Dicas para emagrecer sem contar calorias

Como atualmente o interesse por ter um corpo perfeito é cada vez maior devemos ficar atentas quando o assunto é dieta.

Fomos ensinados a pensar que para emagrecermos devemos comer o mínimo possível, mas como tudo evolui esse pensamento mudou. Primeiramente devemos saber que quanto maior o tempo que ficamos em jejum, mais prejudicial será para o processo de emagrecimento. Dietas radicais que restringem alguns grupos de alimentos são perigosas porque, a maioria dos alimentos trazem benefícios ao nosso organismo. Além de serem benéficos ao nosso organismo alguns deles auxiliam no processo de emagrecimento, acelerando o metabolismo. Alimentos de baixo índice glicêmico, por exemplo, tem a competência de evitar o diabetes, pois não geram picos de glicose no sangue. Alimentos ricos em fibras melhoram o trânsito intestinal, e eles ainda proporcionam uma sensação de saciedade muito maior que os carboidratos refinados.

Importância do Plano Nutricional

É importantíssimo aderirmos a um plano nutricional personalizado. Cada tipo de pessoa precisa de quantidades específicas de nutrientes e vitaminas. Esse plano será elaborado por um médico especializado, através da analise de vários fatores como, idade, sexo, estilo de vida, pratica esportiva, composição corporal, hábitos alimentares e objetivo. O profissional ainda contará com uma avaliação antropométrica para saber os níveis de gordura de cada indivíduo. Peso, altura, circunferência são alguns dos métodos que serão utilizados para determinar quais alimentos e a quantidade ideal que serão necessárias para que o indivíduo consiga alcançar seu objetivo de forma saudável. Primeiramente o profissional terá que saber qual é o verdadeiro objetivo do paciente e se ele precisa mesmo emagrecer.

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Existem vários motivos que nos levam a buscar auxílio em um profissional especializado, perda de peso, o ganho de massa muscular, o controle do colesterol, o controle da diabetes, a hipertensão, a anemia, a gestação, os motivos estéticos (ex: celulite, pele, etc.), ou somente para ter uma alimentação correta que nos auxilie a reduzirmos os riscos de doenças. Geralmente dietas que tem como foco soma de calorias, são dietas que fazemos sem acompanhamentos, dietas que lemos na internet ou revistas. Essas dietas não levam em conta preocupações cruciais como, por exemplo, se onde maramos encontraremos determinado alimento, se as calorias indicadas serão suficientes para podermos realizar tarefas vitais e necessárias no nosso dia a dia. Em geral é uma dieta elaborada para todos.

Mesmo que seja necessária uma dieta específica para cada um de nós, há regras gerais, como a prática regular de atividade física, o que também terá que ser analisado fatores como, idade, disponibilidade de tempo, e disponibilidade financeira. Beber no mínimo 2 litros de água por dia e seguir uma alimentação fragmentada onde deveremos nos alimentar de 3 em 3 horas.

Confira algumas dicas para emagrecer sem precisar ficar escrava das calorias.

Nem todas as calorias são iguais, se você comer 500 calorias de doces e frituras e comer 500 calorias de um prato nutritivo com quinoa, carne magra e salada, se sentirá alimentado e ficará mais tempo sem sentir fome ou cansado. A frita não oferece nada além de calorias. Nem mesmo energia. Pelo contrário, fritura rouba nossa energia, assim como açúcar refinado. Já a quinoa, além das 500 calorias em questão oferecerá ao seu corpo vitaminas, minerais, fibras, antioxidantes e proteínas de origem vegetal, nutrientes essenciais para o bom funcionamento do seu organismo.

Summer salad ingredients and a recipe book

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Não conte calorias, pois alguns alimentos, como aqueles ricos em glutamato monossódico (nesta categoria entram mais alimentos do que imaginamos incluindo os congelados!), aumentam nosso apetite. Outros alimentos considerados saudáveis como as barras de proteína, são feitos com tantos ingredientes processados que embora os números se encaixem perfeitamente em uma dieta de poucas calorias, são tão difíceis do corpo digerir que roubam toda sua energia e vitalidade só neste processo de digestão.

Legumes e frutas contém poucas calorias e muitas vitaminas e minerais. Por serem ricos em fibras, farão você se sentir completo(a) sem consumir muitas calorias por refeição. Quando você substitui alimentos gordurosos e sem nutrientes por smoothie de frutas e vegetais, saladas, cereais integrais e outros pratos saudáveis, você vai cortar calorias naturalmente, sem a necessidade de fazer contas matemáticas.

Apesar de nozes, sementes e abacate serem excelentes alimentos para sua saúde, vá com calma. Exagerar no consumo desses alimentos só porque são saudáveis vai adicionar calorias e gordura extras em sua dieta. Recomenda-se a metade de um abacate grande ou um pequeno por dia ou 1-2 gramas de nozes e sementes por dia. Prefira as castanhas cruas em vez das assadas, pois cruas possuem enzimas importantes que não são encontradas nas assadas. Você precisa de gorduras saudáveis em sua dieta. Esses alimentos são ideais para os lanches intermediários.

Mude seus hábitos, duma mais, diminua o stress, troque os alimentos refinados pela versão integral. Aposte em alimentos que aceleram o processo de emagrecimento como os alimentos termogênicos e os de baixo índice glicêmico. Toda essa mudança fará com que seu peso diminua e o melhor será mais difícil recuperá-lo.

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