Unhas com micose? É muito comum elas aparecerem, principalmente nas unhas dos pés por causa da umidade. Nas unhas das mãos já é mais difícil ter micoses, mas não é impossível. É muito fácil pegar micose, mas para tratar e curar não é tão fácil assim, pois as micoses são muito resistentes e é preciso um tratamento muito longo para curar e não voltar mais.

O tempo mínimo de tratamento é em média de seis meses. Mas para poder tratar é preciso saber o que é a micose de unhas. Que mulher não gosta de estar sempre com as unhas impecáveis? Para quem pensa que as unhas não são notadas, esta enganado. As unhas representam o que somos, se estão roídas, com esmalte descascando ou sujas, transmitiremos uma mensagem negativa a nosso respeito. Mas infelizmente, às vezes não é nossa culpa elas não estarem com aspecto agradável.

A onicomose, mais conhecida como micose, é uma infecção por fungo na unha. Esses fungos vivem em ambientes quentes e úmido, como por exemplo chuveiro e piscina, penetram na pele por pequenos cortes visíveis ou invisíveis. Fique atenta, ao surgimento de alguns destes sintomas: mancha branca ou amarela sob a unha, se sentir dor nos dedos, odor desagradável, coloração escura, unha fraca e quebradiça, além disso, sua unha pode ficar deformada, limitações físicas também podem surgir, por causa da micose, procure um médico. Você será submetida a um exame de cultura de fungos.

O que é micose de unhas?

A micose é uma infecção causada por fungos. Você sabia que existem inúmeros tipos de fungos que causam essas micoses e elas podem aparecer em várias partes do corpo. O ambiente externo é repleto de fungos, inclusive no nosso organismo, mas eles ficam depositados nas células mortas o que não permite que façam mal ao organismo na maior parte do tempo. Os fungos geralmente atacam partes do corpo que são mais úmidas e ricas em queratina, como as unhas, couro cabeludo, entre os dedos e virilha. As infecções por fungos geralmente não causam lesões no corpo e são mais localizadas. Eles só se espalham se não forem tratados ou por contato.

As principais causas da micose são:

Contato com material contaminado, como em manicure/pedicure.

Contato com a água diversas vezes por dia.

Uso de calçados fechado.

Laser-para-micose-das-unhas-laser-lúnula-01

Química dos esmaltes não mata fungos das unhas

Você sabia que os esmaltes que usa para esmaltar as unhas nos salões de beleza podem estar contaminados? Isso mesmo, se você é daquelas pessoas que acha que os esmaltes não contaminam por causa dos produtos químicos na sua composição, engana-se. Quantas vezes você já deve ter passado esmalte nas suas unhas com algum tipo de fungo? Por essa mulher nenhuma esperava, não é mesmo? Pois bem, pela primeira vez pesquisadores conseguiram ter certeza que a química que está presente nos esmaltes não bata os fungos que transmitem doenças para as unhas. Esse resultado foi apresentado em um congresso na Alemanha que será divulgado em revistas cientificas internacionais.

A pesquisa foi realizada durante seis meses e foram analisadas vinte marcas de esmaltes diferentes, a surpresa foi maior com a descoberta, pois 20% das amostras que foram recolhidas nos mais diversos salões de beleza estavam contaminados com fungos que causam micose nas unhas. A doutora em microbiologia Margarete Gottardo de Almeida constatou que os fungos continuam vivos mesmo estando em contato com toda química dos esmaltes. O mais interessante é que esses fungos conseguem sobreviver por até 8 horas dentro dos vidrinhos.

Química-dos-esmaltes-não-mata-fungos-das-unhas-01

Agente transmissor

Dessa forma os esmaltes acabam se tornando agentes transmissores  dos fungos tanto nas unhas das mãos quanto nas dos pés. Os esmaltes mais novos não deixam os fungos sobreviverem, mas aqueles que já estão abertos por mais tempo tornam-se o ambiente perfeito para que sobrevivam por até 8 horas.

Outra descoberta interessante é que os esmaltes mais escuros, como os vermelhos, estão mais sujeitos a contaminações do que os de cores claras. O desafio dos fabricantes de esmaltes é encontrar uma substância que possa matar os fungos e evitar contaminações. A coisa certa a fazer é levar seu próprio esmalte para o salão de beleza, dessa forma você não corre risco de ser contaminada.

Qual o tratamento para fungos nas unhas?

Para evitar pegar fungos é preciso fazer a higiene de maneira correta e secar bem entre os dedos. Não usar lixas, alicates ou qualquer material que seja usado em outras pessoas. Compre os seus e leve para a manicure, use lixas e palitos descartáveis. As micoses de unhas devem ser tratadas com o auxílio de um dermatologista, pois só o médico poderá indicar o tratamento correto. Existem muitos tratamentos caseiros a base de cravo da índia, mas nem sempre são eficazes. Caso você tenha fungos nas unhas procure um médico dermatologista e livre-se desse problema o quanto antes.

Laser para micose nas unhas, laser lúnula

Para resolver de vez com esse problemas nas unhas a tecnologia é a grande arma, uma vez que foi desenvolvido um laser para tratar as unhas com micose que tem o poder de recuperá-las em pouco tempo. Esse laser é conhecido como Lúnula.

Laser-para-micose-nas-unhas-laser-lúnula-02

Conhecendo o Laser Lúnula

O Laser Lúnula é o único produto capaz de acabar com as manchas e micoses nas unhas com apenas duas aplicações, sendo que cada sessão dura 12 minutos. Isso quer dizer que todos aqueles cremes, esmaltes, remédios e pomadas para as unhas, que além de serem tratamentos demorados que na maioria das vezes não alcançam resultados positivos serão deixados para trás. O mais importante é que o laser para os pés possui ação superficial, o que não causa dores, lesões na pele nem efeitos colaterais. Mas o único incoveninete ainda é o preço, pois como é um tratamento muito recente o preço de cada sessão custa em média € 500 euros.

Com certeza é uma tecnologia muito eficaz, mas cara, daqui a alguns meses o preço pode baixar, pois assim que começar a ser divulgado as mulheres que sofrem com esse tipo de problema nas unhas dos pés vai querer se livrar. Mesmo que o tratamento seja caro, vale a pena investir, pois poder contar com unhas muito mais bonitas e saudáveis é realmente muito importante, principalmente para nós mulheres. Portanto fique atenta e descubra se já tem na sua cidade.