Alimentação correta para o calor

Quem resiste às inúmeras peculiaridades que se tem em uma cidade na qual escolhemos como local para passar as férias? São inúmeras guloseimas e pratos típicos que fazem qualquer pessoa querer sair um pouquinho da sua rotina, seja das dietas, e cair na farra dos pratos calóricos e dos doces deliciosos.

Porem, principalmente quando o assunto é comer no verão, existem dicas que fazem toda a diferença e nos safam de acabar por precisar ir ao hospital ou ficar alguns dias em repouso por ficarmos mal do estômago por exagerar nas comilanças. Nesse artigo vamos colocar a par o tipo de alimento que você pode comer para manter a forma no verão e não passar mal em dias quentes. O calor tende a deixar o organismo mais lento provocando desânimo. Confira as dicas que separamos para você.

Lembre-se você é o que você come

Essa frase já está a muito tempo batida, porem, diz tudo de uma pessoa. Se você tem o mau habito de somente ingerir carboidratos e alimentos feito à base de gordura, com certeza estará beneficiando problemas que podem vir a se aproveitar da sua situação e acabar por trazendo situações bem desagradáveis. Com isso, aquilo que era pra ser as férias dos seus sonhos ou o passeio ideal, acaba por se tornar um tour pelo hospital por estar com algum problema gastrointestinal.

Para evitar esse tipo de situação é muito simples. Você apenas precisa moderar na hora da alimentação, comer de preferência 6 vezes ao dia, suas refeições deve contem legumes verduras e frutas, cereais, carnes brancas, etc, e principalmente, tudo isso deve ser feito juntamente com uma boa carga de exercícios físicos.

Alimentação-correta-para-o-calor-01

Alimentação correta no calor

Quando chega a estação do verão e por consequência o calor, é óbvio que todos nós sentimos diferença no ambiente, na temperatura e na forma de nos vestir. Além do calor que muitas vezes chega na casa do ‘’insuportável’’ vem aliado a um clima seco e com a umidade relativa do ar lá nos pés. Nosso corpo fica pesado e suamos feito loucos. Tudo parece ficar mais difícil de se fazer, menos comer, comer e comer.

Tome cuidado com a quantidade e o tipo de alimento que for comer

E eis que surge o primeiro e principal erro. Estando de férias ou não, quando não sentimos ânimo para fazer as coisas, o resultado final é procurar algo para comer(e nem sempre é algo saudável). Comemos aquele salgadinho industrializado e de quebra tomamos um refrigerante bem gelado.

O que pode acontecer daí por diante tende a ser um desconforto no estômago e algumas vezes pode se tornar algo pior, como por exemplo, uma gastroenterite (principio de uma intoxicação alimentar).

Não é nenhum pouco raro de acontecer dos hospitais de cidades turísticas ficarem cheios por causa desse tipo de situação. E não precisa de muita comida para acontecer.

Quando a temperatura está elevada, o nosso organismo tende a funcionar de forma mais lenta, e com isso, tende também a digerir os alimentos mais devagar. E se o alimento que comemos é gorduroso ou tem bastante carboidrato, é digerido mais devagar ainda.

Alimentação-correta-para-o-calor-02

Lembre-se sempre de beber muita água

Evite de beber somente refrigerantes e bebidas alcoólicas, pois elas não recompõem todo o liquido que você perde nessa época do ano. Sem falar que são uma excelente forma de acelerar o metabolismo e auxiliar na digestão dos alimentos.

Beber alguns goles de agua gelada após as refeições são uma excelente forma de absorver e digerir as refeições.

Portanto, sem mistérios, a principal dica é comer com moderação, alimentar-se principalmente de verduras, legumes e frutas, evitar de comer muita carne vermelha (pois são mais demoradas para digerir) e procurar fazer isso o ano inteiro, para que assim você pode se esbanjar um pouco nesse tipo de época.

Faça um Comentário

Leia também esse artigo: