Dieta certa para um emagrecimento saudável

A luta contra a balança é constante. Quem não deseja perder ou manter o peso? São vários os fatores que são responsáveis pelo aumento de peso.

Devido a correria do dia a dia, buscamos alimentos práticos e fáceis de preparar. Mas a maioria desses alimentos são nocivos a saúde de nosso organismo. Eles possuem uma enorme quantidade de aditivos químicos e sódio. Stress, ansiedade, depressão, sedentarismo e distúrbios hormonais são alguns dos problemas que levam ao aumento de peso.

Mudando a alimentação e adotando um treino de uma hora, por pelo menos três vezes por semana, é possível perder de 2 a 4 kg por mês. Vai depender do gasto energético de cada um e de quanto tem a perder. Esse valor é seguro, pois não haverá perda de massa magra.

Dietas radicais são perigosas. Elas trazem danos a saúde, baixam a imunidade, diminui nossa composição de massa magra e corremos o risco de quando pararmos de seguir a dieta ( o que é inevitável, pois essas dietas costumam excluir grupos importantes de alimentos, engordarmos tudo que perdemos ou até adquirimos mais alguns quilinhos extra.

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Primeiro passo é a mudança de hábito alimentar. Devemos incluir em nossa alimentação diária alimentos funcionais (que auxiliam no processo de emagrecimento) e que trazem benefícios a saúde do nosso organismo.

Alimentos termogênicos, que aceleram nosso metabolismo basal, alimentos de baixo índice glicêmico, liberam o açúcar lentamente na corrente sanguínea. Desta maneira, teremos uma sensação de saciedade mais duradoura. Quando os níveis de açúcar se elevam excessivamente há maior tendência do organismo armazenar gordura, favorecendo o aumento de peso. Os alimentos que pertencem a esse grupo (BIG) são ricos em fibras, responsáveis por fazer a saciedade durar mais tempo e regularizam o trânsito intestinal.

Alimentos de baixo índice glicêmico

Cenoura crua (16), Brócolis, pepino, berinjela, espinafre, alface, tomate e repolho (20),Lentilhas (38), Ravióli integral, leite integral e abobrinha (39), Batata-doce e feijão-manteiga (44), Pão integral, ervilha fresca e iogurte com açúcar (48), Maçã (52), Aveia (55),Amendoim (21).

Alimentos ricos em fibras solúveis, no intestino, a fibra solúvel tem a propriedade de diminuir parte da absorção da gordura e do açúcar presente nos alimentos, elas colaboram com o controle e até mesmo na redução nos níveis colesterol sérico, triglicérides, redução da insulina no sangue.

Alimentos: Cenoura, abacaxi, bergamota, manga, maçã, laranja, grão de bico, feijão, lentilha, legumes como ervilha, e farelo de aveia.

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É importante lembrar que, para esses alimentos alcançar o efeito prometido, devem ser inclusos em nossa alimentação diária e em uma quantidade relevante.

Devemos nos alimentar de 3 em 3 horas. Isso é importante para que nossa massa magra não diminua. Quando fazemos jejuns prolongados o organismo vai buscar nos músculos a energia necessária para realizar tarefas vitais, consequentemente nosso índice de massa magra diminui. A energia que já “ingerimos” o organismo armazenará como gordura, pois não sabe quando o reabasteceremos novamente. E geralmente quando ficamos muito tempo sem comer, na refeição seguinte estaremos com mais fome.

Uma alimentação saudável é importante não apenas para estética, mas também para melhor qualidade de vida. Alimentação correta previne inúmeras doenças, como diabetes, problemas cardiovasculares, cardíacos, hipertensão entre outros.

Temos que por a saúde em primeiro lugar. Senão ao invés de perder peso perderemos a saúde. Temos que separar tempo para preparar nossa refeição. Não adianta vivermos correndo e estressados, e recorrer há alimentos industrializados por sua praticidade e rapidez de preparo, sendo que dali a poucos minutos estarão com fome. Isso ocorre porque não nos alimentamos, apenas comemos. Se não arranjarmos tempo para cuidar da saúde teremos que arranjar para cuidar da doença.

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Uma dieta adequada é uma dieta que segue um plano alimentar individualizado. Para isso é necessário que um médico especializado seja consultado. Para uma dieta ter sucesso é necessário que o nutricionista tenha conhecimento da realidade do paciente, ou seja, sua atividade ocupacional, suas rotinas, horários, disponibilidade financeira, hábitos regionais, entre outros, por isso a importância plano alimentar individualizado. Muitas vezes o sobre peso pode estar associado a vários fatores que não somente o consumo excessivo de comida, como já mencionado anteriormente.

Nossa composição corporal vária de pessoa para pessoa, portanto torna-se essencial que seja feito um diagnóstico, onde serão avaliado os resultados das avaliações antropométrica, clínica, bioquímica. A partir daí será feito um cálculo onde se conhecerá a necessidade nutricional de cada pessoa.

Mesmo que cada indivíduo necessite de um plano personalizado, algumas regras serão gerais. Beber 2 litros de água diariamente, praticar exercícios físico regularmente (para também evitar o ganho de peso ou manter os quilos eliminados), alimentação fracionada(de 3 em 3 horas).

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