Veneza – Guia completo de viagem

Veneza, uma bonita cidade situada no Nordeste de Itália. Veneza situa-se num arquipélago na foz dos rios Ádige e Piave e está coberta por 177 canais, 400 pontes e 118 ilhas. O centro histórico, totalmente pedonal, esteve isolado até 1846, altura em que foi construída a ponte ferroviária.

Os barcos são os principais meios de transporte. Conhecida pelas suas histórias, canais, museus e monumentos, Veneza é uma das cidades mais importantes da Europa pela sua Historia rica e complexa. A UNESCO classificou esta esplêndida cidade como Património da Humanidade. Uma cidade extremamente famosa devido a seus certames internacionais, seus cassinos e pelo romantismo que revela, leva muitos casais a passar aqui a sua lua-de-mel. Veneza possui inúmeros monumentos turísticos fantásticos e também restaurantes e hotéis maravilhosos para uma estadia 5 estrelas numa das mais belas cidades da Europa.

Museu Correr

É o museu mais principal de Veneza, situado na Praça de São Marcos. Ocupa grande parte da Ala Napoleónica possuindo uma fantástica decoração Neoclássica e também enumeras colecções de obras de arte dos artistas da época. Este museu deve o nome a Teodoro Correr um magnata de uma das mais antigas famílias venezianas. Museu Correr usufrui também de uma grandiosa colecção de obras de arte, documentos, objectos antigos e mapas que contam por si a vida e a história da bela cidade de Veneza.

Gallerie dell’Accademia

A Academia é um museu de arte, situado na margem sul do Grande Canal. Fundada em 1750 pelo Senado Veneziano como uma escola de pintura, escultura e arquitectura. Uma das maiores intenções era reproduzir a mesma academia por várias cidades, isto para que a arte fosse cada vez mais florescendo em várias partes do país. Nesta belíssima galeria encontram-se várias obras de arte de grandes artistas, nomeadamente o grande Leonardo da Vinci.

Praça de São Marcos

É a única praça de Veneza, e o seu principal destino com uma enorme abundância de turistas e fotógrafos. Possui vários cafés, museus e edifícios, e é o local onde se deram os acontecimentos mais importantes da Republica de Veneza. Foco de vários festivais, ficou conhecido pelo lugar mais popular de Itália. Esta praça atribui-se a Napoleão Bonaparte embora muito provavelmente o deva fazer-se a Alfred de Musset a autoria do epíteto de “Le plus elegant salon d´Europe” ou seja “o salão mais belo da Europa”. Praça de São Marcos também é um dos únicos espaços urbanísticos da cidade onde a voz do povo se impõe.

Palácio Ducal

Palácio Ducal também conhecido por Palácio Doge é um dos maiores símbolos de Veneza com uma grande abundancia de obra-prima do Gótico Veneziano. Construído ente 1309 e 1424, encontra-se situado na área Monumental da Praça de São Marcos. Como referência do Palácio é o monumental portão em estilo gótico, desenvolvido por Geovani Bom e Boutolomeo Bon. Palácio Ducal possui os escritórios de várias instituições politicas organizados ao redor do palácio central e também enumeras divisões ricas em arte e beleza.

Basílica de São Marcos

É a basílica mais famosa das igrejas em Veneza devido ao seu esplêndido requinte de arquitectura bizantina. Situada na mais famosa Praça de São Marcos ao lado do Palácio Ducal. A Basílica de São Marcos é a sede da arquitectura católica romana desde os inícios de 1807. Esta magnífica Basílica possui grande parte da sua decoração em ouro e bronze para que a sua grandiosidade e beleza fosse completamente notada. É a Basílica mais visitada por turistas em Veneza.

Restaurantes/Gelatarias/Hoteis

Gelataria La Mela Verde

Para que possa disfrutar das delícias de Veneza a gelataria La Mela Verde é classificada a melhor da cidade de Veneza. Situada em l’Osmarin Castello no sul da cidade. Com uma excelente qualidade de gelados, diversas variedades e sabores únicos para provar num dia quente na cidade.

Pizzaria Antico Forno

Quando se está em Veneza é obrigatório provar a sua grande especialidade, essa é a magnífica e tradicional Pizza. Situado no centro da cidade de Veneza e considerada uma das melhores por todos os seu consumidores Antico Forno oferece lhe o sabor único e tradicional da verdadeira Pizza.

Hotel Il Giardino

Num fim de um logo dia de passeio pela cidade de Veneza nada melhor do que um bom Hotel no centro da cidade. O Hotel Il Giardino é então um óptimo local para passar a noite. Classificado o melhor da cidade pela sua beleza e pelo requinte que dá a cada turista. Nada melhor do que passar a noite num Hotel que lhe oferece uma maravilhosa estadia no centro da cidade, assim poderá desfrutar do cair de uma noite no aconchego de um belo Hotel.

 

Veneza é sem dúvida um destino fantástico para as suas férias!

Boa viagem!

Faça um Comentário

Leia também esse artigo: