Amendoim x Amêndoa – benefícios nutricionais

Sabemos que a maioria dos alimentos trazem benefícios a saúde, quando consumidos com moderação.

Então, devemos inclui-los em nossa alimentação diária, para que eles consigam transmitir seus benefícios ao organismo, pois ele reage conforme nos alimentamos. Devemos evitar ao máximo alimentos que contenham calorias vazias, como doces, frituras e refrigerantes. Além de não promoverem nenhum tipo de benefício para nosso organismo esses alimentos trazem danos à saúde. Seguindo uma dieta balanceada associada a pratica regular de exercícios conseguimos prevenir várias doenças. Não acumularemos gorduras e esbanjaremos disposição. Por isso escolha sempre alimentos do bem.

Hoje conheceremos os benefícios do amendoim e da amêndoa, estes dois alimentos fazem parte do grupo das oleaginosas. Depois de ficar por dentro de tudo que elas podem nos proporcionar, é só inclui-las em sua alimentação. Sua saúde agradecerá.

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O amendoim é uma planta originária da América do Sul, com provável centro de origem nos vales dos rios Paraná e Paraguai.

O amendoim é rico em fibras, as fibras promovem uma sensação de saciedade mais duradoura. Ele precisa ser muito mastigado, o que ativa o centro cerebral que controla nossa saciedade. Para quem está de dieta não deve exagerar, o amendoim é altamente calórico.

Outro nutriente encontrado no amendoim é o resveratrol, ( corante natural). Por ser um poderoso antioxidante, ele age impedindo que o colesterol LDL forme placas enrijecidas nas artérias, a gênese da aterosclerose, um entupimento generalizado que abre caminho para a ocorrência de um infarto.

No amendoim também encontramos arginina, um aminoácido que, dentro do corpo, se transforma em óxido nítrico. Ele relaxa as artérias, o que aumenta o fluxo sanguíneo e diminui a pressão arterial.

Como toda oleaginosa, o amendoim é fonte de ácidos graxos monoinsaturados, as gorduras do bem – incluindo o ômega-3. “Ele ainda fornece grandes quantidades de potássio, magnésio e vitamina E. O potássio ajuda a evitar cãibras e fortalecer os ossos. O amendoim ainda possui alto teor de zinco, nutriente vital para o cérebro. Quando estamos sob estresse, nossos neurônios gastam mais zinco do que o previsto. Trinta gramas diárias de amendoim já garantem que todos os benefícios do amendoim torrado ou cru sejam aproveitados

Prefira sempre o amendoim em sua versão natural. Os industrializados, coloridos ou salgados contém alto teor de sódio e conservantes.

Se você não consegue ficar longe das gondolas de guloseimas dos supermercados escolha as marcas com o selo da Fundação Pró- Amendoim, que fiscaliza todas as etapas de produção do tira-gosto, atestando sua boa procedência. É que a aflatoxina, uma substância maligna presente em um fungo, pode dar as caras se o amendoim teve problemas na armazenagem ou empacotamento. Ela então se aloja na casquinha e produz sérios danos ao fígado.

Conheça as diferentes versões para consumo do amendoim.

Torrado: ele preserva todos os nutrientes da leguminosa.

Paçoca: na versão tradicional, o açúcar vem em excesso.

In natura: liberado! Sua casca vermelha é nutritiva.

Pé de moleque: o caramelo é uma doce armadilha para a dieta.

Japonês: o alto teor de sódio é seu ponto fraco.

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Agora falaremos um pouco sobre a amêndoa.

A amêndoa equilibra o nível de insulina liberada pelo pâncreas. As gorduras encontrada nessa oleaginosa ajudam a converter os estoques de gordura corporal em energia. A amêndoa é muito rica em nutrientes. Na lista de seus componentes benéficos entram fibras, proteína, cálcio, ferro, potássio, zinco, selênio, vitamina E, ácido fólico, entre outros. Ela é fontes de proteína e não deve faltar na alimentação de quem não come carne.

As gorduras monoinsaturadas presentes nesses alimentos reduzem o nível de colesterol ruim e aumentam o HDL, o colesterol do bem, responsável por limpar as artérias. Por isso, elas são armas poderosas para afastar as doenças cardíacas.

A amêndoa é rica em antioxidantes que fornecem proteção contra o câncer causado pelos radicais livres. Estes radicais livres danificam o DNA da célula que é responsável pelo desenvolvimento de células de cancro. Mas estes antioxidantes neutralizam os radicais livres que evitem danos ao DNA das células. Também ajuda a recuperar as células danificadas.

Doze unidades de amêndoa têm menos de 100 calorias. O ideal é comê-la nos lanches intermediários. Espero que tenham entendido e passem a consumir esse alimentos da maneira correta.

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