Caminhada – Exercício Perfeito

A caminhada é uma das atividades físicas mais fáceis de serem realizadas, pois além de tonificar o corpo ajuda a emagrecer. Ela é ideal para quem esta iniciando atividades físicas, pois não força demasiadamente os músculos sem que haja qualquer tipo de lesão.

A caminhada ao ar livre é a mais indicada, pois além de manter a forma ela ajuda a evitar a depressão, a pessoa respirar o ar puro e ainda aproveita o convívio com outras pessoas. Mas é importante que ela seja realizada em parques, praças, ou qualquer outro lugar bem arborizado.

A caminhada também trabalha a função cardiovascular, melhora o condicionamento físico, fortalece os músculos das pernas e região glútea, ajuda a controlar a pressão sanguínea, e os níveis de colesterol no sangue, reduz os riscos de doenças cardíacas, osteoporose, diabetes, estresse entre outros benefícios. A caminhada pode alterar a frequência conforme o corpo for aceitando para mais rápida ou menos, você decide a melhor maneira. Normalmente o ritmo vai aumentando conforme a necessidade, mas é importante a orientação de um profissional para que ele possa desenvolver um treinamento ideal conforme a necessidade de cada um.

Caminhada-–-Exercício-Perfeito-Para-Quem-Está-Começando-Nas-Atividades-Físicas-03

Confira alguns cuidados para uma boa caminhada

– Faça alongamento antes e depois da caminhada;

– Beba muita água antes, durante e depois da caminhada;

– Use tênis apropriado para caminhada, pois dessa forma o corpo sofre menos impacto;

– Evite ladeiras, caso sinta dores nas pernas diminua a velocidade;

– Mantenha as costas e o abdome firme e contraído;

– Dobre o cotovelo em noventa graus e inicie o movimento a partir do ombro;

Caminhada-–-Exercício-Perfeito-Para-Quem-Está-Começando-Nas-Atividades-Físicas-02

– Não pare de caminhar repentinamente, é importante ir diminuindo a frequência aos poucos até parar;

– Coma alimentos leves antes da caminhada tipo iogurte, frutas, suco e torrada para que o corpo tenha energia suficiente durante a caminhada.

Com as dicas acima você já sabe dos benefícios da caminhada e pode começar agora mesmo, pois perder peso e manter a forma nunca foi tão fácil, mas não esqueça, se o objetivo for emagrecer é importante ter uma alimentação equilibrada para que o resultado seja intensificado.

Faça um Comentário

Leia também esse artigo: