Cutículas, tirar ou não tirar?

Já falamos aqui no nosso site  “Unhas Decoradas” sobre cutículas, você que vem acompanhando o nosso site vai ficar por dentro de mais algumas dicas legais e ficar sabendo sobre  a importância das cutículas para as unhas e o corpo.

As extremidades do corpo são protegidas por unhas, nas mãos e nos pés, que além de deixar as mãos mais bonitas e atraentes também servem para auxiliar no manuseio de produtos entre outras atividades do dia a dia. Mas nós mulheres adoramos estar com as unhas sempre bonitas, não importa se são compridas ou curtas, com ou sem cutículas.

As mãos são o cartão de visita das mulheres, portanto necessitam estar sempre bem cuidadas e esmaltadas, afinal todo esse cuidado faz parte da vaidade feminina. As unhas são compostas de queratina, um tipo de proteína sintetizada que serve para formar diversas estruturas do corpo. Embora fortes, as unhas dever ser flexíveis, brilhantes e lisas, sem irregularidades na lâmina (o local onde se passa o esmalte). Danificar a cutícula e a matriz da unha pode causar sérios problemas e fazer com que elas cresçam tortas e irregulares.

Se você adora ter uma unha bonita vale a pena seguir alguns pequenos cuidados para que não sejam cometidos erros na hora de fazer suas unhas, ainda mais se elas forem feitas em salões de beleza. Um dos erros comuns é não levar o seu próprio alicate de unhas à manicure. Para evitar doenças e alergias leve sempre seu alicate. Os palitinhos e as lixas usadas também devem ser de uso unitário pois elas acumulam bactérias. Ao fazer suas unhas, tenha cuidado ao lixá-las. Movimentos bruscos de vai e vem nas unhas podem fazer com que elas fiquem escamadas e quebrem com mais facilidade. Por isso tenha cuidado.

O QUE SÃO AS CUTÍCULAS?

As cutículas que para a maioria das mulheres é um estorvo e motivo de stress, é muito importante para as nossa unhas, afinal elas  são a proteção natural das mesmas. Quando tiramos a cutícula deixamos uma porta aberta para a entrada de fungos, bactérias e vírus que podem causar inúmeros tipos de doenças. Esse perigo é mais eminente para aquelas pessoas que frequentam salões de beleza, pois não se tem certeza se os instrumentos são esterilizados de maneira correta. Sem pensar que o manuseio incorreto do alicate de cutículas pode provocar arranhões, cortes mais profundos, ondulações e manchas nas unhas.

cuticulas 5

O que acontece quando a cutícula é extraída? O que são as cutículas?

Quando a cutícula é extraída é frequente acontecer inflamações na região, pois ao retirá-la as unhas ficam mais suscetíveis a contrair fungos, bactérias e infecções que podem até mesmo causar a perda definitiva da unha. As unhas normalmente não são muito sensíveis e não contraem infecções com facilidade, mas ao retirar a cutícula ela fica totalmente exposta e pode contrair varias doenças como: alergias, doenças bacterianas, fúngicas como onicomicose, virais como verrugas e hepatites B e C. quando o material é esterilizado de maneira correta o contagio pode ser evitado, mas com a falta das cutículas o organismo fica mais exposto à contaminação no dia a dia.

Tirar ou não tirar a cutícula?

As cutículas representam uma barreira protetora nas unhas. Se essa barreira é retirada, infecções ou entrada de bactérias podem entrar pelas unhas, deixando-as mais enfraquecidas. Se você possui muita cutícula ou acha feio tê-las, não as remova, apenas empurre a cutícula de cada unha com o auxilio de uma espátula. Hidratar as cutículas também é muito bom.  O óleo de cravo ajuda a manter a hidratação das cutículas. Outro erro que não pode ser cometido é o de colocar esmaltes coloridos diretamente nas unhas sem aplicar a base. Os esmaltes coloridos são mais agressivos às unhas, pois possuem pigmentos que acabam penetrando nas unhas. Por isso, para proteger sua unha e não deixá-la manchada ou amarelada, sempre passe uma base incolor antes de aplicar o esmalte.

Segundo especialistas não é indicado à retirada total da cutícula, afinal ela é uma estrutura protetora, o interessante é retirar apenas o excesso, ou seja, a parte incômoda. Empurre com uma espátula de forma delicada para não machuca-la e você manterá as cutículas sempre com boa aparência. Vale lembrar que existem no mercado inúmeros produtos redutores de cutícula que podem ser usados com excelentes resultados evitando a retirada por completo da mesma mantendo a proteção natural. Fica a dica para hidratar as mãos, pois a hidratação é fundamental para mantê-las lindas e alguns desses hidratantes são específicos para cutículas e devem ser aplicados a cada dois dias para retardar seu crescimento e nutri-las com eficácia dando a impressão de que foram retiradas.

cuticulas 6

Como ter as unhas saudáveis

Unhas saudáveis devem associar alguns cuidados com o uso de produtos específicos para unhas, cuidados diários de hidratação e especialmente, a ingestão de proteínas e vitaminas A e  B, tal como sais minerais: zinco, iodo, ferro e cálcio. A má alimentação é a maior responsável pelas unhas fracas e quebradiças é importante observar as unhas, pois elas são o espelho da saúde das pessoas tanto homens quanto mulheres. Hidratar as unhas é fundamental para que cresçam fortes se apresentar qualquer problema e persistir é importante procurar um médico. Para deixar as unhas perfeitas e esmaltadas sem tirar as cutículas é muito simples. Vale lembrar que quanto mais se tira as cutículas mais elas crescem, portanto se parar com esse hábito elas param de crescer. Para deixar as unhas lindas tem que cuidar das cutículas, passe um amolecedor de cutículas e espere alguns segundos, depois com o auxilio de uma espátula empurre as cutículas com cuidado com a sequência elas vão diminuindo até parecer que não tem mais, depois você só tira os excessos de pele que cria nos cantinhos das unhas para evitar que levante. Fazendo isso você vai ter unhas mais bonitas e saudáveis, afinal as cutículas servem para proteger as unhas.

Dicas importantes

O indicado por médicos e especialistas é não tirar as cutículas, mas se mesmo assim você optar por essa decisão, então é aconselhável tomar certos cuidados como:

– Usar sempre seus instrumentos, mesmo na manicure, carregue-os sempre com você para evitar contaminações;

– Procure usar seu esmalte, pois o pincel pode passar bactérias de umas unhas para outras;

– Não use acetona para remover o esmalte, prefira removedores que são menos agressivos;

– Todos os cuidados que você tem com as cutículas das mãos servem para os pés, portanto cuide bem delas para ter unhas saudáveis e bonitas sempre.

 

 

Faça um Comentário