A tatuagem é uma forma que os seres humanos têm de decorar o corpo. A tatuagem é uma pratica muito usada desde a antiguidade, pois os egípcios costumavam tatuar o corpo com rena, principalmente em dias especiais.

Com o passar dos anos a tatuagem foi ganhando espaço entre as pessoas a tal ponto que virou moda e os estúdios de tatuagem vivem cheios. São inúmeros os profissionais que exibem a arte de tatuar o corpo. A tatuagem faz parte de personalidade de cada pessoa e o seu estilo, portanto não é todo mundo que é adepto a arte. Mas muitas pessoas não fazem por medo e algumas duvidas que precisam ser esclarecidas. Primeiro é preciso ter consciência de que a tatuagem é uma marca que vai ficar no corpo para sempre, pode até ter alguns procedimentos que ajudam a amenizar a cicatriz, mas para removê-la completamente é preciso de um tratamento mais especifico com laser. Esse tipo de tratamento para remoção de tatuagens é demorado e muito dispendioso, portanto é importante ter certeza do que esta fazendo e estar a par dos riscos.

tatuagem

Porque as pessoas fazem tatuagens?

Geralmente as pessoas que fazem tatuagens procuram homenagear alguém muito querido ou para deixar o corpo mais bonito. A ideia de fazer uma tatuagem é muito natural, mas muitas pessoas têm dúvidas na hora de fazer a sua. Confira cinco das dúvidas mais comuns:

A tatuagem pode causar alguns riscos para a saúde? Sim, ao fazer uma tatuagem às pessoas podem contrair doenças transmitidas pelo contato sanguíneo como a Hepatite B, C e HIV. Portanto a higiene deve ser um dos principais itens a serem cuidados ao fazer a tatuagem. O uso de luvas e agulhas descartáveis é fundamental, assim como todos os instrumentos usados.

Que tipos de cuidados devem ser tomados após a tatuagem? A higiene do local onde foi feita a tatuagem deve ser feita com sabonete neutro. Deve ser usada uma pomada antibiótica com corticoide, por no mínimo sete dias. O uso de protetor solar é fundamental, mas só depois de um mês, quando o sol está permitido. Em alguns casos cobrir a tatuagem com plástico filme por três dias é necessário para evitar que seja contaminada.

Em que parte do corpo a tatuagem dói mais? As partes mais doloridas são as que têm mais terminações nervosas como costelas, pés ou regiões do tórax. Mas dor sempre vai ter, algumas pessoas são mais sensíveis outras nem tanto.

Da para tirar a tatuagem? Sim a tatuagem pode ser removida com várias sessões de laser , mas nem sempre são satisfatórios. As tatuagens mais antigas ou que possuam pigmentos verdes, amarelos e vermelhos são as mais difíceis de sair e podem gerar uma mancha ou cicatriz. Portanto pense muito bem antes de fazer sua tatuagem.

tatuagem 1

Se você está a fim de fazer uma tatuagem e não tem coragem por que algumas duvidas a impedem, confira aqui algumas das mais comuns e certifique-se das suas:

Em que parte do corpo a tatuagem é mais dolorida? As partes do corpo que doem mais para serem tatuadas são os pés, área das costelas e outras regiões do tórax onde existem mais terminações nervosas. Vale lembrar que a dor varia de pessoa para pessoa, ou seja, algumas são mais sensíveis para a dor do que outras.

Tem anestesia para não sentir dor? Não, pois os tatuadores não são médicos, portanto não podem aplicar anestésicos nem indicar. Quanto à bebida eles são bem radicais, não fazem a tattoo se o cliente estiver bêbado.

Quais cuidados são fundamentais depois da tatuagem? É preciso lavar bem a área com sabonete neutro, deixar a tattu bem seca e usar pomadas com antibiótico e corticoide por no mínimo sete dias. Em alguns casos é necessário cobrir a pele com plástico filme para proteger melhor por três dias. Exposição ao sol só após um mês e usando muito protetor.

Existem riscos para a saúde ao fazer uma tatuagem? Sim, os riscos sempre existem, principalmente de contrair doenças pelo contato sanguíneo como hepatites B, C e HIV, portanto fica bem claro que a higiene é prioridade nesses locais. As agulhas devem ser descartáveis assim como as luvas, a mesa, o fio e a máquina devem estar embalados e a ponta da máquina deve estar esterilizada na hora de fazer a tatuagem.

Vale lembrar as pessoas que querem fazer tatuagens de tribais que é importante conhecer o que esta tatuando no corpo, ou pelo menos saber o que significa para não correr o risco de se arrepender depois.

Confira a galeria com algumas imagens e divirta-se: