Diferença entre queimar calorias e queimar gorduras

Sabemos que a obesidade é responsável por várias doenças, como: diabetes, problemas cardíacos e vasculares.

A importância de uma dieta balanceada e a pratica regular de atividade física está associada diretamente a prevenção destas doenças, inclusive a obesidade. A obesidade desencadeia também distúrbios psicológicos como a depressão, devido a baixa auto estima. Manter o corpo em forma é importante não somente para fins estéticos, mas principalmente pra o bom funcionamento de todo organismo.

Muitas pessoas acabam cometendo loucuras para emagrecer. Desta forma, comprometem a saúde, tanto quando comem em excesso ou quando deixam de comer. Seguir dietas radicais, onde há exclusão de alguns grupos de alimentos que são de extrema importância para nossa saúde não é recomendado.

Ficamos longos períodos em jejum acreditando que desta maneira conseguiremos emagrecer, mas estamos completamente enganados. Ao ficarmos muito tempo sem nos alimentar, estamos retirando a energia necessária para realizarmos nossas tarefas, de nossos músculos. Nosso organismo armazenará tudo que ingerirmos em forma de gordura, pois não sabe o momento que iremos reabastecê-lo. Ao ser retirada a energia de nossos músculos, diminuiremos nosso índice de massa magra, o que é ruim. Quanto menos for nosso índice de massa magra, mais lento será o processo de perda de peso. Nossos músculos utilizam energia para sua manutenção, mesmo estando em repouso estamos queimando energia. Não abra mão dos lanches intermediários, o ideal é que façamos refeições de 3 em 3h, em pequena quantidade, para evitar de queime músculo ao invés de queimar gordura.

Hoje falamos da diferença de queimar calorias e queimas gordura

Quando você se exercita, seu corpo busca nas calorias recém consumidas, assim como em reservas de energia para manter nosso corpo em atividade. Se você comer menos calorias do que queimar, uma parte da energia que você gastará será retirada de gordura armazenada.

Todo alimento que ingerimos contém s calorias e essas calorias ou são usadas imediatamente ou são armazenadas como reserva de energia. Seu corpo converte calorias desnecessárias em triglicérides, que são armazenadas em células de gordura. Os triglicérides podem vir da gordura ou carboidratos. Automaticamente, qualquer caloria em excesso que consumimos será armazenada como gordura. Seu corpo usa das reservas de triglicérides para ganhar energia entre as refeições, e em geral, para ter combustível para atividades quando a energia imediata dos alimentos não está disponível.

Indoor bycicle cycling in gym

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No momento em que damos início a uma atividade, nosso organismo utiliza primeiro as calorias disponíveis dos carboidratos. Uma vez que os carboidratos foram utilizados, os triglicérides são liberados das células de gordura para suprir qualquer necessidade de energia adicional para a sua atividade física. Como você precisa queimar 3.500 calorias a mais do que você consome para queimar 450 gramas de gordura, você está tecnicamente queimando caloria e gordura. Queimando mais calorias do que você consome, você força o seu corpo a utilizar a energia armazenada como gordura. Da mesma maneira, queimar gordura sem aumentar o seu consumo de calorias significa que o seu corpo usará mais das calorias que você consome e armazenará menos delas.

Para emagrecermos temos que ingerir menos calorias do que é necessário, ao fazermos essa redução nosso organismo irá buscar energia nas calorias que foram armazenadas em forma de gordura.

Nosso corpo não para de queimar calorias, isso porque elas são essenciais para suprir as funções metabólicas, a atividade física e a digestão. Sejam essas calorias vindas de calorias imediatas ou estocadas a partir da gordura, você queimará gordura desde que mantenha um déficit calórico.

Se consumirmos mais calorias que necessitamos nosso organismo dificilmente irá utilizar a gordura armazenada, e consequentemente, engordaremos. Se isso acontecer você estará automaticamente queimando calorias para manter-se em atividade e a gordura em excesso continuará armazenada.

Consulte um médico especializado, ele analisará fatores como, idade, sexo, peso, frequência de atividade física e gordura corporal para orientar qual a quantia de calorias que realmente você precisará com base nessas informações. A avaliação antropométrica é muito importante, ela serva para identificar os riscos de saúde associado aos valores muito altos ou baixos de gordura corporal, identificar o risco de saúde relacionado ao excesso de gordura abdominal, avaliar o efeito de intervenções nutricionais e programas de exercícios físicos, estimar o peso corporal ideal.

Confira ainda a diferença entre perder peso e emagrecer.

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