Cronograma capilar: recupere seus cabelos usando o cronograma capilar

As indústrias de cosméticos nos oferecem cada vez mais novidades para mudarmos ou aprimorarmos nossa beleza. Nós podemos nos transformar, de loira podemos ser morenas em poucos minutos, deixar as madeixas lisas ou onduladas.

Se você é uma daquelas mulheres que segue as tendências da moda, deve ter um cuidado especial com os fios. A moda muda rapidamente uma hora as pontas são mais claras, de repente a cor do momento são tons escuros, e os fios tem que resistir a todo esse processo químico. Para isso as mesmas indústrias que auxiliam na “danificação” ajudam também na recuperação. A novidade agora é o cronograma capilar, ele promete recuperar os fios seguindo um cronograma. Geralmente o processo é feito em 4 semanas, com máscaras que agem nos fios hidratando, nutrindo e reconstruindo.

Cronograma capilar

Cronograma Capilar cabelos muito mais bonitos e saudáveis

Os ativos que hidratam os fios permitem que a umidade natural não seja retirada. Os nutritivos repõem os lipídios nos fios ressecados. Já os reconstrutores são específicos para quem realmente tem cabelos danificados, pois repõem da queratina perdida.

Máscaras nutritivas são ricas em óleos essenciais e vitaminas que atuam no interior das cutículas capilares, onde serão depositadas suas vitaminas. As reconstrutoras são feitas a base de proteínas como colágeno, que formam uma película protetora, revestem os fios para que seus nutrientes penetrem e fiquem agindo por um certo período.

As máscaras que geralmente encontramos em mercados e farmácias não possuem alta concentração de princípios ativos, as recomendadas são as profissionais.

Começar hidratando os fios é importante ela prepara o cabelo para que tenha melhor absorção e fixação dos nutrientes que serão aplicados em seguida. Hidratar é essencial mesmo que os fios não foram submetidos a processo químicos mas apenas o cloro das piscinas, o sal da água do mar e o sol danificam os fios.

Os cabeleireiros recomendam que seja feito um diagnóstico dos fios, para saber o que realmente deve ser reposto. As máscaras mesmos as profissionais não conseguem repor a massa capilar perdida, elas apenas amenizam os danos causados pela química. Para quem tem carência de nutrientes nos fios ainda virgens, pode ser indicado o uso de suplementos alimentares via oral, usado com orientação médica.

É importante também hidratar-se de dentro para fora, beber no mínimo 2 litros de água diariamente deixam cabelos e pele mais bonitos. Ter uma alimentação balanceada rica em vitaminas e nutrientes tão ajuda a melhorar a aparência das madeixas, Muitas vezes sintomas como queda e fios frágeis pode ser um alerta do organismo indicando que há problemas. Por isso recomenda-se ir a um dermatologista para ele avaliar e prescrever um hemograma para analisar seu sistema imunológico.

Atenção você não precisa seguir o cronograma oficial, hidratação, nutrição e reconstrução. Isso pode variar de acordo com as necessidades dos fios. Você pode por exemplo, na primeira semana usar 2 máscaras de hidratação e uma de nutrição e na semana seguinte 1 máscara de hidratação e 2 máscaras de nutrição e assim por diante. Não abuse de máscaras que contenham queratina, em excesso os fios ficam frágeis e quebradiços. É recomendado que cada etapa(hidratação, nutrição e reconstrução)sejam feitas de 2 em 2 dias, tente não ultrapassar de 48 horas para fazer a próxima etapa. Mas nunca faça a reconstrução sem antes hidratar e nutrir.

Cronograma capilar

Na dúvida do que usar consulte o Cronograma Capilar

As máscaras ideais 

Máscaras de hidratação – Possuem componentes como silicones, álcool modificado, são à base de frutas, vegetais, pantenol, bepanto, glicerina. Podemos potencializar o resultado da nutrição adicionando Bpantol Derma, açucar e mel. A glicerina vegetal é um hidratante natural e condicionante; não possui alteração química, e por isso é capaz de obter melhores resultados quando falamos na retenção e absorção de água.

Máscaras de Nutrição – São fáceis de identificar pois geralmente contém a palavra “óleo” no nome. Máscaras com óleos e manteigas na fórmula são de efeito nutritivo. Óleos vegetais, óleo de coco, óleo de mamona/rícino e óleo de amêndoas e menta hortelã.

Máscara de Reconstrução – A base de creatina, queratina, arginina, colágeno. Para potencializar o resultado da reconstrução você pode adicionar ampolas. Se você preferir pode adicionar uma colher de sopa de queratina líquida no creme de hidratação. Essa quantia é para a quantidade que você aplicará no cabelo.

Dicas:

  • Se os seus cabelos são quimicamente tratados, faça sempre qualquer antes de qualquer tipo de química uma hidratação e depois uma reconstrução.
  • Utilize sempre após a retirada de qualquer máscara condicionador ele não serve somente para desembaraçar os fios, serve para fechar a cutícula do fio e fazer com que a máscara fique lá dentro agindo por mais tempo mesmo depois do enxague.
  • Lave sempre com água fria, se não conseguir devido ao frio utilize no máximo água morna. Água quente danifica os cabelos.

Teste básico para descobrir a necessidade do seu cabelo:

Pegue um fio do seu cabelo, enrole nos 2 dedos indicadores, puxe lentamente e observe :

1º. Se puxar levemente e ele arrebentar, esta sem elasticidade e sem força, está extremamente seco precisa urgente de uma Hidratação.

2º. Se puxar o fio, ele esticar e não volta ao seu estado normal, parecendo um chiclete e se arrebentar, precisa de Reconstrução.

3º. Se puxar e ele esta endurecido, resistente, porém sem elasticidade e quebrar, precisa de hidratação, nutrição e menos reconstrução.

4º. Se puxar o fio, ele até tem elasticidade, mas quando puxa ele volta ao normal e resiste a quebra só forçando muito para se romper, seu cabelo está saudável é só manter.

Vamos conferir uma tabela que você poderá seguir conforme as necessidades do seu cabelo:

Cronograma capilar

Cronograma Capilar excelente para tratar os cabelos

Faça um Comentário