Dietas

Vitamina C

A vitamina C é um é um antioxidante que combate os radicais livres do organismo e previne o envelhecimento. Todos nos lembramos dos benefícios desta vitamina quando estamos constipados, pois é de censo comum que esta vitamina combate infecções e fortalece o sistema imunológico.

Mas na verdade a vitamina C é muito mais que isso e tem um papel muito importante na nossa alimentação. A vitamina C estimula a produção de colagénio, uma proteína importante que ajuda na regeneração da pele, ligamentos, tendões e vasos sanguíneos, protege ainda contra os raios UV. Ela é necessária para o crescimento e reparo dos tecidos em todas as partes do seu corpo. A vitamina C é essencial para a cicatrização de feridas, e para a reparação e manutenção da cartilagem, ossos e dentes. A vitamina C ajuda ainda na absorção do ferro e a reduzir os níveis de colesterol.

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Além de todos os benefícios já referidos do consumo de vitamina C, esta estimula a produção da carnitina, um nutriente conhecido por ter um papel importante no metabolismo da gordura e ajudar o corpo a transformar gordura em energia.

Alimentos ricos em vitamina C:

  • Laranja
  • Limão
  • Morangos
  • Goiaba
  • Batata
  • Tomate
  • Melão
  • Salsa
  • Espinafres
  • Kiwi
  • Pimentão
  • Mamão

É portanto importante incluir alimentos ricos em vitamina C numa dieta diária equilibrada. Deve ingerir-se um mínimo de 60 mg diários, o equivalente a 1 copo de sumo de laranja.

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