dois copos por dia.

– As frutas como mamão, melancia, abacate, tangerina, banana e limão são os agentes do bom humor. Também são ricas em triptofano, aminoácido que ajuda na produção de serotonina.

– Laranja e maçã tem grande importância porque fornece ácido fólico, cujo consumo está associado a menor prevalência de sintomas depressivos. A laranja é rica em vitamina C, portanto diminui o cansaço garante energia e diminui o stress, promovendo o melhor funcionamento do sistema nervoso.

– Carnes e peixes ajudam no combate da depressão e melhoram o humor. Esses alimentos aumentam a produção de serotonina, que exerce grande influência no estado de humor, pois são capazes de reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite, relaxar, criar a sensação de prazer e bem-estar e até induzir e melhorar o sono.

Com essas dicas de alimentos é possível melhorar o estado depressivo e em alguns casos nem é preciso à intervenção medicamentosa.

 

Faça um Comentário