Benefícios da vitamina C

A vitamina C é um é um antioxidante que combate os radicais livres do organismo e previne o envelhecimento. Todos nos lembramos dos benefícios desta vitamina quando estamos constipados, pois é de censo comum que esta vitamina combate infecções e fortalece o sistema imunológico.

Mas na verdade a vitamina C é muito mais que isso e tem um papel muito importante na nossa alimentação. A vitamina C estimula a produção de colagénio, uma proteína importante que ajuda na regeneração da pele, ligamentos, tendões e vasos sanguíneos, protege ainda contra os raios UV. Ela é necessária para o crescimento e reparo dos tecidos em todas as partes do seu corpo. A vitamina C é essencial para a cicatrização de feridas, e para a reparação e manutenção da cartilagem, ossos e dentes. A vitamina C ajuda ainda na absorção do ferro e a reduzir os níveis de colesterol.

O corpo humano necessita de diversas vitaminas para manter seu bom funcionamento, sendo que cada uma é importante e responsável por uma determinada função. Com a falta de vitaminas o corpo fica debilitado e vulnerável tornando-se uma vítima para as agressões do dia a dia e contrai doenças com facilidade.

Essas vitaminas entram no organismo através da alimentação saudável, onde legumes, verduras e frutas são os mais citados. Quando uma pessoa que não se alimenta bem consequentemente o organismo apresenta sintomas de carência de vitaminas, sendo a C uma das principais. A vitamina C proporciona inúmeros benefícios ao organismo humano, sendo a pele é uma das maiores beneficiadas.

Benefícios da vitamina C

Benefícios da vitamina C (imagem: Divulgação)

Sol em excesso na pele

A nossa pele é o que protege o organismo humano das agressões do dia a dia, e é indispensável que ela tenha os devidos cuidados para que não se torne debilitada. O sol é o maior vilão, apesar de ser indispensável para todos os seres viventes e energizante ele também pode causar o foto-envelhecimento, uma degeneração em grau elevado da pele. Quando a pele é exposta ao sol em excesso ela perde a elasticidade dos tecidos deixando-a com péssima aparência, enrugada e com manchas. Não são esses apenas os malefícios da exposição excessiva ao sol, tem também o câncer de pele, que infelizmente teve um grande aumento nos últimos anos.

Como funciona a vitamina C no organismo?

A vitamina C tem como função a renovação das células da pele e ao mesmo tempo é antioxidante A pele sem esta importante vitamina não teria colágeno, por isso ela é indispensável para o bom funcionamento de todo o organismo. Ela também estimula a síntese de fibras elásticas o que proporciona maior firmeza à pele, muito mais elasticidade e resistência. Quando essa vitamina é ingerida via oral na forma de cápsulas ou alimentos, seu principio ativo irá surtir efeito apenas nos órgãos e partes do corpo. Para o rosto o mais indicado é o uso tópico da vitamina C, em forma de cremes para aplicar no rosto e sobre as mãos.

Benefícios da vitamina C

Benefícios da vitamina C (imagem: Divulgação)

Como deve ser o uso de cremes com vitamina C?

A aplicação de cremes proporciona melhores resultados, uma vez que a substância fica por mais tempo em contato com a pele sendo melhor aproveitada. É importante usar cremes a base de vitamina C uma vez ao dia, principalmente após a higiene da pele. Deve ser aplicado em todo o rosto seguido do pescoço e colo, na dose certa cem qualquer exagero. A vitamina C também promove a melhora nas manchas da pele que são causadas pela exposição ao sol, portanto durante o processo é indispensável o uso de bloqueadores solar. Cuide de sua aparência alimentando-se adequadamente e usando se necessário cremes à base desta vitamina na pele.

Além de todos os benefícios já referidos do consumo de vitamina C, esta estimula a produção da carnitina, um nutriente conhecido por ter um papel importante no metabolismo da gordura e ajudar o corpo a transformar gordura em energia.

Alimentos ricos em vitamina C:

  • Laranja
  • Limão
  • Morangos
  • Goiaba
  • Batata
  • Tomate
  • Melão
  • Salsa
  • Espinafres
  • Kiwi
  • Pimentão
  • Mamão

Efeitos da laranja

Pesquisas feitas pela Universidade de Arizona nos Estados Unidos concluíram que a vitamina C encontrada na laranja se consumida em doses certas pode trazer grandes benefícios ao organismo fazendo com que perca até 6 kg em 15 dias. Pode parecer impossível, mas não é, saiba que a laranja é uma grande aliada as dietas, no processo de perda de peso. Além de ser um alimento muito saboroso e fácil de ser encontrado nos supermercados com preços bem acessíveis.

