Benefícios do café

Os benefícios do café são conhecidos nas mais variadas áreas da saúde. Além disso, o café esta entre as bebidas mais consumidas pelos brasileiros. Ele é motivo de grandes conversas, reuniões e pausa no trabalho, afinal quem nunca deu uma paradinha no que estava fazendo para tomar um cafezinho? Existem inúmeras maneiras de fazer café e todas elas sempre encontram que as aprecie.

Algumas pessoas são tão viciadas em café que não passam um dia sem consumir a bebida deliciosa.

Benefícios do café

Além de ser uma bebida deliciosa o café também traz benefícios para a saúde das pessoas, principalmente para os fumantes. Pesquisas comprovam que os fumantes que tem o hábito de tomar cafezinho diminuíram em 49% o risco de morte por câncer de boca e faringe. Normalmente essas pessoas tomaram em média quatro xícaras por dia, portanto mesmo tomando uma xícara por dia já obtiveram resultados positivos. Os efeitos positivos do café são produzidos tanto em homens quanto em mulheres que fumam ou que consomem álcool. Os efeitos são mais intensificados com o café tradicional, uma vez que o descafeinado e o chá não obtiveram resultados significativos.

Benefícios do café

Benefícios do café (imagem: Divulgação)

O café e o emagrecimento

O café também auxilia no emagrecimento, uma vez que ele é uma bebida termogênica, ele aumenta o metabolismo basal fazendo com que o corpo gaste mais energia. Ele também tem capacidade de diminuir o cansaço, através da cafeína, ajudando atletas a renderem bem mais nas suas atividades.

A cafeína também protege o organismo do Alzheimer e de outras demências, não se sabe ainda como acontece. Pode ser por dois fatores a ação antioxidante e anti-inflamatória da bebida ou como estimulante da reprodução e renovação do líquido responsável pela irrigação do cérebro.

O café e o câncer

Estudos comprovaram que os resultados positivos do café nesse tipo de câncer esta ligado aos polifenois, antioxidantes e outros componentes da bebida, mas outros estudos também estão sendo feitos com a bebida para dar mais esclarecimento a essa relação.

O mito que o café faz mal já caiu por terra, pesquisadores constataram que ao dar o alimento aos ratos novos e mais velhos tiveram melhora considerável nos batimentos cardíacos e nos músculos das pernas.

Isso prova que o café, ou seja, a cafeína encontrada no produto é excelente para quem pratica exercícios físicos, seja para manter a forma ou como atletismo. Pessoas idosas são as mais beneficiadas com o uso do café, uma vez que ele ajuda no fortalecimento dos músculos evitando as quedas frequentes da idade e ainda ajuda no combate dos radicais livres, pois atua como antioxidante.

benefícios do café

Benefícios do café (imagem: Divulgação)

Outras propriedades da cafeína

Além de todos os benefícios da cafeína citados acima, ainda ajuda a aprimorar o raciocínio lógico, mas vale lembrar que deve ser consumido de forma controlada, uma vez que se ingerido em excesso pode afetar os ossos, pois a cafeína em excesso induz o corpo a eliminar o cálcio que é fundamental para a sustentação dos ossos. A cafeína não está presente apenas no café, mas aparece em algumas marcas de refrigerante, em chás e em outros alimentos.

Os músculos quando fortalecidos suportam uma carga maior sem apresentar lesões, portanto o uso de certos alimentos é fundamental para quem faz exercícios físicos. O café é um excelente aliado, mas é preciso consumir com cautela, uma vez que algumas pessoas podem perder o sono por ele ser estimulante. Vale lembrar que o café torrado e moído é o mais eficaz, principalmente se for feito na hora do consumo.

As pessoas idosas podem tirar proveito da bebida, mas com cautela observando sempre para não consumir à noite. Três xícaras por dia é o suficiente para ajudar na musculatura. Aproveite a bebida para malhar mais sem sentir o cansaço habitual na musculatura.

Faça um Comentário