Cuidados na hora de fazer as unhas

Cuidar do corpo é indispensável, mas os cuidados com as mãos são primordiais, pois são elas que se expõem todos os dias a produtos químicos deixando-as ressecadas e muitas vezes com manchas. As unhas igualmente são expostas a esses produtos deixando-as fracas e suscetíveis à quebra.

Portanto usar cremes específicos para unhas ajuda na sua composição e permite que fiquem mais fortes. Outra dica é usar esmaltes fortalecedores que podem ser encontrados facilmente em farmácias e lojas de cosméticos. Com apenas alguns cuidados diários é possível ter unhas saudáveis e bonitas por muito mais tempo.

Os cuidados mais simples podem ser grandes aliados na hora de fazer as unhas, pois o que poderia ser apenas um processo comum e rotineiro, de tirar as cutículas, pode se tornar numa grande dor de cabeça. Apesar de ser um costume muito comum entre as brasileiras, tirar as cutículas não é bom, pois ela é a proteção natural das unhas contra os agentes infecciosos. O ideal é deixar as unhas sempre bem cortadas e apenas empurrar as cutículas.

O excesso de esmaltes também pode se tornar um problema e deixar as unhas fracas, pois eles contem produtos químicos que causam desgaste. Para evitar unhas fracas é importante pelo menos uma semana no mês ficar sem pintar as unhas, pois esse tempo vai permitir que elas recuperem o brilho e evitar que quebrem com facilidade.

Como-usar-o-alicate-de-cutícula-ao-fazer-as-unhas-02

Contaminação

Sempre que você for a uma manicure leve seus instrumentos, ou exija que ela tenha instrumentos específicos para você. Se ela usar autoclave para esterilizar os mesmos também pode ser uma opção. A contaminação por Hepatite C ocorre através do contato com o sangue contaminado, ou seja, se uma pessoa que esta infectada usar o alicate e instrumentos perfurantes e se ferir o vírus ficará em contato com a superfície do aparelho e contaminará outra pessoa que o usar caso se fira. Por causa desse contato a melhor dica é usar um kit manicure pessoal.

A higiene do local é fundamental para evitar contaminações, portanto de preferencia a lugares mais limpos e que estejam dentro das exigências da vigilância sanitária da sua região. A sua saúde agradece.

Como diagnosticar os problemas de unhas?

Os problemas nas unhas são muito comuns e tornam-se desagradáveis e dolorosos, principalmente esteticamente. Nós mulheres em geral somos muito vaidosas e gostamos de manter a aparência das unhas sempre belas. Entretanto alguns problemas nas unhas podem ser perigosos e ter consequências mais graves para a saúde. Mas antes de começar a tomar medicamentos ou colocar qualquer produto nas unhas por conta própria é importante procurar um médico para que ele possa fazer o diagnóstico e ministrar o melhor tratamento.

unhas amarelas

Confira como detectar problemas nas unhas

Se o problema é causado por fungos as unhas perdem a cor, ou seja, se a unha estiver cor de rosa, então não está contaminada por fungos. Portanto se a unha apresentar cor amarela, marrom escuro ou preto é sinal de que está contaminada por fungos, ou seja está com onicomicose, infecção causada por fungo. A onicomicose pode fazer com que as unhas engrossem de tal maneira que causam incômodo. Vale lembrar que esse tipo de infecção pode passar para outras partes do corpo.

Observe para ter certeza de que você não tem psoríase ungueal, principalmente se você já tem nos cabelos ou em outra parte do corpo. Nesse caso as unhas ficam amareladas e criam bolhas em baixo fazendo com que se soltem e caiam.

Unhas quebradiças e frágeis são mais comuns e podem ocorrer por duas razões, a exposição constante a água e, a segunda ocorre pela falta de vitaminas.  Para detectar se essa é a causa do problema observe as unhas dos pés, se elas estiverem saudáveis, o problema não é pela falta de vitaminas. Nesse caso procure fazer as tarefas domésticas usando luvas e aplique base nas unhas com fibras de nylon.

Para evitar a onicomicose nas unhas você deve fazer a higiene adequada. Não compartilhe produtos de manicure, sempre revise suas unhas para evitar qualquer tipo de contaminação.

Faça um Comentário