Andar de bicicleta emagrece e tonifica os músculos

Andar de bicicleta emagrece e tonifica os músculos. O sonho de muitas mulheres é perder peso, mas mais importante ainda é perder peso e manter o corpo em forma com os músculos tonificados, afinal ficar com a pele mole deixa a aparência feia. Mas o que fazer para perder peso e ainda conquistar o corpo perfeito com muita saúde?

Se você é daquelas pessoas que perde horas no transito todos os dias e leva uma vida sedentária por falta de tempo para a prática de exercícios, saiba que andar de bicicleta é a solução. Para muitas pessoas o stress pode ser a causa da obesidade e de sérias doenças do coração, andar de bicicleta é a forma perfeita para cuidar da saúde da mente e do corpo.

Porquê de andar de bicicleta emagrece?

Andar de bicicleta é um excelente exercício físico, uma vez que além de tonificar as pernas também ajuda a melhorar o sistema cardiorrespiratório, emagrece, fortalece o abdômen, previne e controla doenças como diabetes, colesterol e hipertensão e ajuda a controlar o estresse e a ansiedade causados pelo nervosismo do dia a dia. Além desses benefícios para o corpo também ajuda o meio ambiente não poluindo. A atividade é feita ao ar livre você escolhe o melhor caminho a pedalar e o melhor é que o trajeto pode ser modificado todos os dias ou sempre que desejar.

O sedentarismo acarreta vários danos a saúde. Um dos segredos de não desistirmos logo no primeiro mês é escolher uma atividade física que mais nos agrade. Todos os exercícios auxiliam para perda de peso, basta escolher um que mais combina com você e sua rotina de vida. Mas hoje falaremos sobre exercícios que utilizam a bicicleta.

Pedalar é uma ótima opção para quem gosta de praticar exercícios ao ar livre, observar a natureza. Além disso, modela as pernas, melhora o fôlego, alivia o stress.  Como durante a sua locomoção não são emitidos gases poluentes nem com efeito de estufa, a bicicleta é considerada, assim um veículo zero em emissões. Então, poderíamos substituir nosso meio de transporte pela bicicleta, dessa forma entraremos em forma e ajudaremos a salvar o planeta.

Andar de bicicleta emagrece

Andar de bicicleta emagrece (imagem: divulgação)

Benefícios de andar de bicicleta

Sabemos da importância da atividade física para prevenção de várias  doenças,  também está relacionada com a melhora do físico, nos deixando em forma e ainda contribui para melhorar o humor.

A média de calorias gastas pedalando é de 400 calorias por hora . O valor exato varia de acordo com o peso, a altura, a idade e o ritmo de cada pessoa. Nosso fôlego melhora, ao nos exercitarmos.  Todo o organismo, especialmente os músculos, pede por oxigênio, que é o catalisador que transforma a glicose em energia. Aí os pulmões são obrigados a trabalhar mais rápido para garantir o suprimento dessa substância e a expulsão do gás carbônico (o resultado tóxico da reação).

Para quem ainda prefere praticar atividade em ambientes fechados e climatizados, tem a opção das bicicletas ergométricas  ou as atuais e famosas aulas de spinning. O Spinning têm conquistado os alunos por ser uma aula em grupo e também por queimar muitas calorias, mais que outras atividades aeróbicas . Ele simula um treinamento de ciclismo, com o uso de bicicletas estacionárias, música e frequência cardíaca como ferramentas. Os alunos têm o controle da carga, velocidade e elevação do tronco. As bicicletas são especiais para esse tipo de atividade, o guidom, por exemplo, têm opções de vários níveis de altura. Durante uma hora é possível queimar em média 800 calorias, pois as aulas são mais intensas como uma frequência contínua. As aulas são programadas de maneira que  o aluno não enjoe, simulações de subidas e descidas, por exemplo, fazem parte dessa aula.

Andar de bicicleta emagrece

Andar de bicicleta emagrece (imagem: divulgação)

Andar de bicicleta está na moda

É cada vez maior o número de cidades que estimulam o uso da bicicleta como meio de transporte.

Em Paris, o hit do verão foi o Vélib, sistema público que opera 24 horas por dia, sete dias por semana. As bikes ficam disponibilizadas ao lado de estações de ônibus e de metrô. Você paga uma taxa de 1 euro (2,60 reais) e pode usar a bicicleta por meia hora.

Na Espanha, há o Bicing, um sistema parecido, que também integra as bikes ao transporte público.

A Holanda tem 17 mil quilômetros de ciclovias; na Alemanha, são mais de 4 mil quilômetros de vias exclusivas para bicicletas e cerca de 74 milhões de bikes para quase 83 milhões de habitantes. Em todas as estações de metrô ou trem existem bicicletários. Empresas que alugam bikes aproveitam o mercado promissor.

Nos grandes centros alemães, há o sistema Call a Bike (Chame uma bicicleta): as bicicletas ficam espalhadas pelas ruas das cidades com uma trava interna, que só é liberada depois que você faz o pagamento para a empresa via telefone. Após usar, basta deixar a bike em um dos vários pontos de devolução para o próximo interessado. O Call a Bike custa 2,50 euros (6,50 reais) por hora. Aqui no Brasil algumas cidades já disponibilizam esse tipo de serviço.

Andar de bicicleta emagrece

Andar de bicicleta emagrece (imagem: divulgação)

Como fazer o exercício da maneira correta

É importante iniciar gradativamente o exercício  para tonificar as pernas pedalando de 15 a 20 minutos por dia três vezes por semana. Para melhorar o condicionamento físico pedale 20 minutos todos os dias e para perder calorias e emagrecer ande de bicicleta por 40 minutos todos os dias. A atividade consome cerca de 400 calorias por hora, caso você não ande de bicicleta faça o exercício na bicicleta ergométrica na academia ou na sua casa, como preferir.
Para andar de bicicleta deve usar roupa e calçado confortáveis, assim como ingerir água durante a pratica do exercício , para evitar problemas ortopédicos e a desidratação.  Deve também ser usada proteção adequada, como capacete,  pois a falta de ciclovias aumenta o risco de existir acidentes. Lembre-se sempre de alongar, antes e depois da atividade, é muito é  importante, desta forma, evita-se lesões. É muito indicado o uso da bicicleta para indivíduos obesos que precisam perder peso. Pois pedalar não tem impacto e evita lesões nas articulações devido o excesso de peso.

Aproveite as dicas acima e perca peso com saúde.

2 Comentários

  1. francico 16/02/2015
  2. francico 16/02/2015

Faça um Comentário

Leia também esse artigo: