Yacon: nutrição e efeitos metabólicos

1818Todos nós sabemos que alguns alimentos trazem benefícios para nossa saúde. Claro que o alimento sozinho não fará milagres, mas quando consumimos porções adequadas e associadas a uma dieta que abranja todos os grupos de alimentos e atividade física regular estaremos prevenindo várias doenças. Os alimentos são somente coadjuvantes.

Hoje conheceremos o Yacon, um tubérculo originário da região dos Andes, na América do Sul. Esse alimento além de conter poucas calorias, alto teor de água, pode ser consumido de várias maneiras, cru, como suco, com saladas ou mesmo refogado, em sucos e vitaminas com aveia outros tubérculos não tem essa propriedade. Se optar por consumi-lo cru ele poderá ter efeito diurético, o que significa que ela irá promover a eliminação de toxinas através da urina. Problemas de saúde que afetam os rins, como pedras nos rins e na bexiga são positivamente afetadas pelas propriedades diuréticas do Yacon.

Os efeitos colaterais de comer a batata crua como um diurético incluem micção frequente e desidratação se você não ingere bastante liquido no processo. Por ser um alimento rico em fibras, a batata Yacon dá uma sensação de saciedade por ter uma ação lenta na digestão.

Yacon: nutrição e efeitos metabólicos

Ela tem a textura macia e é levemente adocicada. Seu gosto lembra o sabor da pera e do melão. Muitas vezes acaba sendo confundido com a batata- doce, por causa de seu formato, mas há um detalhe entre eles que faz toda a diferença: a batata-doce armazena amido como principal carboidrato, o que não ocorre com o Yacon. A planta, muito rústica e bem resistente à seca, mede de 1 a 2,5 metros de altura. É muito adaptável quanto ao clima, à altitude e aos tipos de solo, podendo ser cultivada com sucesso mesmo em países de clima quente como o Brasil.

Ela contém frutooligossacarídeo (FOS) do tipo inulina, ou seja, ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Altamente recomendado para pessoas que tem diabetes. Os FOS são considerados prebiótico, pois filtram as bactérias boas que contribuem para o melhor funcionamento do intestino. A melhora no trânsito intestinal está associado ao fortalecimento da nossa imunidade. Esse tubérculo ainda possui alta concentração de antioxidantes e compostos fenólicos, esses componentes auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, dislipidemias, diabetes e também obesidade. Ela tem baixas calorias, 30 em cada 100 gramas contra 51 da batata doce.

“É um alimento dietético e diabético”. Os japoneses também descobriram que as folhas usadas no chá evitam picos que o diabético tem quando come alimentos açucarados ou com muito amido, que é quando o nível do seu açúcar no sangue aumenta violentamente. Aparentemente o chá diminui os picos. Testes com animais ainda estão sendo realizados pra comprovar o efeito.

Mas, cuidado, algumas pessoas estão tomando chá de folhas do Yacon, devido sua capacidade hipoglicemiante, mas alguns estudos mostram que o uso prolongado deste chá pode levar a sérios problemas renais. Neste caso, o uso oral das folhas do Yacon não deve ser recomendado, visto que os riscos são bem maiores que os benefícios. Facilita a absorção de minerais como cálcio, magnésio e ferro e é rica em potássio.

Você pode consumi-lo diariamente: um vegetal de tamanho médio ou duas colheres de sopa de farinha. O alimento é indicado para adultos e crianças. Ele pode ser utilizado como um substituto  para as pequenas refeições do dia, como os lanche intermediários. É importante dizer que mesmo tendo poucas calorias seu consumo não deve ser em excesso.

Yacon: nutrição e efeitos metabólicos

Curiosidades sobre o yacon:

  •  Sua polpa levemente amarelada, crocante e aquosa. Quando colhidas, as raízes tendem a apresentar sabor amiláceo, para corrigir o sabor, elas são expostas à luz solar por muitos dias após a colheita, a fim de intensificar seu gosto doce. Esta técnica é conhecida como “soleado”.
  • As raízes são consumidas geralmente cruas e descascadas, uma vez que a casca possui sabor resinoso. Outras formas de consumo são a fritura, o cozimento a vapor ou em água.
  •  Nos mercados locais andinos, o Yacon é classificado como fruta e é exposto à venda juntamente com as maçãs, os abacates e os abacaxis, ao invés de serem colocados com as batatas e outras culturas de tubérculos e raízes.
  • No Japão, as raízes tuberosas são transformadas em produtos de panificação, bebidas fermentadas, pó ou polpa liofilizada e até picles.

Faça um Comentário