Chá de alcachofra emagrece

Com a correria que temos em nossas rotinas fica difícil manter uma vida saudável e digna de se ter um corpinho belo e sarado. Porém, existem hábitos simples e práticos que podemos adotar e que com certeza poderão fazer, e muito, diferença na sua vida e na sua saúde.

E tomamos por exemplo(literalmente) a ingestão do chá de alcachofra, cujo um de seus benefícios é o combate ao colesterol e ao inchaço. Sem falar que ajuda a emagrecer.

A alcachofra

A alcachofra tem a sua origem em na Europa, porém em todos os países de clima temperado e sub-tropical pode ser encontrada. Seu destaque se dá pelos recursos medicinais que nela se encontra. A Alcachofra possui propriedades coleréticas (estimula a produção de bile) e colagoga (estimula a eliminação da bile pela vesícula biliar). Com essa combinação, a alcachofra pode ser um grande combatente do colesterol e dos triglicerídeos, sem falar no auxilio da digestão de gordura. estes efeitos em conjunto levam a uma melhora da digestão de gorduras, além da diminuição de colesterol e triglicerídeos.

Chá-de-alcachofra-emagrece-combate-o-inchaço-e-o-colesterol-01

Sua produção aqui no Brasil tem como centros de grandes produções nos estados de São Paulo, Paraná e Rio grande do Sul. Seu plantio deve ser feito no outono e precisa ser colhido na primavera.

Diferente de outros métodos naturais, os médicos aderiram essa planta pelo fato de ter grande destaque em pesquisas. Seu alto poder medicinal ajuda a combater principalmente doenças hepáticas. Através da alcachofra podemos encontrar grandes quantidades de vitaminas A, B, C e inúmeros minerais como o cobre, enxofre, iodo, cálcio, ferro, fósforo, potássio, sódio, zinco e manganês.

Além do chá, a alcachofra pode ser consumida na forma de chá, cozinha ou em cápsulas.

Se seu caso de saúde não for dos melhores, o aconselhável é sempre ir ao seu medico e pedir orientação sobre a necessidade de tomar esse chá(podendo ser consumido também das outras formas descritas acima), a forma e quantidade.

Por se tratar de uma planta muito segura, a alcachofra não restringe a sua utilização. Por isso, você pode beber a vontade, desde que não exceda a quantidade indicada de liquido que pode-se tomar durante o dia(não mais do que 4 litros de liquido para não sobrecarregar os rins).

Benefícios da alcachofra

  • Atua como potenciador digestivo;
  • É diurética;
  • Auxilia no funcionamento do estômago;
  • Previne diversas doenças hepáticas;
  • É altamente eficaz no combate às gorduras, por isso é considerada emagrecedora;
  • Auxilia no combate ao endurecimento das artérias e possui efeito antiesclerótico;
  • Auxilia na cura e tratamento das doenças do fígado;
  • É laxativa, sem irritar a mucosa dos intestinos;
  • Diminui o colesterol ruim;
  • É hipoglicemiante;
  • Depurativa;

– Com o aumento da diurese(urina) a sua consequência será uma desintoxicação intensa do seu organismo. Com o potássio em alta na alcachofra, auxilia e potencializa o equilíbrio eletrolítico do nosso organismo e, com isso, auxilia na eliminação do excesso de agua do nosso organismo.

Chá-de-alcachofra-emagrece-combate-o-inchaço-e-o-colesterol-02
– Com o consumo mais frequente da alcachofra inúmeras substancias começarão a estimular o seu organismo. A cinarina e o ácido clorogênico são compostos ativos que estão situados na alcachofra. Elas auxiliam na redução dos níveis de açúcar no nosso sangue. Com isso, ela auxilia também no emagrecimento.

Como fazer uso da alcachofra para emagrecer?

Como você viu, não é só para emagrecer que a alcachofra pode ser utilizada e beneficia quem faz uso. Porém, em forma de chá, a alcachofra é altamente indicada para quem quer emagrecer.

Como preparar o chá

Misture 3 colheres de folha secas de alcachofra com 1 litro de água. Ferva por 5 minutos. Se sentir necessidade de adoçar o chá, utilize o mel e procure evitar o açúcar (mais calórico e menos natural). Tenha preferência de consumir o chá preferencialmente próximo às refeições. Pode-se fazer uso também ao longo do dia. Seu uso não é indicado no período da noite, pois por se tratar de um diurético, poderá atrapalhar seu sono.

Faça um Comentário

Leia também esse artigo: