Como limpar a sua casa em 5 passos

A limpeza da casa é fundamental para a sua saúde e o seu bem-estar. No entanto, algumas tarefas podem ser complicadas e por vezes bastante aborrecidas.

Acontece que, algumas mulheres têm uma família grande e uma casa com bastantes divisões e é normal que ela se suje muito mais do que se vivesse sozinha ou com mais uma pessoa. Pense positivo, não há problema nenhum em dividir tarefas e facilitar a vida a todos. Para além de haver um plano de quem limpa o quê, você não se vai perder no meio de tanta bagunça. Convêm que a limpeza da casa seja feito num dia calmo e que você tenha tempo. Assim as probabilidades de não escapar nada são muito mais reduzidas e você está mais tranquila para fazer tudo passo a passo.

Por vezes, é normal, que um dia não chegue para limpar tudo o que deseja, principalmente se há muitas divisões na casa. Não se preocupe, esta atividade deve ser bem feita e não contra o relógio. Se tiver de deixar umas divisões para o dia seguinte, se calhar essa é a melhor decisão a tomar.

As tarefas domésticas podem não ser fáceis. Porém,  tenha em mente o resultado final. Lembre-se como a sua casa vai ficar a brilhar e como tudo vai ficar bem arrumado.

produtos-259x300

Organize uma lista de tarefas

O primeiro passo consiste em organizar uma lista de tarefas.

Se você quer deixar a sua cozinha bem limpa, deve inclui-la na sua lista como tópico e até deve escrever o que deve limpar dentro desta divisão. O fogão, o forno, louça suja e até pode escrever de que modo os deseja limpar. Assim tem uma lista organizada para cada divisão, sabe o que tem de fazer em cada uma delas e que produtos deve utilizar para a sua casa ficar a brilhar.

Trate de uma divisão de cada vez 

Não queira tratar de tudo de uma vez. Pensar dessa maneira é errado!

Quando mais rápido quiser limpar, mais confusa ficará a sua casa. Os móveis deslocados, com produtos espalhados e você sem um plano.

Se quiser retirar os móveis de todas as divisões primeiro, a sua casa vai ficar um caos e vai ter que tomar muito mais tempo para arrumar tudo de novo. Para além de que, lhe podem escapar imensos pormenores.

Se limpar divisão a divisão, você vai estar muito mais atenta aos pormenores e assim se tiver que deixar alguma parte para o dia seguinte, tem a certeza que ela está mais ou menos no lugar e não com móveis espalhados e com uma metade limpa e uma metade suja.

Tenha muita atenção ao pó

Por vezes, limpar o pó pode ser frustrante.

Se você costuma passar o paninho para tentar remover o pó, de certo nota que parece que ele não saí do sítio. Mesmo que passe imensas vezes no mesmo sítio.

O ideal para tratar desse pó, que pode ser muito prejudicial para a saúde, é aspirar. Pode aspirar em todo o lado que tenha pó, porém tenha atenção para não riscar os seus móveis. Escolha o aspirador adequado para a ajudar a limpar sem riscar.

Utilize os produtos adequados

Para algumas mulheres é complicado saber que produto é mais adequado para cada divisão. Obviamente que os produtos que você usar para limpar o quarto, não serão os mesmos que vai usar para limpar a cozinha. Aqui está uma pequena lista para lhe dar uma ajuda.

Madeiras

Para os móveis de madeira você pode passar um pano húmido e de seguida passar o lustramóveis, para essa peças ficarem a brilhar.

Para os pisos, passe a esfregona com um produto desinfetante e depois de seco pode passar com a cera.

Azulejos

Utilize a esfregona e um produto desinfetante para os azulejos. Assim você terá a certeza que eles ficam completamente limpos.

Vidros

Para os vidros utilize um borrifador. Há uma técnica bastante interessante e muito prática, você pega em vinagre ou limão, álcool e água e está pronta para limpar.

Tecidos

Utilize um detergente diluído e passe o pano sobre os móveis de tecido, nomeadamente, sofás.

cozinha-limpa
Não se esqueça do exterior da casa

Se você tiver um jardim ou apenas um pequeno exterior, não o deixe ficar com mau aspeto! Quando terminar de limpar o interior, vá para o exterior, ele deve contar na sua lista de tarefas.

Aparar a relva, tirar as ervas más e principalmente ter tudo em condições.

Se você tem um jardim na frente da casa mais razões tem para o limpar. No entanto se você tem atrás da casa ou simplesmente escondido, também tem de o ter em condições.

E você, como se costuma organizar para limpar a sua casa?

Faça um Comentário