Conheça os benefícios do feijão

Cada alimento traz seus benefícios, por isso a importância de consumirmos todos os grupos de alimentos. Evitar dietas radicais que exclui certos grupos de alimentos é perigoso, pode trazer danos a saúde.

A saúde deve estar sempre em primeiro lugar. Certos grãos não podem ficar de fora de nossa alimentação diária, como por exemplo, o arroz e o feijão. Esse é o prato típico do brasileiro, devido a sua praticidade e sabor. O feijão tem baixo teor de gordura e sódio. Por esse motivo ele é indicado para hipertensos e auxilia na prevenção e tratamento de distúrbios cardiovasculares, diabetes, obesidade e câncer.

O feijão tornou-se a principal fonte de proteína da população. Ele ainda fornece todos os aminoácidos necessários ao organismo. Um prato de arroz com feijão equivale ao que a carne vermelha nos fornece. Mas com a biodisponibilidade de seus aminoácidos, ou seja, a facilidade de aproveitamento pelo organismo.

Conheça-os-benefícios-do-feijão-e-o-que-fazer-com-cada-tipo-02

É rico em ferro, o feijão é uma das principais armas do combate à anemia ferropriva, que é a diminuição do número de células vermelhas (hemoglobina) do sangue causada pela falta do mineral. Sem hemoglobinas, o sangue não consegue transportar oxigênio para que as células do corpo produzam energia. O grão também contém boas quantidades de zinco e magnésio. O primeiro é importante para inúmeras reações químicas que ocorrem no organismo e a sua falta pode causar desde problemas de memória e até convulsões. Já o magnésio é fundamental para a saúde dos ossos, músculos, cérebro e sistema nervoso.

Entre as vitaminas presentes no feijão, há destaque para o folato, também chamado de ácido fólico e vitamina B9. Esse nutriente é muito importante durante a gestação para evitar deformidades no feto. Segundo a nutricionista, a falta dessa vitamina pode causar alterações de humor e até anemia, com sintomas parecidos ao da anemia ferropriva, como cansaço e fraqueza. Uma porção de 100 gramas de feijão contém aproximadamente 130 microgramas de ácido fólico.

O feijão ainda possui carboidratos complexos e fibras, que ajudam a equilibrar as taxas de açúcar no sangue, melhoram o trânsito intestinal e proporcionam uma sensação de saciedade mais duradoura. Com isso emagreceremos! Também contém ferro, mas, para facilitar a absorção do mineral, nada melhor do que a companhia de uma fonte de vitamina C, como a laranja e o abacaxi. Mesmo possuindo todos esses benefícios o feijão deve ser consumido com moderação.

Conheça-os-benefícios-do-feijão-e-o-que-fazer-com-cada-tipo-01

Lembre-se sempre, o feijão não pode ser nossa única fonte de proteína. Carnes magras e laticínios devem ser consumidos diariamente. Para se ter uma ideia 100 gramas de feijão cozido apresentam 8,6 gramas de proteína. Já 100 gramas de peito de frango cozido possuem 31 gramas.

O arroz e feijão ainda proporciona uma dose diária de flúor que pode ajudar no controle de cáries nos dentes. Os pesquisadores acreditam que esses alimentos absorvem o flúor presente na água tratada que costumamos utilizar para o preparo.

Tipos de feijão mais consumidos pelos brasileiros

Vamos conhecer os diferentes tipos de feijão e o que usar como acompanhamento. Devemos sempre variar a qualidade do feijão para não enjoarmos. Já que ele é indispensável para nossa saúde.

Feijão-carioca

Muito popular, vai bem com qualquer tipo de arroz, além de carnes vermelhas, frango, peixes e saladas. É o tipo ideal para preparar Virado à Paulista.

Feijão-preto

É o preferido para uma boa feijoada, que também pode ser preparada com feijão-mulatinho. Adicione uma laranja cortada na panela durante o cozimento para absorver a gordura das carnes. A laranja e a couve, tradicionais acompanhantes, ajudam na absorção do ferro da leguminosa por causa da vitamina C. Na versão vegetariana, em vez da carne de porco, entram tofu e legumes.

Feijão-branco

Ingrediente indispensável do cassoulet, feijoada francesa, valoriza sopas e saladas acompanhadas de molho à vinagrete.

Feijão Jalo

Possui grãos grandes e amarelados;

Quando cozido, forma um caldo encorpado marrom avermelhado;

Sabor delicado que lembra castanhas;

Ótimo para tutus, virados, saladas e sopas

Feijão Rajado

Possui grãos graúdos e cor rosado com listras avermelhadas;

Sabor adocicado;

Ótimo para ensopados;

Muito consumido em São Paulo, Minas gerais e região Sul.

Depois de conhecer os benefícios que o feijão proporciona a saúde das pessoas acrescente esse alimento na sua dieta diária.

Faça um Comentário

Leia também esse artigo: