Como Cuidar das Cutículas e Unhas

O contato diário com água e produtos químicos acaba com as unhas e as cutículas, deixa as unhas fracas e suscetíveis à quebra. Esse problema afeta quase todas as mulheres, principalmente as donas de casa que não podem abrir mão desses serviços. Mas nem tudo está perdido, pois com alguns cuidados simples e fáceis de tomar você pode ter mãos lindas e cutículas perfeitas.

Ter um dia da semana para fazer as unhas e cuidar das mãos no salão de beleza nem sempre é possível por causa da correria do dia a dia durante a semana.

Toda mulher tem um alicate de cutículas na bolsa ou em casa, no entanto nem todas sabem como usá-lo. Se você é dessas mulheres pode ficar tranquila, pois vou ensinar você a usá-lo passo a passo sem erros. Normalmente as mulheres procuram a manicure para fazer as unhas e tirar as cutículas, mas será que os instrumentos são realmente esterilizados e limpos para evitar contaminações? O ideal seria se toda mulher fizesse suas unhas em casa, mas como isso não é possível a melhor opção é levar o seu kit de casa.

Como-ter-belas-cutículas-sem-precisar-cortá-las-01

Aprenda a cuidar das unhas em casa com algumas dicas simples:

A hidratação é fundamental – quanto mais hidratar as mãos melhor para as cutículas, pois o risco de levantar e ficar esbranquiçadas diminui consideravelmente. Existem cremes hidratantes especiais para as mãos, o interessante é aplicar sempre que lavar as mãos. Existem no mercado inúmeros produtos para deixar as mãos macias e hidratadas, além dos cremes tem também a cera nutritiva que pode ser aplicada por cima do esmalte ela deixa as cutículas macias e sempre no lugar.

Para fortalecer as unhas – além de ter uma dieta rica em cálcio, proteínas e vitamina A, você também pode usar óleo fortalecedor antes do esmalte.

Dar descanso às unhas – essa é uma dica muito importante. É difícil as mulheres concordarem em ficar pelo menos uma semana sem esmaltar as unhas para que elas possam se recuperar da agressão causada pelos agentes químicos dos esmaltes. As cores escuras podem deixar as unhas amareladas, portanto use cores claras intercalando para evitar o amarelado nas unhas.

Lixar e polir é fundamental – lixar e polir as unhas é fundamental para que cresçam fortes  e saudáveis. Prefira as lixas de quatro lados elas são mais versáteis e práticas apresentam diferentes versões em cada lado lixar, polir, remover saliências e dar brilho. Aproveite as dicas e cuide bem das suas unhas e cutículas.

cuticulas

Alicates de cutículas

Os alicates de cutículas são instrumentos pontiagudos e cortantes usados para cortar peles. O importante é tirar as cutículas com cuidado para não cortar e fazer sangue, pois ao machucar tecido vivo pode desencadear infecções. O alicate é usado especificamente para remoção de peles mortas e soltas, em alguns casos podem ser usados para cortar unhas, mas não é muito recomendado. Ele possui designe anatômico que se adapta com perfeição a mão facilitando o corte das cutículas.

Remoção de cutículas passo a passo

Coloque os dedos de molho em um recipiente com água morna por alguns minutos, esse processo vai amolecer as cutículas facilitando a remoção;

Opte por um alicate de cutícula de aço inox, pois eles são mais afiados e facilitam a remoção da cutícula;

Com o alicate corte todo excesso de pele que estiver na volta dos dedos , ou seja, nas laterais das unhas;

Comece cortando a cutícula de forma leve e precisa, mas antes use o levantador para deixá-la mais solta. O alicate vai ajudar a deixar as unhas limpas prontas para serem esmaltadas.

Aos poucos você vai conhecendo mais suas unhas e as cutículas removendo com maior precisão até chegar a mesma perfeição das manicures de salões.  O importante é tentar até conseguir.

Como-usar-o-alicate-de-cutícula-ao-fazer-as-unhas-02

Como cuidar das cutículas em casa – dicas

Onde quer que você faça as unhas, em casa ou no salão, por questões de higiene, utilize apenas os seus instrumentos (alicate, empurrador de cutícula). Não compartilhe esses instrumentos com outras pessoas. Os salões devem possuir materiais descartáveis e esterilizadores, mas vale a pena tomar esse cuidado. Para quem não tem especialização em cursos de manicure e pedicure mas faz as unhas em casa sozinha, deve-se ter o cuidado de não remover  a cutícula, ainda mais de forma profunda.

A cutícula se for removida de maneira muito profunda pode causar inflamação e pequenos pontos brancos podem acabar surgindo na matriz da unha. Se você não consegue conviver com essa camada fininha de pele que é a cutícula, tente apenas empurrá-la com o auxilio de um palito de laranjeira, de maneira delicada.

Luvas e cremes hidratantes

A maioria das mulheres não possui o hábito de usar luvas quando tem que utilizar algum produto químico, como os detergentes e sabão em pó. Para que a pele não fique ressecada o uso de luvas é essencial, elas ajudam a proteger a pele das mãos dos agentes agressores contidos nesses detergentes. E, para que as mãos e unhas consigam ficar sempre saudáveis, lembre-se de usar cremes hidratantes para as mãos. Geralmente eles são fabricados em pequenos tubinho que podem ser carregados dentro da bolsa sem que se ocupe muito espaço. Cremes que contenham amêndoas e lichia sempre proporcionam elevada hidratação à pele

2 Comentários

  1. Gislaine pires dos santos 01/03/2018
  2. Gislaine pires dos santos 05/03/2018

Faça um Comentário

Leia também esse artigo: