Vantagens e riscos do namoro no trabalho

Para muitas pessoas do Brasil, a maior realidade para elas é que se passa muito mais tempo dentro do ambiente de trabalho do que fora dele. Por consequência, muitos são os casos de colegas de trabalho que acabam se envolvendo em relacionamentos amorosos que muitas vezes, pela política do local onde trabalham, acabam por ‘’namorar as escondidas’’.

Outros relacionamentos, por compreensão e pela política de trabalho das empresas, acabam dando certo e o ambiente de trabalho não é afetado de maneira alguma. Porém, e aqueles relacionamentos que acabam por ter um resultado altamente prejudicial para ambos e inclusive para a empresa?

Vantagens e riscos do namoro no trabalho (Foto: Divulgação)

Vantagens e riscos do namoro no trabalho (Foto: Divulgação)

Antes de qualquer coisa, entenda como é o relacionamento entre funcionários do local onde você trabalha;

Você precisa saber bem a política dentro da empresa quanto a esse tipo de assunto.

Verifique se existe alguma brecha com relação a esse tipo de situação e se caso tenha algum relacionamento dentro da empresa, como ela procederá com relação a esse caso.

Vale a pena verificar também, independente se a empresa tem restrições sobre relacionamentos ou não, o histórico de acontecimentos baseados nisso. Caso tenha ocorrido algum fato como esse recentemente e tenha sido negativo para a empresa, entenda que talvez essa não seja a hora para abordar esse tipo de assunto, porém, mesmo que a empresa tenha esse tipo de política e por algum motivo, em algum momento da sua historia tenha aceitado um relacionamento dentro da empresa, verifique o histórico dos funcionários, cargo na empresa e motivos que possam ter ficado a favor do casal(por exemplo, alta competência e disciplina do casal, comprometimento e principalmente, não deixar transparecer que o casal é realmente um casal, afinal de contas, dentro do local onde estão trabalhando, apenas o profissionalismo é o que importa).

Se por acaso a política da empresa libera esse tipo de situação, não pense que está tudo liberado literalmente, pois até mesmo quando se tem esse tipo de brecha nas empresas existem restrições claras e diretas sobre isso.

Meça o quão importante será esse relacionamento pra você e se realmente vale a pena investir em alguém do trabalho

O que muitas pessoas não entendem é que pelo fato do serviço tomar muito tempo do seu dia, muitas vezes o que se sente não é amor e nem paixão, mas sim carência. Isso se dá pelo fato de muitas vezes o serviço sugar tanto tempo de você que não existe tempo para você mesmo poder sair e aproveitar o que a vida tem a oferecer. Por consequência, quem mais está contigo na rotina do dia- a- dia se torna um alvo conveniente.

Por isso pergunte-se a si mesmo se realmente vale a pena investir em uma relação, se realmente o que você sente é amor ou carência e se caso houver um rompimento na relação vocês conseguirão manter o profissionalismo e a competência de antes.

Dicas para o relacionamento no trabalho dar certo

Vantagens e riscos do namoro no trabalho (Foto: Divulgação)

Vantagens e riscos do namoro no trabalho (Foto: Divulgação)

-Tenha sempre em mente que o trabalho é prioridade dentro de uma empresa. Evite todo o tipo de interferência que possam vir a atrapalhar o seu desempenho profissional.

– Evite misturar assuntos pessoas e profissionais.

-Procure sempre pedir conselhos a pessoas de confiança para saber se os comentários sobre o relacionamento é positivo ou negativo. Caso os comentários sejam negativos, procure ser mais discreto e evite fazer os famosos ‘’jogos psicológicos’’ como tirar satisfação dos colegas.

– Evite comentar para os funcionários sobre o relacionamento. Porém, caso essa pergunta venha dos seus superiores não existe em dizer a verdade, afinal de contas, dificilmente um chefe seu não saberá do que acontece dentro do ambiente de trabalho.

-Caso as pessoas trabalhem dentro de um mesmo departamento a situação é um pouco mais complicada. Por isso, não deixe de sentar e conversar abertamente sobre os prós e contras e como proceder daqui pra frente.

-Caso o envolvimento seja com o seu supervisor, entenda que qualquer promoção por competência provavelmente será posta como duvida pelo fato de você estar se relacionando com quem promoveu ou indicou a sua promoção. Como consequência, poderá ocorrer indisposições e conflitos da equipe de trabalho.

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