Aprenda a escolher a base para o seu rosto

A maquiagem é um dos acessórios que as mulheres não dispensam na hora de compor seu look. Para o verão, as maquiagens quase sempre são mais leves com a utilização de uma base, rímel e gloss.

Já no inverno os olhos marcantes feitos com sombras mais pesadas nas cores preto metalizado ou cinza chumbo são mais destacadas. Mas, independentemente da estação, uma das dicas mais importantes para se ter uma boa maquiagem é a preparação da pele. É ela que vai cobrir seu rosto com uma fina camada e fazer com que as manchinhas e espinhas sejam disfarçadas. Por isso sempre procure utilizar bases de boa qualidade que combinem com seu tipo de pele.

Comprar uma base adequada à cor e ao tipo do seu rosto pode ser uma tarefa difícil. A base é necessária para disfarçar certas imperfeições do rosto, como manchas e espinhas. Também serve para uniformizar o seu rosto, de modo a que ele fique pronto a receber maquiagem.

Ao contrário do que muitas mulheres pensam, a base não é a primeira coisa a aplicar no rosto. Antes de ser aplicada você tem de ter a cara limpa e hidratada com um creme que não seja demasiado oleoso. Após estar bem limpo, você está pronta para aplicar a base.

base7

Mas que base você pode utilizar? Isso depende muito do seu tipo de pele e da cor dela. Sempre que possível, quando estiver a escolher a sua base, vá a uma loja que deixe experimentar as diferentes bases. Assim você tem a certeza que escolheu a base correta e não tem de chegar em casa e de voltar a trocar ou mesmo ter de comprar uma cor e um tipo diferente de base.

Vamos dar-lhe algumas dicas sobre como comprar a base adequada para a cor e o seu tipo de rosto. Começando pelos tipos de base e passando em seguida para os tons de pele.

Cuidados ao usar a base

Para se ter uma pele aveludada, alguns cuidados devem ser tomados na hora de fazer a maquiagem como:

–  Antes de iniciar a maquiagem, limpe a pele.

– Após, aplique um tonificante.

– Em seguida com auxílio de um pincel passe uma pequena quantidade de primer no rosto.

– Depois destas etapas, com um pincel, aplique a base no rosto.

A pele está pronta para ser colorida com sombras, rímel, e batons. Para as mulheres que possuem pele oleosa, a dica é dar preferência as bases com efeito mate e após sua aplicação, passar um pouquinho de pó no rosto para finalizar a preparação da pele.

Tipos de bases

Base em pó

A base em pó é excelente para as peles oleosas, ajudando o seu rosto a absorver a oleosidade. Devem ser aplicadas com um pincel ligeiramente molhado ou seco e prefira as versões minerais em detrimento das de óleo.

Base mousse 

Essa base é uma boa escolha para todos os tipos de pele. Ela fixa-se muito bem no rosto e dá um toque de brilho nele. O ideal será aplicar com uma esponja própria, se bem que esta base se espalha muito bem com o dedo.

Base em bastão

Tal como a base mousse é indicada para todos os tipos de pele e uma das mais preferidas para corrigir imperfeições no rosto. Para a espalhar é necessário uma esponja.

Base foundation

Essa base é mais específica para peles mistas e oleosas, porém também pode ser utilizada em peles normais. Utilize uma esponja ou um pincel próprio para a aplicar no seu rosto.

Base compacta

Ideal para todos os tipos de pele, essa base dá a sensação de um rosto suave.

Porém se acha que espalhou bem esta base, espalhe de novo. Ela acumula com muita facilidade e precisa de ser bem mexida para dar um ar natural. Passe com um pincel ou uma esponja seca.

Base Líquida 

Pode ser utilizada em todo o tipo de pele e deixa um efeito muito súbtil no seu rosto. Pode ser aplicada facilmente com os dedos, porém o ideal será aplicar com uma esponja ou um pincel próprio.

Tons de pele

Pele rosada

Uma base com tons mais amarelados e suaves, vão esconder esse tom mais rosado e dar-lhe um rosto bem limpo e uniforme.

Pele amarelada

Escolha uma base com tons de bege. Vai dar mais cor e vida ao seu rosto.

Pele oliva

Como as tons amarelados são muito próximos do oliva, escolha também os tons beges para dar mais luz ao seu tom de pele.

 Pele negra 

Escolha sempre um tom mais claro do que aquele que pensa que é o ideal. Evite os tons mais amarelados, porque corre o risco de lhe darem um ar opaco demais.

E você, que tom e tipo de base utiliza?

base 8

Dicas

Sempre que possível, opte por passar produtos de maquiagem no rosto, com auxílio de pincéis. Eles ajudam a melhor distribuir os produtos, deixando-os uniformes na pele. Além disso, eles evitam que os produtos como a base e o primer sejam desperdiçados.  Cuide sempre a data de validade dos mesmos. Evite usar produtos de maquiagem que estejam vencidos, eles podem causar alergia e irritação na pele. Ao testar a cor ideal de base para sua pele, coloque uma pequena quantidade direto no rosto e não na mão. A tonalidade da pele varia por isso sempre teste a base no próprio rosto.

Faça um Comentário

Leia também esse artigo: