Infeção Urinária – Esclarecimentos

Com certeza já ouviu falar em infeção urinária. É verdade que a maior parte das mulheres, tenham pelo menos, uma vez na vida esta infeção e devem ter bastante cuidado com ela, para que não se espalhe para os rins, porque os poder atrofiar.

A infeção urinária se for logo tratada não tem consequências, porém se houver muitas infeções urinárias você deve manter-se atenta e procurar o seu médico a fim de saberem o porquê de ser contaminada tantas vezes. Uma alimentação saudável, uma higiene regular e beber muita água durante o dia, são os princípios chave para você ter uma vida saudável e para prevenir as infeções urinárias. Tenha também cuidado nas relações sexuais, é aconselhável que tome algumas medidas, a seguir ao ato sexual. Neste artigo vamos falar das principais questões sobre esta infeção. Vamos ajudá-la a conhecer melhor a infeção urinária e o que deve fazer se tiver algum dos sintomas.

Infeção urinária

O que é a infeção urinária? 

O trato urinário é o sistema que faz a urina e a conduz até ao exterior. O trato urinário é composto pelos rins, pela bexiga e pelos tubos conectores. Quando germes conseguem alcançar o trato urinário, pode dar-se origem a uma infeção. A mais frequente é a infeção urinária, exatamente na bexiga. É preciso ter muito cuidado com as infeções urinárias, para prevenir que a infeção se espalhe cada vez mais vamos ajudá-la a perceber quais os sintomas. Se tiver alguns sintomas dos que vamos apresentar de seguida, deve de tomar as medidas adequadas, senão arrisca-se a que estão infeção se espalhe até aos rins.

Sintomas

Os primeiros sintomas que aparecem são ardor e dor quando você urina. Pode sentir-se, também, com a bexiga cheia a maior parte do tempo e ir com mais frequência ao banheiro, porém quando chega no banheiro, você não urina muito, só um ou dois pingos. Pode ter por vezes a urina de outra cor, pode ter um cheiro diferente e sangrar. Você pode sentir-se bastante incomodada, muito inchada, pesada e ter alguma febre.

Como evitar

  • Você deve beber muita água, todos os dias. Assim você se mantém hidratada que ajuda no fluxo normal da urina.
  • Prestar atenção à cor da sua urina.
  • Cuidar da higiene íntima diariamente.
  • Ir ao banheiro após uma relação sexual e fazer a higiene.  As bactérias provenientes da relação sexual podem contaminar a mulher.

Infeção Urinária

Porque é que é mais comum nas mulheres?

É normal as mulheres terem, pelo menos uma vez na vida, uma infeção urinária. Por causa da sua fisionomia e por conterem mais facilmente a urina, têm mais tendência a criar a infeção. Por isso é aconselhável que todas as mulheres façam a higiene íntima diariamente e bebam muita água, principalmente. Também pode ser mais comum numas mulheres do que em outras. Tudo depende das defesas imunitárias e hereditárias de cada uma. As mulheres grávidas também ficam mais propensas a terem uma infeção urinária por causa do aumento da circulação sanguínea e da humidade vaginal.

O que fazer quando sentir alguns sintomas

Se você tiver alguns sintomas, dos que já foram apresentados, você deve de ir ao médico, ao hospital ou consultar um médico ginecologista. Após o diagnóstico, (normalmente os médicos pedem uma amostra de urina para detetar o problema) o seu médico vai receitar-lhe um antibiótico para parar que a infeção se espalhe mais. Não ignore os sintomas da infeção urinária, você estará a prejudicar-se imenso. Se a infeção urinária chegar aos rins você pode ter terríveis consequências, podendo chegar à paragem dos rins.
Dê atenção aos sinais do seu corpo e cuida da sua saúde.

Faça um Comentário