Chás para beber todos os dias

Nesse friozinho uma boa pedida é o chá. Além de esquentarmos essa bebida é altamente recomendada, pois tem baixíssimas calorias e alguns chás  nos trazem benefícios a saúde.

O chá se consumido para algum benefício a saúde tem que ser  bebido com regularidade, no mínimo três vezes ao dia, por 30 a 120 dias.  Não é necessário ser sempre no mesmo horário, o interessante de marcar um horário específico é que será mais fácil de você lembrar de tomá-lo.

Vamos aprender o modo correto de preparar seu chá.

1. Escolha o chá de sua preferência (a medida é uma colher de chá por xícara) e coloque dentro de um bule, de preferência de porcelana. O metal pode alterar o gosto.

2. Esquente água mineral na chaleira, não deixe ferver. Quando as primeiras bolinhas começarem a subir, desligue. A temperatura deve ficar em torno de 85°C. O ideal é que, ao tocar a chaleira, sinta que está bem quente, mas sem queimar as mãos. Os chineses dizem que, se não conseguimos tocar uma coisa, ela também não está boa para ser consumida.

3. Jogue a água no bule, sempre em movimentos circulares para permitir a entrada de maior quantidade de oxigênio.

4. Deixe a bebida descansar por 3 a 5 minutos. Para cada tipo de chá o tempo de espera muda.

5. Antes de servir, coloque água quente dentro da xícara para aquecê-la. Isso manterá o chá quentinho por mais tempo.

Chás-que-deveriam-ser-tomados-todos-os-dias-01

Agora veremos alguns chás que podem ser tomados todos os dias.

1- Chá Verde: antiestresse, ajudar a relaxar. Tem também ação antibacteriana, que ajuda a evitar as cáries. Retarda o crescimento de tumores, principalmente de mama. Auxilia no processo de emagrecimento, pois acelera o metabolismo basal. Serve também de protetor solar interno, ajudando a proteger a pele contra raios ultravioletas.

2- Hibiscos:  diurético, emagrecimento, hipertensão arterial, cálculos renais, disenteria, febres, inflamação das gengivas e em geral contra diminuição das defesas do organismo.  Diminui o colesterol. Ideal para quem quer emagrecer.

3- Chá mate: tem ação termogênica e antioxidante, bom para acelerar o metabolismo e evitar o envelhecimento precoce. É preciso um cuidado, apenas, com o seu poder estimulante, por conter cafeína. “Pessoas com hipertensão precisam evitar exageros, porque o chá mate aumenta a circulação e ainda pode irritar ainda mais a parede do estômago de quem tem gastrite”

Chás-que-deveriam-ser-tomados-todos-os-dias-02

4- Chá de canela:  ótima aliada no controle de diabetes. Ela ajuda na redução da glicemia, regulando o açúcar no sangue. Além disso, ajuda a diminuir a vontade de comer doces e melhora a circulação.

5- Chá de gengibre: é um dos melhores anti-inflamatório que temos na natureza. Ele também atua no sistema digestivo contra cólicas e gases e ajuda no combate à celulite, tão indesejada pelas mulheres. Combater enjoos e náuseas, principalmente em gestantes, que não podem usar muitos remédios durante a fase da gestação.

6- Chá de limão:  tem ação alcalinizante, ou seja, ajuda a deixar o pH do sangue dentro do nível alcalino, que é como ele deve ficar. Com esse nível estabilizado, não há perda desnecessária de nutrientes e todos os sistemas do corpo atuam da forma correta. Recomenda-se fazer o chá com a casaca, porque ela tem uma ação muito forte de desintoxicação do organismo.

Faça um Comentário