Como deixar a sua cozinha bem limpa

A cozinha é uma divisão extremamente importante da casa, costuma-se dizer que ela é o coração da casa. Você se é dona de casa sabe perfeitamente que esta divisão costuma sujar-se muito facilmente.

Este espaço se não tiver alguma atenção durante um curto prazo de tempo vai tornar-se um caos, louça suja para um lado, fogão sujo para o outro, enfim uma grande trapalhada.

Esta divisão requer muita atenção e carinho. Se houver muita sujidade na cozinha, os micróbios e batérias tornam-se perigosos para quem a utiliza e como nela. Você até pode ser uma dona de casa exemplar, porém se não trocar periodicamente a esponja de lavar a louça, o paninho utilizado para secar e não tiver o escorredor de pratos e o porta talher bem limpo, corre o risco dos micróbios e das batérias se multiplicarem.

Para ter uma cozinha livre de agentes perigosos para a saúde, você tem de manter os seus alimentos fresquinhos e bem conservados, caso contrário, está a colocar a sua saúde em risco. Mantenha os bons hábitos de higiene.

Repare, aqui você vai confecionar os seus pratos, vai servi-los e muito provavelmente vai comer na sua cozinha, portanto não deixe que os descuidos tomem conta da sua saúde.

É normal que as donas de casa se sintam cansadas de passar tanto tempo de volta desta divisão, que normalmente é a que custa mais a limpar. Por isso, tome atenção para as dicas que lhe vamos dar.

Organização

Não é preciso sujar menos para ter de limpar menos. Você pode sujar se tiver necessidade.

Quando você está prestes a preparar uma refeição, tenha sempre um paninho húmido com umas gotas de detergente, à mão. Lembre-se sempre que suja qualquer coisa, limpe com esse paninho. Quando vai descascar um alho ou uma cebola, deite logo a casca na lixeira.

Vai ver que assim a sua cozinha fica muito menos suja no final.

Tenha um horário

É normal que você não tenha tempo para lavar os pratos a seguir ao almoço, porque tem de ir trabalhar ou tem de cuidar de outras coisas, por exemplo os seus filhos.

Não precisa de lavar a cozinha toda mal acaba uma refeição, apenas tenha um horário. Pense que tem de acordar dez minutos mais cedo ou tem de se deitar dez minutos mais tarde para poder limpar a cozinha na perfeição.

Se você for organizada e ajustar um horário de limpeza, está num óptimo caminho para ficar satisfeita com a arrumação e limpeza da sua cozinha.

limpar-cozinha-300x214

Limpeza do fogão 

Para o fogão utilize um pano molhado em água morna, bicarbonato de sódio ou álcool antes de passar um detergente ou um sabão.

Limpeza do forno

Limpe o forno com um detergente neutro. Por fora do vidro da porta, pode utilizar um limpa-vidros.

Limpeza do microondas 

Se sujar o microondas tente limpá-lo logo de imediato, se você deixar passar muito tempo, vai ser muito mais difícil de tirar as gorduras.

Limpe com uma esponja, água e detergente.

lavar-louça-300x225

Limpeza do lava-louças e louça suja

Use um pano molhado e sabão para tirar a sujidade do lava-louças.

Não tem nenhum truque em especial para tratar manualmente da louça suja. Apenas torne essa tarefa mais fácil ao colocar uma ordem. Primeiro trate dos copos, de seguida os talheres, os pratos, as canecas e tigelas, as bacias, as travessas, panelas e formas e por último as frigideiras. Deve utilizar essa ordem, por causa da gordura e do espaço que vão ocupar. Faça bastante espuma com o detergente, vai ajudá-la a retirar a gordura.

Limpeza do chão da cozinha 

O ideal é usar o aspirador sempre que algo caía ao chão ou com bastante frequência para a sua cozinha ficar livre de qualquer pó. Se não poder utilizar o aspirador, varra muito bem, em todos os cantos, a fim de retirar todo o pó. Depois passe uma esfregona com detergente e água no chão.

E você, que técnicas utiliza para deixar a sua cozinha a brilhar?

Faça um Comentário

Leia também esse artigo: