Ameixa, um antioxidante natural

A ameixa pode ser preta, vermelha ou amarela. Neste artigo vamos falar da ameixa vermelha e preta. Este fruto de cor intensa, rico em fibras, facilita a digestão, promove o bom funcionamento do intestino e regula o colesterol.

É um excelente antioxidante devido à elevada quantidade de antocianina que contém. A antocianina, é um flavonoide com ação antioxidante que promove a eliminação dos radicais livres do organismo. É ainda excelente para a circulação sanguínea evitando a formação de coágulos e os consequentes problemas cardíacos.

A produção de radicais livres pelo organismo deve-se à alimentação e aos hábitos de vida de cada um. O consumo excessivo de carnes vermelhas ou produtos enlatados, assim como o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco, aumentam a produção de radicais livres. Assim, é muito importante consumir alimentos ricos em antioxidantes para fazer uma desintoxicação do organismo evitando os malefícios dos radicais livres, que vão desde a oxidação do colesterol e consequente formação de placas nas artérias, até ao envelhecimento precoce das células, prejudicando todo o organismo, assim como acelerando o envelhecimento da pele e cabelo.

ameixa-300x230Se optar por consumir a ameixa para melhorar a digestão, procure faze-lo até 3 vezes por semana, alternando nos outros dias com outras frutas para que o equilíbrio e os benefícios sejam os mais desejados. Manter um sistema digestivo a funcionar corretamente vai promover uma melhor desintoxicação e evitar os problemas que advém da prisão de ventre.

A ameixa pode ainda ser consumida em programas de emagrecimento, uma vez proporciona uma sensação de saciedade.

Sugestão de batido antioxidante:

  • 2 ameixas
  • 1 maça
  • 1/2 manga sem casca
  • sumo de 2 limões
  • 200 ml de água

Coloque todos os ingredientes no liquidificador durante 2 minutos e beba de seguida.

A escolha da ameixa deve ser feita pela sua cor e frescura. Quanto mais roxa ela for, mais antocianina ela contém.

Faça o teste do peso ideal e saiba qual o peso que você deveria ter e que estratégias utilizar para queimar a gordura em excesso no seu corpo.

Faça um Comentário

Leia também esse artigo: