Coxinha de frango com catupiry

Sabe quando bate aquela vontade de comer coxinha de frango com catupiry? Pois é, você pode fazer em casa. Esta é uma receitinha da Palmirinha Onofre. Fica com uma massa super crocante, um recheio delicioso e é de dar água na boca.

Coxinha de frango com catupiry

Coxinha de frango com catupiry – Foto | Divulgação

Ingredientes

2 peitos de frango grande
2 litros de caldo de frango ( bem temperado)
100 grs de margarina
1 colher de aginomoto (opcional)
Coloral a gosto
2 tabletes de caldo de galinha
1 cebola ralada
850 grs de farinha de trigo
250 grs queijo catupiry
500 grs de farinha de rosca
5 ovos ( usar só as claras)
Sal, pimenta e cheiro verde a gosto

Nota

Em primeiro lugar, cozer os peitos de frango com o caldo de galinha e sal. ( O caldo será utilizado para fazermos a massa)

Preparo da Massa

Então, antes de mais, é muito importante provar o sal antes de jogar a farinha. Por isso, o ponto do caldo é ficar bem chegado no sal. Caso contrário, quando você acrescentar a farinha ele ficará sem sabor. Quando o frango estiver cozido, retire da panela e deixe o caldo ferver. Então, assim que estiver fervendo, retire imediatamente a panela do fogo e jogue a farinha mexendo com uma colher de pau até a massa ficar homogénea. Logo depois, levar novamente ao fogo e continuar mexendo até a massa desgrudar do fundo da panela e este é o ponto da massa. Em seguida, tire a massa e leve para uma pedra untada com margarina e sove bem. Por fim, cubra com um pano de prato ou com um filme pvc alimentar e reserve até a massa ficar morna ou quase fria.

Recheio

Coxinha de frango com catupiry

Coxinha de frango com catupiry – Foto | Divulgação

Para começar, é preciso picar o peito de frango bem miudinho. A seguir, em uma panela, colocar a margarina, a cebola ralada e deixar dourar. Imediatamente, acrescentar o frango picado, o aginomoto, a pimenta e o cheiro verde. Pode ainda acrescentar temperos a seu gosto. Deixe o recheio esfriar e acrescente o catupiry. Assim, seu recheio irá ficar mais saboroso  e homogeneizado. Consequentemente será mais fácil na hora de enrolar a coxinha.
Agora, é só enrolar as coxinhas de frango com o catupiry e ir colocando em um tabuleiro. Por último, passar primeiro pela farinha de rosca, depois pela clara de ovo e novamente na farinha.

Fritura

1 lata de óleo
1/2 pacote de gordura hidrogenada
Deixar o óleo ficar bem aquecido antes de jogar a coxinha.

Nota: Para que a coxinha de frango com catupiry não fique escura por causa da farinha de rosca queimada, vai passando o óleo pela peneira ( a peneira deve ser de arame se o óleo estiver quente)

Você pode fritar na hora ou ainda fazer saquinhos com a quantidade desejada e congelar.

Faça um Comentário

Leia também esse artigo: