Anemia em crianças – cuidados

A anemia em crianças e mulheres grávidas é mais comum que pode parecer. Ela pode ser causada por falta de inúmeros nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas.

A anemia causada por falta de ferro é a mais comum e é denominada “Anemia Ferropriva”, o férreo é essencial para a vida dos seres humanos e atua diretamente na fabricação das células vermelhas e no transporte de oxigênio para todas as células.

Sintomas de anemia

É preciso fazer exames laboratoriais para diagnosticar a anemia, uma vez que os sintomas não são específicos. Os principais sintomas demonstrados pela criança com carência de ferro são:

  • cansaço generalizado
  • falta de apetite
  • palidez na pele assim como nas gengivas e parte interna dos olhos
  • dificuldade de aprendizagem
  • apatia

É importante observar o comportamento das crianças e qualquer mudança que ocorrer levar ao pediatra para que ele possa fazer o diagnóstico e administrar o tratamento correto.

Anemia em crianças

Anemia em crianças (imagem: Divulgação)

Tratamento de anemia

A anemia deve ser tratada inicialmente com alimentos de origem animal e vegetal. O ferro de origem animal é melhor aproveitado pelo organismo, principalmente as carnes vermelhas e as vísceras de animais como fígado e miúdos como rim e coração,  portanto é indispensável acrescentar esses alimentos na dieta da criança. Os alimentos de origem vegetal que mais contém ferro são os de folhas verde-escuro, exceto o espinafre, como agrião, couve, cheiro verde, taioba. As leguminosas como feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha; grãos integrais ou enriquecidos; nozes e castanhas, melado de cana, rapadura e açúcar mascavo.

Para melhorar a absorção de ferro pelo organismo é indicado consumir junto com a alimentação sucos, frutas cítricas, beterraba, couve-flor, entre outros.

Complicações da anemia nas crianças

A anemia ferropriva em crianças está associada ao atraso do crescimento, a criança tem dificuldades em aprender, dificuldade também na coordenação motora e da linguagem. Também afeta o comportamento como a falta de atenção, cansaço, a criança diminui as atividades, as brincadeiras e baixa resistência contraindo infecções com mais facilidade. É importante manter uma alimentação balanceada com proteínas, vitaminas, entre outras. Hoje é possível encontrar alimentos ricos em ferro nos supermercados para enriquecer a alimentação das crianças evitando dessa forma que elas contraiam a doença.

Faça um Comentário