Estudos mostram que a fruta tem a capacidade de acelerar o metabolismo de forma a combater o acúmulo de gorduras. Para ser mais clara o que acontece é que ao ingerir a fruta você consegue eliminar calorias com muito mais facilidade. A vitamina contida na laranja faz com que o corpo não permita que a gordura contida nos carboidratos se acumule no organismo fazendo com que o processo de emagrecimento seja mais rápido e intenso. A fruta deve ser consumida in natura e com a casca branca, se inserir alimentos ricos em ferro, como vegetais escuros e carne vermelha, o processo de emagrecimento torna-se muito mais rápido, já que a vitamina C promove a absorção do ferro pelo organismo.

Benefícios da vitamina C

Benefícios da vitamina C (imagens: Divulgação)

Cardápio com a vitamina C

Para alcançar o objetivo de perder 6 kg em até 15 dias é preciso fazer uma dieta equilibrada e muita força de vontade. A nutricionista Vivian Goldberger do Portal Cartilha Cor de Rosa ensina uma dieta fantástica, mas só pode ser seguida por 15 dias. Confira a dieta abaixo:

Primeiro dia

Café da manhã

– 1 copo de suco de laranja + 1 fatia de pão de forma + 1 fatia de queijo branco

Lanche

– 1 fatia de melão

Almoço

– Salada verde temperada a gosto + 1 bife grelhado + 2 colher (sopa) de purê de batata

Lanche

– 1 barrinha de cereal

Jantar

– Salada de repolho em tirinhas + 1 colher (sob.) de maionese light + 2 fatias de peito de peru + ½ beterraba ralada + 1 fatia de abacaxi

Ceia

– 1 xícara de chá de erva-cidreira

Segundo dia

Café da manhã

– 1 copo de suco de laranja + 2 torradas + 1 colher (sob.) de requeijão light

Lanche

– 1 goiaba

Almoço

–  Salada verde temperada a gosto + 120 g de cubinhos de frango grelhados com molho shoyu + Tirinhas de pimentão verde + Cebola e salsinha picadas

Lanche

– 1 barrinha de cereal

Jantar

– 2 colheres (sopa) de arroz com brócolis + 2 fatias de lagarto assado + 8 morangos

Ceia

– 1 xícara de chá de camomila

Terceiro dia

Café da manhã

– 1 taça de morangos + 1 colher (sopa) de iogurte natural desnatado

Lanche

– 1 copo de limonada com adoçante

Almoço

– Salada verde temperada a gosto + 1 filé grelhado de pescada + 3 buquês de couve-flor ao molho branco

Lanche

– 1 barrinha de cereal

Jantar

– 1 prato fundo de sopa de legumes + 1 goiaba

Ceia

· 1 xícara de chá de frutas vermelhas

Benefícios da vitamina C

Benefícios da vitamina C (imagens: Divulgação)

Quarto dia

Café da manhã

– 1 copo de suco de caju + 1 fatia de pão integral + 1 fatia de queijo branco

Lanche

– 1 mexerica

Almoço

– Salada verde + 2 colheres (sopa) de arroz + 1 colher (sopa) de feijão + 2 almôndegas com molho de tomate

Lanche

– 1 barrinha de cereal

Jantar

– Omelete com 2 claras + 2 fatias de peito de peru + Salsinha e outros temperos a gosto + 1 laranja

Ceia

– 1 xícara de chá de camomila

Quinto dia

Café da manhã

– 1 copo de suco de laranja com acerola e beterraba + ½ pão francês sem miolo + 2 colheres (chá) de margarina light

Lanche

– 1 fatia de abacaxi

Almoço

– 1 porção (100 g) de macarrão cozido ao alho e azeite com brócolis + 1 bife grelhado

Lanche

– 1 barrinha de cereal

Jantar

– Salada verde temperada a gosto + 1 tomate cru recheado com atum e ricota temperada + 1 fatia de melão

Ceia

– 1 xícara de chá de erva-cidreira

É portanto importante incluir alimentos ricos em vitamina C numa dieta diária equilibrada. Deve ingerir-se um mínimo de 60 mg diários, o equivalente a 1 copo de sumo de laranja.

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